Três meninas que aprenderam a pedalar com a ajuda das Pedalinas. Foto: Pedalinas

Aprendendo a andar de bicicleta na idade adulta

Muitos adultos têm vontade de pedalar, mas não sabem andar de bicicleta. Se esse é o seu caso, há quem possa ajudar.

Quer aprender a andar de bicicleta?

O Bike Anjo promove uma oficina gratuita em várias cidades brasileiras. Clique aqui para saber locais, datas e horários!

As três moças nessa foto tinham acabado de aprender a andar de bicicleta. Foto: Pedalinas

Quando eu era criança, uns 30 anos atrás, era muito difícil alguém que não soubesse andar de bicicleta. Naquela época (e antes dela), as crianças podiam pedalar nos bairros de São Paulo como se pedala nas ruas de cidades do interior, mesmo no que hoje é chamado de centro expandido (se sua cidade ainda é assim, não deixe isso morrer por aí também, por favor).

Faz pouco tempo que percebi quantos adultos não sabem pedalar aqui em São Paulo. Para mim sempre foi tão natural que eu nem pensava no assunto. Mas por estar ficando mais velho (estou com 37), já existe hoje toda uma geração de adultos que cresceram depois de mim e praticamente têm idade para serem meus filhos. E essa geração que veio logo depois da minha já não cresceu com a bicicleta como parte indissolúvel da infância. O que é uma pena, mas não é vergonha e muito menos exceção!

Os homens continuam escondendo essa situação. Muitos deles, como raposas desdenhando das uvas, fingem que não se importam em saber andar de bicicleta. Ou realmente não se preocupam, já que o carro ainda lhes é muito mais importante. “Eu, andar de bicicleta? Pra quê, se eu tenho carro? E no domingo prefiro ver televisão…”

Já as mulheres são mais corajosas. Muitas ainda se intimidam em dizer isso, mas cada vez mais delas admitem não apenas não saberem pedalar, mas principalmente a vontade de aprender. E isso é o mais importante.

Ensinando a andar de bicicleta

O Bike Anjo realiza oficinas regulares para ensinar a pedalar, para quem não sabe se equilibrar na bicicleta e tem receio de tentar aprender. As pessoas são muito bem recebidas, instruídas com paciência e carinho e geralmente aprendem logo na primeira aula.

Vale a pena ler o relato carregado de emoção da Jeanne, contando como foi especial poder ensinar meninas adultas a andarem de bicicleta. Uma delas, a Esther, escreveu um belíssimo texto, publicado no site das Pedalinas, contando como foi aprender a andar de bicicleta e sair com ela nas ruas. E descreve a bicicleta como liberdade, independência e autonomia.

Sempre que me pedem para dizer o que significa a bicicleta com uma única palavra, respondo liberdade. Porque, no fim, é isso o que melhor descreve poder se deslocar de bicicleta: liberdade.

Quer aprender?

Saiba aqui sobre a EBA – Escola Bike Anjo, uma oficina gratuita em diversas cidades do país!

60 comentários em “Aprendendo a andar de bicicleta na idade adulta

  1. gostaria muito de contar com o apoio de vocês nesta empreitada pois ate o momento nao sei andar de bike e estou aguardando parceiros para o apoio e até mesmo nos incentivarmos juntos a mais esse dsafio!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Olá! Fiquei muito feliz em ver uma iniciativa assim! Quando era pequena meu pai me deu uma bicicleta, mas não era muito didático. Quando estava soltando as rodinhas eu caí feio e ele disse que eu era burra e que jamais aprenderia.A bicicleta foi vendida. A dor da queda feia, a vergonha, tudo aquilo que disse me traumatizou. Eu às vezes vou ao parque só para ver as pessoas andando, acho tão lindo! Tão livre! Eu mudei meu estilo de vida totalmente para trabalhar mais perto de casa e ter uma vida menos parada no trânsito. Uma bicicleta me daria uma mão enorme para ir a alguns lugarer e o desejo interno de aprender ainda existe. Será que eu consigo? Tenho muita vontade. E acho que depois de adulta consigo superar melhor minhas falhas, pois agora moro sozinha, sou independente desses julgamentos familiares…. Vocês poderiam me ajudar? Se aprender a andar direitinho, também gostaria de dicas para andar na rua, porque aqui em SBC ciclovia ainda é um sonho. Obrigada!

    Thumb up 2 Thumb down 0

  3. Estou de férias e eu e minha mãe gostaríamos de aprender a andar de bicicleta.
    Quando é que as “Pedalinas” farão uma nova oficina ?
    Grata Sandra.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  4. Oi, quando vai ter aula pra adultos leigos de novo agora em 2012??Queria aproveitar as férias de janeiro!!Mandei e-mail mas ninguém responde!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  5. Oiê!!!

    Nossa! Vi o blog agora e estou com os olhos brilhando! E é assim que eu me sinto sempre que vejo alguém passar por mim pelando. Comprei a minha em Dezembro mas ainda não aprendi. Tem sempre alguém olhando… sei lá.

    Será que aos 39 eu ainda posso? Penso que sim, mas sozinha é muito difícil.

    Linda iniciativa

    Thumb up 2 Thumb down 0

  6. “Ganhar as ruas”

    Exatamente a expressão que pensei quando caiu a ficha de que eu estava pedalando no asfalto pela primeira vez. E em seguida “liberdade” também. O que seria isso, inconsciente coletivo? Ou é apenas a sensação que a bicicleta proporciona mesmo?

    Thumb up 2 Thumb down 0

  7. Lembrando que a oficina APRENDA A PEDALAR deste domingo é MISTA! Meninos e meninas aprendendo juntos!

    Domingo (31) a partir das 15h na Praça Vegana. Logo mais tem flyer e mais informações no blog das Pedalinas <3

    Thumb up 1 Thumb down 0

  8. Essas damas mulheres estão de brincadeira séria. Conheci a Ciclofemini e fiquei encantado. Agora vem vcs. Essa revolução pelas frentes femininas.
    Como disse a Claudia. As mulheres medem um índice de desenvolvimento.
    Minha cognição antropológica borbulha.
    Voce acha que poderia aplicar o mesmo principio com Homens adultos que “coalharam” no tempo com relação a “pegada” da bike em trânsito ?
    Teriamos assim, mais contingente humano ?
    Me ajude pensar nisso se quiser.
    Boa luz a vcs.
    Fiquei fascinado pela Claudia Franco.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  9. A nossa proxima oficina será esse domingo, dia 31, na Praça Vegana (em frente à frutaria, na esquina da Angélica), a partir das 15h. Logo logo informações no blog das Pedalinas =)

    Thumb up 1 Thumb down 0

  10. Fico super honrada com a menção, e torço demais para incentivar outras pessoas a ganharem as ruas!
    É sempre possível, o importante é deixar a vergonha ou o orgulho de lado e se jogar, sempre tem alguém pra apoiar.

    Queria registrar que hoje, com a ajuda de um Bike Anjo, fui pedalando pro serviço pela primeira vez (de muitas que virão!). São mais ou menos 13km por percurso, e está sendo uma delícia, não vejo a hora de voltar pra casa! Trânsito? Ônibus cheio e demorado? Pff. HAHAHA

    Beijos e abraços, obrigada a todxs xs envolvidos na minha conquista, todo o mérito a vocês!

    Comentário bem votado! Thumb up 12 Thumb down 6

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *