Três meninas que aprenderam a pedalar com a ajuda das Pedalinas. Foto: Pedalinas

Aprendendo a andar de bicicleta na idade adulta

Muitos adultos têm vontade de pedalar, mas não sabem andar de bicicleta. Se esse é o seu caso, há quem possa ajudar.

Quer aprender a andar de bicicleta?

O Bike Anjo promove uma oficina gratuita em várias cidades brasileiras. Clique aqui para saber locais, datas e horários!

As três moças nessa foto tinham acabado de aprender a andar de bicicleta. Foto: Pedalinas

Quando eu era criança, uns 30 anos atrás, era muito difícil alguém que não soubesse andar de bicicleta. Naquela época (e antes dela), as crianças podiam pedalar nos bairros de São Paulo como se pedala nas ruas de cidades do interior, mesmo no que hoje é chamado de centro expandido (se sua cidade ainda é assim, não deixe isso morrer por aí também, por favor).

Faz pouco tempo que percebi quantos adultos não sabem pedalar aqui em São Paulo. Para mim sempre foi tão natural que eu nem pensava no assunto. Mas por estar ficando mais velho (estou com 37), já existe hoje toda uma geração de adultos que cresceram depois de mim e praticamente têm idade para serem meus filhos. E essa geração que veio logo depois da minha já não cresceu com a bicicleta como parte indissolúvel da infância. O que é uma pena, mas não é vergonha e muito menos exceção!

Os homens continuam escondendo essa situação. Muitos deles, como raposas desdenhando das uvas, fingem que não se importam em saber andar de bicicleta. Ou realmente não se preocupam, já que o carro ainda lhes é muito mais importante. “Eu, andar de bicicleta? Pra quê, se eu tenho carro? E no domingo prefiro ver televisão…”

Já as mulheres são mais corajosas. Muitas ainda se intimidam em dizer isso, mas cada vez mais delas admitem não apenas não saberem pedalar, mas principalmente a vontade de aprender. E isso é o mais importante.

Ensinando a andar de bicicleta

O Bike Anjo realiza oficinas regulares para ensinar a pedalar, para quem não sabe se equilibrar na bicicleta e tem receio de tentar aprender. As pessoas são muito bem recebidas, instruídas com paciência e carinho e geralmente aprendem logo na primeira aula.

Vale a pena ler o relato carregado de emoção da Jeanne, contando como foi especial poder ensinar meninas adultas a andarem de bicicleta. Uma delas, a Esther, escreveu um belíssimo texto, publicado no site das Pedalinas, contando como foi aprender a andar de bicicleta e sair com ela nas ruas. E descreve a bicicleta como liberdade, independência e autonomia.

Sempre que me pedem para dizer o que significa a bicicleta com uma única palavra, respondo liberdade. Porque, no fim, é isso o que melhor descreve poder se deslocar de bicicleta: liberdade.

Quer aprender?

Saiba aqui sobre a EBA – Escola Bike Anjo, uma oficina gratuita em diversas cidades do país!

60 comentários em “Aprendendo a andar de bicicleta na idade adulta

  1. Estou com 48 anos, farei 49 em maio, quando eu era criança meu padrinho me prometeu uma bicicleta de presente, eu lembro que fiquei muito feliz, mas quando estava comemorando meu pai disse que não queria que eu saísse para a rua e não iria deixar, meu mundo caiu. O tempo passou e eu fiquei com aquilo na cabeça e aquela proibição acabou se tornando medo. Eu não consigo me equilibrar, todas as vezes que tentei (já depois de adulto) eu não consigo sair do lugar, assim que tiro o pé do chão a bicicleta já pende para um lado e eu quase caio. Moro na Lapa, zona oeste de São Paulo, vou tentar criar coragem e procurar esses anjos qualquer dia desses.

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 1

  2. eu tenho 11 anos ganhei uma bicicleta com 5 anos mais ai ela quebrou e minha mae jogou fora, até hoje nao aprendia andar de bicicleta é um dos meus sonhos andar de bicicleta.

    Thumb up 1 Thumb down 0

    1. Bom dia, Lúcia, procure uma rede Bike Anjo perto de onde vc mora, e pergunte que dia e onde vai ter Escola Bike Anjo. Vc vai sair de lá pedalando!

      Thumb up 1 Thumb down 0

  3. Gente.. Não sei se algum de vcs já passaram pela minha situação.. Mas eu não sei andar de bicicleta, comprei uma moto 50 cilindradas mas não andava nela, agora comprei uma 150, bem mais pesada e estou treinando nela.. Meu equilíbrio não é dos melhores, mas o pior é o meu psicológico e o medo de cair. Alguém já conseguiu andar de moto sem saber andar de bicicleta ? :/

    Comentário bem votado! Thumb up 19 Thumb down 7

    1. Olá eu tenho 31, ganhei uma moto do meu pai, mas também não sabia andar de bicicleta. Foi muuuuito difícil, várias vezes achei que não iria conseguir, nem em linha reta eu andava, eu tombava já na partida e um pessoal me segurando. A pior parte é os braços meio bambos, perdendo o domínio… Ainda estou treinando, tive que fazer muita mentalização positiva, mas tudo se adquire com a prática. Em fevereiro é o meu teste do Detran, e estou confiante. O medo vc perde com o tempo, não desista, pense positivo!

      Thumb up 3 Thumb down 0

    2. Oi, pessoal! Andei muito de bicicleta até os meus 18/20 anos. Depois parei por força das circunstâncias. Há 16 anos tirei habilitação de moto e a uso muito no dia a dia. Claro que quem já andou de bicicleta na vida vai facilitar pra andar de moto por causa do equilibrio. Mas nada a ver. Vale a nossa vontade. Cair faz parte da brincadeira, dizia a mnha mãe quando me via cair do tico-tico….kkkkk.
      Hoje gostaria de voltar a andar de bicicleta e gostaria de que que me apresentassem algum grupo que anda à noite em bandos (vejo muito isso quando estou de moto)…. Gostaria de fazer parte também.
      Alguém aí pode me ajudar a encontrar algum grupo? Agradeço desde já. Bjs a todos.

      Thumb up 1 Thumb down 0

  4. Tenho 41 anos e vergonha por não saber andar de bicicleta. Surgiu a vontade de aprender a pouco atrás, até então era segredo e nem queria pensar no assunto. Gostei dos comentários aqui, vi que não sou única. Tem algum lugar em Canoas ou Porto Alegre/RS?

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

  5. Aprendi a andar de bike com 47 anos e me sinto muito orgulhosa, sensação única de liberdade, de voltar a infância, de realização pessoal e missão cumprida…
    Se vc acreditar e ter resistência vc consegue, um tombinho aqui e outro ali, faz parte!!!
    Dicas: Vá para um parque com algum instrutor((a) ou mesmo sozinho(a. Existe parque tem bike para aluguel a hora, como o Vila Lobos e o pq do Ibirapuera, comece com uma bike de aro menor e não use a ciclofaixa, ela é exclusiva para quem já esta craque…Prefira espaços abertos sem o risco de atropelar alguém e vc se sentira mais seguro!!!
    Pedalar é responsabilidade e exige muita atenção!!! Espero que tenham sido vlida minhas dicas, pois faz pouco tempo que aprendi, boa sorte para quem está iniciando!!!

    Comentário bem votado! Thumb up 12 Thumb down 1

    1. Boa tarde Jane.

      Eu também pensava assim, que era impossível. Mas depois que aprendi, vi que não é impossível quando tentamos. Estou com 33 anos e aprendi faz 6 meses. Peguei uma bike emprestada, fui tentando no quintal. Cai, levantei e assim fui até conseguir. Foi um momento de muita alegria porque não acreditava em mim.
      Não desiste, já assisti vídeos de pessoas idosas conseguindo. Você vai conseguir também. Não desista.

      Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 3

  6. Tenho 24 anos, e não sei andar de bike. Mas tenho uma vontade enorme de andar de moto!
    Então pedi uma bike emprestada a uma amiga, e estou tentando aprender sozinha mesmo! Por enquanto, tô tentando andar no quintal de casa, mas assim que tiver um domínio maior, vou para algum parque, até conseguir andar nas ruas!
    Mas aconselho a todos que estão com a mesma vontade que eu de aprender a andar de bicicleta que não desistam, porque não é assim tão difícil… Sei que dá mesmo um pouco de vergonha não saber andar, mas nem todo mundo tem a oportunidade de aprender quando criança, e isso é mais comum do que imaginamos!
    Uma boa dica é aproveitar o friozinho dessa época e as muitas blusas que usamos como proteção, caso a gente caia! kkkkkk
    Boa sorte, pessoal!

    Thumb up 4 Thumb down 1

  7. Boa tarde. Farei 50a e quero comprar uma bicicleta por lazer e por saúde. Como estou acima do peso, bastante aliás, tenho dúvida se há um modelo mais apropriado porque quando andava e muito na minha juventude, ainda era a CALOI 10, com marchas e nem sei se existe e se é apropriada. Podem me ajudar ??? Espero que sim. Abraço e agradeço desde já.

    Thumb up 0 Thumb down 3

  8. Oi, moro em Jaraguá do Sul, / SC tenho 33 anos e quero muito aprender a andar de bicicleta, quando pequena tentei algumas vezes e nunca tive sucesso, aí desencanei, mas sempre senti vergonha de dizer que não aprendi…no ano passado me mudei de Osasco / SP para cá, e aqui embora exista um carro por habitante na cidade, é muito comum as pessoas andarem de bicicleta, faz parte da cultura da região…fico olhando as moças e até senhoras pedalando e me sinto presa, queria poder fazer o mesmo, ter mais liberdade e independência (já que não dirijo tbm), quero ir para o trabalho de bike, pq além de ser mais perto do que o percurso que antes eu tinha que percorrer em SP, me ajudaria a entrar um pouco em forma, rsrs, já que ganhei uns quilinhos com o casamento…

    Dúvida: terá aqui tbm a oficina?
    Por favor considerem, rsrs, ficarei muito feliz..

    Thumb up 0 Thumb down 1

  9. Eu adoraria andar de bike,tenho uma que eu consegui ajuntar moedas em um cofrinho,ai comprei mas ja faz quase dois meses e até agora eu só fico tentando,e nd não tenho confiança em mim mesma,por isso eu adoraria que vcs viessem pra ca em Mongaguá litoral,pra eu aprender a pedalar,esse é meu maior sonho,mas só vejo que vcs anjos da bike só vão em lugares longe ,lugares esses que nem conheço.E tbm eu ja tenho 62 anos acho que nunca vou aprender msm assim obgda bjs.meu nome é Nena Sanches

    Thumb up 3 Thumb down 3

  10. Ow, eu tenho 26 anos e nunca aprendi a andar.
    Pessoal de FOrtaleza podia me dar uma força,
    posso comprar uma bike, mas nem mesmo sei qual comprar,
    vamos me ajudem nessa minha realização pessoal.

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

  11. Tenho 57 anos e quero aprender a andar de bicicleta.
    Moro no Condominio Mansões Colorado em Sobradinho, Df.
    Espero resposta.
    Um abraço,
    Lucia.

    Thumb up 4 Thumb down 1

    1. Lucia Boonstra, veja aqui em Brasília a atividade da Escola Bike Anjo:
      BRASÍLIA – DF
      Dia: Último domingo do mês
      Horário: das 9h às 12h
      Local: Eixo Sul na altura da 102
      Mais informações: bit.ly/bikeanjodf
      E-mail para contato: bikeanjodf@gmail.com

      Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *