Aprenda a andar de bicicleta, com Bike Anjo e Pedalinas

ATENÇÃO

Este texto se refere a 2012.

Para saber sobre as oficinas de 2013, clique aqui.

Há atividades em várias cidades do Brasil!

 

Cada vez mais gente tem vontade de pegar uma bicicleta e sair por aí, mas muitos ainda não tiveram a oportunidade de aprender a pedalar. Pensando nisso, Bike Anjo e Pedalinas criaram uma oficina mensal, para ensinar pessoas de todas as idades a se equilibrarem em uma bicicleta. E, como sempre, gratuita!

Homens e mulheres, jovens e adultos

Direcionada a quem ainda não sabe andar de bicicleta mas tem vontade de aprender, a oficina consiste em uma aula prática ao ar livre e atende jovens e adultos que nunca pedalaram antes. Por isso, o que importa é apenas sua determinação e vontade de aprender.

A oficina atende crianças e jovens a partir de 12 anos, para evitar acidentes com crianças pequenas, já que a praça fica cheia. Mas se você, pai ou mãe, quiser levar seu filho pequeno para ajudá-lo a tirar as rodinhas, os voluntários podem ajudar com dicas e técnicas para que juntos vocês consigam fazer isso de maneira mais simples.

E o pessoal da melhor idade também será muito bem recebido. Afinal, nunca é tarde para começar!

Ensinando a andar de bicicleta

As Pedalinas já fizeram oficinas para quem não sabia se equilibrar na bicicleta e tinha receio de aprender. As pessoas sempre foram muito bem recebidas, instruídas com paciência e carinho e, claro, conseguiram aprender.

Vale a pena ler o relato carregado de emoção da Jeanne, contando como foi especial poder ensinar meninas adultas a andarem de bicicleta. Uma delas, a Esther, escreveu um belíssimo texto, publicado no site das Pedalinas, contando como foi aprender a andar de bicicleta e sair com ela nas ruas. E descreve a bicicleta como liberdadeindependênciaautonomia.

Sempre que me pedem para definir com uma única palavra o que significa a bicicleta, respondo liberdade. Porque, no fim, é isso o que melhor descreve poder se deslocar pela cidade a qualquer momento, deslizando pelas ruas como se os congestionamentos não existissem.

Veja como foram as outras edições:

Oficina Educativa Bike Anjo, no Parque das Bicicletas
> 2ª edição da Oficina das Pedalinas – relato Bike Anjorelato Pedalinas
1ª edição da Oficina das Pedalinas

> Saiba mais sobre ensinar adultos a andar de bicicleta

Calendário 2012
26 de fevereiro 25 de março
29 de abril 27 de maio
24 de junho 29 de julho
26 de agosto 30 de setembro
28 de outubro 25 de novembro

Mais detalhes

Todo último domingo do mês, às 15h, na Praça Vegana, em São Paulo (Paulista com Angélica - veja no mapa). Não é preciso fazer inscrição.

Não é necessário levar bicicleta, mas se você já tiver uma e puder levar, terá a oportunidade de aprender já com a bike que pretende usar. E ainda receberá dicas de ajustes para ter uma melhor experiência com ela ao pedalar.

A oficina é gratuita, pois é organizada por voluntários que querem uma cidade melhor, com mais bicicletas e mais pessoas felizes nas ruas.

Para todas as pessoas, a partir de 12 anos, sem limite de idade.

Se você já sabe pedalar e quer algumas dicas de segurança para pedalar nas ruas, haverá muita gente experiente por lá para te ajudar.

O encontro só será cancelado em caso de chuva forte.


Pedalinas 

As Pedalinas surgiram como um grupo de meninas que queria incentivar e ajudar outras com o uso da bicicleta, sem a pressão da presença de homens e com a liberdade e a leveza de uma conversa entre mulheres. Inicialmente com aulas de mecânica básica, esse coletivo feminino começou a ensinar muitas outras coisas, de comportamento no trânsito a como se preparar para uma cicloviagem.

O mais importante nesse trabalho é o suporte psicológico, essencial para quem está começando. Mesmo com vontade de ganhar as ruas numa bicicleta, muitas mulheres deixam de fazer isso por medo, seja do trânsito, de estar sozinha, de não conseguir chegar ou de ter algum problema com a bicicleta pelo caminho. É aí que o apoio, os ensinamentos e o companheirismo das Pedalinas mais ajudam.

Bike Anjo 

Bike Anjo é um projeto onde ciclistas experientes ajudam gratuitamente quem usar a bicicleta nas ruas com segurança. Recentemente, têm ajudado as Pedalinas nas oficinas que ensinam adultos a andar de bicicleta.

Os voluntários acompanham os iniciantes em suas primeiras pedaladas, ajudam a escolher rotas mais tranquilas, passam conceitos de segurança e comportamento no trânsito e ensinam o básico da utilização da bicicleta. A pessoa interessada preenche um formulário no site do Bike Anjo e é colocada em contato com um ciclista experiente em sua região, que o atende gratuitamente.

Os voluntários do projeto Bike Anjo têm experiência em ajudar iniciantes, que saibam ou não como se equilibrar em uma bicicleta, a ganhar as ruas e conquistar sua liberdade.

Conhece alguém que queira aprender a andar de bicicleta? Conte sobre a oficina!


94 comentários para Aprenda a andar de bicicleta, com Bike Anjo e Pedalinas

  • Celia Lopes

    Gostaria muito muito de aprender andar de bicicleta, sou do Rio de Janeiro e tenho 50 anos.
    Sera que este projeto continua ativo no momento?

    Vadenoke.org

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Valéria

    Tenho 36 anos e meu sonho é aprender a andar de bicicleta! Infelizmente moro no interior de MG e por aqui não vi nada parecido por aqui! Não temos incentivo nenhum, pelo contrário, as pessoas criticam e falam que já passei da idade! :(

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Zilmam Breder

    Willian,não consequi ir ai em fevereiro ,nem agora em março,não sei como fazer,não tem ninguém prá ir comigo e levar a minha Bike Moro em Barueri,e gostaria muito de voltar ai ,fazer mais uma tentativa.Quando eu estive ai a bicicleta disponível era muito alta,ai eu comprei uma dobrãvel,que pode ser útil também pra quem estiver ai.Voce tem uma ideia de alguem que pode transporta-la?,Se tiver alguma pessoa passe o meu E-mail,para poder-mos trocar uma idéia!Desde já lhe agradeço.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • EU ESTOU ADORANDO A IDEIA DO BIKE ANJOS. NO DOMINGO DIA 24 SERÁ MINHA PRIMEIRA AULA. SEMPRE TIVE DIFICULDADES COM BIKE POR FALTA DE EQUILÍBRIO E UM CERTO MEDO. ENTREI EM CONTATO E ELES LOGO ME RESPONDERAM COM MUITA SIMPATIA E JÁ TENTANDO ME PASSAR SEGURANÇA. NÃO VEJO A HORA!! QUANTAS PESSOAS BACANAS SE PROPÕEM A ENSINAR OS OUTROS GRATUITAMENTE E COM PACIÊNCIA NOS DIAS DE HOJE??? SÓ O BIKE ANJOS MESMO.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Fabiola Santana

    Olá Pessoal estou participando de um concurso cultural na empresa.
    O nome do concurso é Always Learning. O premio será a foto na capa da revista interna da empresa

    E tive a idéia de colocar uma foto de um idoso aprendendo a andar de bicicleta, pois acho que é bém isso,. Não existe idade para aprender nada nessa vida.

    Vocês teriam alguma foto para nos ceder?

    Obrigada,

    Fabiola

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • nadia habibe

    Queridos Anjos e Pedalinas!
    Tô com muita vontade de ir conhecer o trabalho maravilhoso de vocês
    porém morro de vergonha… Tenho 49 anos, nunca consegui me equilibrar numa bike. Aliás, tenho muita dificuldade de equilíbrio no dia a dia mesmo. Queria muito tentar, mas o medo e a vergonha estão me fazendo adiar este momento desde o ano passado. Se Deus ajudar e a coragem não faltar darei uma chegada aí no dia 27/01/13. Vamos ver…

    Thumb up 0 Thumb down 0

    • Vinicius

      Estaremos lá te esperando Nadia =)

      Thumb up 0 Thumb down 0

    • Nadia, não há porque ter vergonha, não saber andar de bicicleta é muito mais comum do que você imagina… Dê um pulo na oficina, será muito bem recebida e tratada com todo o respeito e carinho dos Bike Anjos. E não se preocupe, vai ter muita gente ali na mesma situação que você, vencendo os medos para aprender a andar de bicicleta. Apareça, nem que seja para dar uma olhadinha! ;)

      Thumb up 0 Thumb down 0

  • Andréia

    Vinicius, sabe me dizer qual a estação do metrô mais próxima e tenho que levar minha bicicleta? Obrigada

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Andréia

    Olá tenho 41 anos e sempre quis aprender andar de bicicleta meu marido até pro trabalho vai de bicicleta, eu queria muito saber pra dar umas voltinhas com ele, então eu vou no dia 27/01 no Sesc Itaquera,e quero confirmar se o horário vai ser as 15:00. Outra perguntinha, aprende em uma unica vez? porque não consigo me equilibrar de jeito nenhum. E com essa idade que tenho preciso muito dos beneficios desta maravilha que é a bicicleta, além de ser prazerosa faz bem a saúde . Abraços.

    Thumb up 0 Thumb down 0

    • Vinícius

      Andreia, parabéns pela coragem de ir lá enfrentar este desafio.
      Porém, a oficina de Itaquera já passou, dia 27 teremos a oficina regular, na praça Vegana, que fica no cruzamento da Paulista com a Angélica.
      O horário é as 15 sim.
      Muita gente sai pedalando no primeiro dia sim =D

      Esperamos você lá.

      Thumb up 2 Thumb down 0

  • André Hayato

    Olá!
    Sempre que olho as pessoas nos parques, orlas, ciclovias aos domingos, fico morrendo de vontade de aprender a andar de bike. Tenho 32 anos , curto demais uma academia, natação, e o que falta eh pedalar. Com incentivo de amigos, fui ao parque do Ibira, aluguei uma bike e comecei a dar minhas primeiras voltas. Sou mto determinado, já comprei uma nesta semana e até fevereiro quero andar pelo menos na Av. Paulista aos domingos rs. MAAAAS, tenho mta vergonha mesmo pelos outros me verem e falarem “nossa, nao sabe andar” rsrs.” Eh bem isso mesmo que todos disseram sobre os homens.. Fiquei super empolgado com esse grupo, e gostaria mto de poder ir um dia, e queria saber tbm se há algum outro grupo/ voluntário que me ajudaria durante a semana! Obrigado e parabéns ao grupo!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Correto Fatima, me equivoquei.
    O primeiro desse ano sera dia 27 de Janeiro.
    Te esperamos lá…

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Fátima

    Wagner, não seria todo domingo do mês? Pois foi assim que fui algumas vezes.
    Espero conseguir voltar e conseguir me equilibrar em cima da bike, pois esse é meu maior problema.
    Um abraço e ótimo ano para todos dessa equipe maravilhosa.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Geo

    Olá!

    Determinei como meta andar de bike este ano e gostaria de saber a programação para 2013…obrigada!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • zilman breder

    Ola! wilian estive ai em julho,voces foram demais!Vi um senhora de 65 anos sair andando (embora após algumas quedas)Não tive a mesma coragem dela.Morro de medo de quebrar a perna também já tenho 62 anos.Achei muito difícil também pela minha altura pois só tenho 1,50cm,porém ainda não desisti!Agora comprei uma bicicleta baixinha e dobrável será que vale a pena tentar de novo?

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Rafael

    Estou ensinando a esposa a pedalar. No entanto, perto de casa, o único lugar adequado (com leve declive, largo e sem transito) que conheço é o minhocão aos domingos/noite, já que o parque da agua branca não permite o trânsito de bicicletas. Alguem sabe indicar algum outro lugar? Abç

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Vinicius

    E teremos mais uma também Simone =D

    E está confirmada a Oficina Extra do Bike Anjo em São Paulo!!!

    Oficina Aprendendo a Pedalar na Parada Veg
    Horário da Oficina: 18h
    Local: Praça Roosevelt

    Obs.: A Parada Veg vai começar 15h30 na Praça do Ciclista, com picnic e horta do ciclista, e depois descemos pra Pça Roosevelt.

    Quem quiser participar e saber de tudo, vai ser bem bacana. Mais info: http://www.paradaveg.org/

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Simone Encinas

    Poxa sonho com isso desde a infância, não tive bicicleta, meus pais não tinham condições pra um presente caro e quando comecei a trabalhar confesso que apesar da vontade não ter passado a vergonha era maior, e sem saber a quem pedir para me ensinar…mas enfim vi…resolvi ver através da internet se alguém também teria essa vontade e cheguei aqui,pena que justo hoje é a última agenda deste ano. Mas por favor avisem quando inicia o de 2013. Ficarei atenta ao site. Quero realizar este sonho e também por questões de saúde. Abraços

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Matiko

    Oi, pessoal. Navegando pelo google consegui encontrar o site de voces que ensina a andar de bike, e fiquei muito animada, pois é um dos meus sonhos que pensei que nunca conseguiria realizar. Agora tenho oportunidade de realizar este sonho. Gostaria muito de ir pedalar junto com meu marido, meu filho e minha futura nora, mas como!!! Agora que descobri que voces ajudam as pessoas de qualquer idade, estou decidido a arriscar – vou neste domingo 25/11/2012. Lendo os comentários, fiquei entusiasmada!!! Abraços !!!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • SUELY DA CONCEIÇÃO

    Gostaria de saber se mo mês de dezembro vocês vão dar aulas. Porque estou estudando e minhas aulas vão até o começo do mês. E eu gostaria muito de aprender. Sei que vou dar trabalho, pois tenho 53 anos e nunca consegui andar de bicicleta, mas vou tentar.

    Um abraço a todos.

    Thumb up 0 Thumb down 0

    • Suely, infelizmente não haverá oficina no mês de dezembro. Voltaremos com as atividades em janeiro! Fique tranquila quanto à sua idade, isso não é problema nenhum. Você será recebida com todo o carinho e atenção costumeira dos Bike Anjos! ;)

      Thumb up 0 Thumb down 0

  • maria lucia

    Tenho 56 anos e meu marido agora se juntou ao Bike Pedreira,cidade onde moramos.Uma turma muito grande 2 vezes por semana saem pedalando…e eu não sei…estou louca para aprender,fomos ao Shopping e estava escolhendo meu presente de Natal,quando meu marido me mostrou uma bicicleta linda,não sabia nem subir nela,e queria comprar a todo custo para mim…Mas como se nem andar eu sei…entrei nesse site e fiquei ainda mais animada…será que vou conseguir??

    Thumb up 1 Thumb down 0

    • Consegue sim, Maria! É só ter vontade e deixar de lado o medo de cair. E se ocorrerem pequenas quedas, aceite-as como parte do processo de aprendizado.

      Às vezes é difícil aprender com a ajuda de uma pessoa muito próxima como o marido, porque ficamos com receio de não atender às expectativas dessa pessoa querida. Se não estiver conseguindo com ele, procure o apoio de algum amigo do grupo Bike Pedreira, certamente muitos aceitarão lhe ajudar!

      Thumb up 0 Thumb down 0

  • adriana

    Ola,eu tenho 39anos e nunca consegui nem subir sozinha em uma bicicleta,parece ridiculo,mas morro de medo.
    tenho muita vontade de andar,acho que me sentiria muito livre.
    as vezes sonho que estou andando e chego a ter dores nas pernas de tão cansada que fico.Porfavor se algum dia tiver um projeto desses em minha cidade gostaria de saber.moro em rio grande no interior do rs.obrigada,Adriana

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Eliane

    enho 49 anos e aprendi há sete meses, aqui no Rio, com o pessoal do Caminhos da Terra. Não achei nada fácil — depois do pacote de quatro aulas, fiz uma a mais para tentar me sentir um pouco mais segura. Comprei uma bicicleta um mês depois, para não desistir. Pedalo sempre nos fins de semana, levei vários tombos no início, mas hoje já consigo passear nas ciclovias. Andar no trânsito, nem pensar. Sinto falta de interlocução. Por exemplo, tenho a maior dificuldade nas curvas fechadas. Isso tem a ver com inabilidade de iniciante, com o fato de minha bike ser uma dobrável, Blitz City, que dizem ser muito instável, ou por que, depois de determinada idade, tudo é difícil, mesmo? Como todo mundo sabe andar de bicicleta desde criança, é difícil compartilhar essas coisas. Talvez eu pare com a minha bicicleta na pracinha e troque umas ideias com a garotada que acabou de sair das rodinhas!

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Vinícius

    Levei minha mãe lá. Ela apanhou bastante e faltou pouco pra pedalar sozinha, mas na proxima vai conseguir sem dúvida.
    Eu já esperava uma galera muito legal pelos comentários que li aqui… mas eles são mais. O trabalho é tão bonito, tão gostoso, que saí já querendo me juntar ao time de Bike Anjos.
    VOu aprender mais algumas coisas relacionadas a manutenção da bike pra dar entrada num formulário oficial xD Mas por enquanto, vou aparecer nas oficinas pra ajudar no que puder.

    Realmente, tinha só um ou outro homem, notamos aqui que as mulheres tem muito mais coragem para enfrentar seus medos xD

    Thumb up 1 Thumb down 0

    • Fátima

      Olá Vinícius, que ótimo saber disso, fico muito feliz, tenho certeza que sua mãe vai curtir muito andar de bike por ai.
      Fiquei muito contente com o que vc disse, que vai participar do grupo!!! nossa que máximo, tenho certeza que muitas outras pessoas vão ser beneficiadas com isso. E acho que essa propaganda boca-boca que a gente faz aqui ajuda muito, pois as pessoas que tiver o prazer de conhecer lá são nota 10. Parabéns por essa sua iniciativa, ajudar o próximo é muito bom, nos traz um prazer e uma realização imensa, um dia vc me diz se não tenho razão. Boa sorte pra vc e pra sua mãe.

      Thumb up 1 Thumb down 0

      • Vinícius

        Acabei num aguentando e já mandando minha inscrição pro site.
        Ajudar no que puder quem anda de bicicleta perto da minha casa, vejo bastante gente usando mas tenho certeza que muitos não usam por causa da avenida movimentada. Posso fazer esse trecho junto dando dicas de transito.

        Por que não ser um agente da mudança também? rsrs

        Thumb up 1 Thumb down 0

        • Fátima

          Parabéns por essa sua decisão, com certeza vai ajudar muitas pessoas, e tenho certeza que VOCÊ se sentirá muito feliz por estar ajudando o próximo. Quem dera mais pessoas tivessem a mesma atitude que vc, com certeza a cidade seria muito melhor. Boa sorte abraço.

          Thumb up 1 Thumb down 0

  • Rodrigo

    Olá pessoal, fui la hoje e consegui aprender a andar de bike \o/ um pouco desajeitado é claro, mas consegui, valeu muito a pena, quem estiver em duvida não deixe de ir no proximo, é muito legal.

    Thumb up 1 Thumb down 0

    • Fátima

      Olá Rodrigo, fico muito feliz por vc. Parabéns, infelizmente não pude ir, devido a visita de alguns parentes de outro estado na minha casa, fiquei chateada, pois estava ansiosa para ir, mas não deu, mas com certeza estarei no próximo encontro, vou sair te procurando pra te dar os parabéns pessoalmente.

      Thumb up 1 Thumb down 0

  • Beta

    Olá gostaria muito de aprender a andar de bike,pois por um trauma de infancia não aprendi até hoje,como faço para participar?

    Thumb up 0 Thumb down 0

    • Vinícius

      Só aparecer lá no endereço indicado na imagem neste domingo.
      Não precisa levar bike, mas se vc tiver e puder ligar, é legal pra já aprender na sua.

      Espero te ver lá hein.

      Thumb up 1 Thumb down 0

  • Marlene

    Gente, eu entrei no google agora só pra procurar algum site ou blog de alguém que ensina a andar de bicicleta. Fiquei super feliz em ter encontrado vocês. Não sei se consigo ir às oficinas, mas já estou contente só em saber que, provavelmente, poderei realizar meu sonho. Tive uma infância pobre e não pude aprender, mas sempre é tempo. Meu marido insiste que eu aprenda quando vamos à praia, mas tenho muito medo…rsrss. Será que ainda consigo aprender? Seria um sonho realizado! Também tem um problema, pela minha altura,1.50mt, é difícil achar uma bicicleta pra mim.
    Obrigada!

    Thumb up 0 Thumb down 0

    • Vinícius

      Marlene,

      eu vou esse domingo com minha mãe e umas primas provavelmente, chamei várias pessoas.
      Nunca fui, mas pelos comentários tenho certeza absoluta que tanto elas quanto você conseguirão aprender.
      Quanto ao tamanho, hoje tem bicicleta de tudo quanto é jeito, não é desculpa rsrsrs

      A próxima oficina é domingo agora, espero te ver lá hein.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  • Rodrigo

    Olá, vejo apenas comentarios femininos aqui, será que sou o unico homem que não sabe andar de bike? rs. gostaria muito de aprender.

    Obrigado

    Thumb up 0 Thumb down 0

    • Fátima

      Olá Rodrigo, td bem? Olha o domingo que eu fui realmente as mulheres eram em maior número, mas tinha 2 rapazes também, mas não deixa isso te influenciar, vc pode trocar idéias com as pessoas, pode até fazer novas amizades, ok? Não desista por causa disso, quem sabe esse próximo domingo tenha mais rapazes, eu vou adorar ver muitos gatos por lá, boa sorte, ok?Fátima.

      Thumb up 1 Thumb down 0

      • Rodrigo

        Olá Fátima, obrigado pela resposta, farei o possivel para ir no próximo domingo.

        Obrigado

        Thumb up 0 Thumb down 0

        • Fátima

          Bom dia Rodrigo, olha acho que vc não vai se arrepender. No encontro do mês passado tinha um menino que devia ter uns 13 anos com o pai, mas parece que era o pai que queria que o menino aprendesse! O menino não queria ficar, mas o pai insistia que ele tinha que ficar e se arriscar, quando é assim não acredito que funcione, a pessoa tem que querer, não os outros, se esse é seu caso, então de o primeiro passo: vá até, se não se sentir seguro com a pessoa que vai te ajudar, não vá, vc tem que querer e se sentir seguro com a pessoa que está ao seu lado te ajudando. Depois vc me conta como se saiu,ok?

          Thumb up 1 Thumb down 0

    • Rodrigo, a impressão que tenho é que os homens têm um certo pudor em admitir que não sabem andar de bicicleta e têm vontade de aprender, como se isso fosse uma fraqueza. Na verdade, a fraqueza está em inventar desculpas para não mudar, principalmente quando se almeja a mudança.

      Todos são bem recebidos nas oficinas, independentemente de sexo ou orientação, idade, escolaridade, classe social, etc. Passa lá! :)

      Thumb up 2 Thumb down 0

    • Rodrigão,

      Parabéns pela humildade de querer aprender a pedalar. A falta de humildade, ou seja o orgulho, é o que impede de muitas pessoas tomarem essa iniciativa, mas há outros homens sim. Sou voluntário e mês passado ajudei um rapaz que voltará esse mês para a oficina.

      Lembro também que a bicicleta é um transporte extremamente não agressivo que nos obriga a ter atitudes mais humanas e humildes como a direção defensiva, isso que faz com que pedalamos com segurança na rua que muitas vezes é selvagem.

      te esperamos no domingo…

      Thumb up 1 Thumb down 0

  • Patricia

    Ola , eu tenho um casal de filhos lindos , mas medrosos rss mas eles tem muita vontade de aprender a andar de bicicleta , como faço pra eles apreenderem , aonde levo eles moro em Santo andre .grata desde ja mame Paty

    Thumb up 0 Thumb down 0

    • Victor Franzini

      Olá Paty, estamos organizando uma Oficina em SBC, mais exatamente no paço municipal no dia mundial sem carro (22/09), precisamos apenas ver se os seus filhos terão tamanho para alguma das bikes disponiveis. por favor me envie um email que conversamos e veremos uma melhor forma de ajuda-los!!! ( vfranzini@gmail.com)

      Thumb up 1 Thumb down 0

  • William

    Estou muito feliz, muito feliz mesmo por encontrar este site, espero ansiosamente chegar a data para frequentar a oficina.

    MUITO OBRIGADO

    Thumb up 1 Thumb down 0

    • Fátima C de M Alexandre

      Olá William, olha não deixa de ir, é super legal, pessoas super acolhedoras, de bem com a vida e muito pacientes. Adorei ter ido, estou contando os domingos, não vejo a hora de chegar 26/08, para poder ir novamente, boa sorte.

      Thumb up 1 Thumb down 0

  • Por acaso achei este site,em junho,não deu prá eu ir,porque não havia trem neste dia,e já estava em cima da hora.Finalmente chegou o dia esperado:29 de julho.Gente fiquei encantada com o esforço deles,quanta paciênça!Nunca penssei de ser tão bem tratada,realmente não importa a idade,pois tenho 62 anos fui tratada como as demais,só não aprendi de vez porque sou medrosa,mais mesmo assim consequi pedalar ums 10 metros sem ninguem segurar,espero em agosto continuar.Vi uma senhora de 65 anos aprender de uma vez foi muito emocionante!Tiveram muita paciênçia comigo,e com todos.Que lindo trabalho!Sei que dei muito trabalho para um moço voluntário que ali apareceu,nãoperguntei o nome dele,mais deixo aqui o meu agradecimento e omeu abraço,e tambem agradeço a Ester e o Thiago que suaram comigo rsrsrs.O meu muito obrigado,só Deus para compensá-los.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Fátima

    Adorei ter ido lá na praça pra aprender, ainda não consegui, mas tenho certeza que vou conseguir, pois os voluntários são ótimos, me aguardem no próximo més.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • fátima

    Olá William, obrigado isso me faz ficar mais tranquila, e espero não desistir.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Fátima

    Olá esse domingo eu irei aprender a andar de bicicleta com certeza, mas confesso que estou MUITO apreensiva e com medo de cair e me machucar, de não conseguir manter o equilíbrio em cima da bicicleta……… mas não vou desistir.

    Thumb up 1 Thumb down 0

    • Vinícius

      Fátima,

      bike só cai se estiver parada ;)

      Thumb up 1 Thumb down 0

      • fátima

        Olá Vinicius, adorei seu comentário… estou aqui rindo sozinha….
        mas eu nunca subi em uma bicicleta, somente nas ergométricas, ai não tive medo, mas como vc provavelmente é jovem, não sabe que com o decorrer dos anos vamos ficando cada dia mais medrosos, mas espero não me lembrar desse seu comentário hoje a tarde lá na praça, pois ai vou começar a rir sozinha e ai posso cair mesmo. Obrigado, Fátima.

        Thumb up 1 Thumb down 0

        • Vinícius

          Não vou conseguir ir lá hoje pq estou quebrado do pedal de ontem, mas torcerei muito por vc, por favor, descreva como foi o aprendizado aqui em detalhes, preciso arrastar minha mae de algum jeito pra essa experiência e relatos positivos certamente vão ajudar ^^. Muito boa sorte e bom pedal =D

          Thumb up 1 Thumb down 0

          • Fátima

            Olá Vinicius, td bem? Olha eu amei ter ido aprender andar de bike, infelizmente não consegui muitos progressos, pois todas as bikes que estavam disponíveis eram altas pra mim, mas pode apostar que no próximo més estarei lá novamente. Sabe valeu a pena mesmo assim. Putz sem dizer a troca de idéias com as pessoas que estavam lá também para aprender, os voluntários com uma energia super legal, fala pra sua mãe ir sim….. olha tinha uma sra. lá ontem com 65 anos, ela teve 2 pequenas quedas, mas de maneira nenhuma desistiu….. quando sai de lá ela estava pedalando sozinha e ajudando uma amiga na bike…….. vc acredita? Nossa achei demais, ainda vou conseguir ser como ela. Então diz pra sua mãe ir e ver como é MUITO legal. Obrigado pela força, ok? Linda semana pra vc.

            Thumb up 3 Thumb down 0

    • Fátima, fique tranquila, os voluntários te ajudarão com o maior carinho!

      Thumb up 0 Thumb down 0

  • sonia

    OLA Á TODOS , QUE MARAVILHA NUNCA PENSEI Q EXISTISSEM PESSOAS QUE PUDESSEM ENSINAR ALGUEM A ANDAR DE BICICLETA; PARABENS PELA INICIATIVA SEJA DE QUEM FOR A IDEIA QUE DEUS LHES DEEM FORÇA E ALEGRIA DE VIDA POIS SEI QUE VOCES PROPORCIONAN ISSO.

    EU AINDA NÃO SEI , SO QUE É MUITO LONGE PARA MIM .

    PORQUE VCS NÃO PROPORCIONAM ISSO PARA O PESSOAL AQUI DA MINHA CIDADE EM SÃO BERNARDO DO CAMPO.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Kristiane Solha

    Tenho 36 anos e faz 20 anos que não ando de bike, eu e meu namorado resolvemos andar novamente, para isso compramos bikes novas e boas.
    Mas, tive um pequeno problema…rs…quando montei na bicicleta esqueci de tudo que sabia na adolescência…rs
    Não consigo mais me equilibrar e saí pedalando como louca…toda torta…tive medo de virar a bike para voltar e parar…para montar de novo foi uma loucura…a insegurança bateu e ficou.
    Como faço para reaprender, existe em Campinas ou Jundíai essas oficinas?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Jackeline

    Aaahh que pena ter descoberto vcs só agora! Muito legal a iniciativa de vcs, vou com certeza comparecer nessa do próximo mês! :)
    Eu andava de bicicleta quando era criança, mas nunca cheguei a tirar as rodinhas… hoje com 24 anos tou louca pra sair pela cidade de bike mas não consigo de jeito nenhum me equilibrar, e fico morrendo de vergonha de pagar mico capotando na rua.. rsrs então tá difícil tentar.
    Muito lindo o relato dos iniciantes que aprenderam!!
    Não precisa mesmo levar bike? Como eu não tenho carro não tem jeito de levar a minha pra lá. :(

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Giselle Teixeira

    Boa tarde, achei interessante a iniciativa. Pretendo aprender tb, mas estou no RJ. Por aqui tem algum serviço desse tipo? Aluga-se bike na Lagoa Rodrigo de Freitas, mas não tem “instrutores”!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Fátima

    Olá adorei descobrir esse evento, infelizmente vou ter que esperar pelo próximo més para ir, mas não vou perder, sou frustrada por não saber andar de bicicleta, mas vou me esforçar para conseguir.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • zilman breder

    Antes nunca pensei em andar de bicicleta,moro em Sp,porém quando me aposentei fui passar uns tempo em Casimiro de Abreu,Rde Janeiro.Achei linda a cidade, fiquei um ano por lá,o que mais me chamou a atenção foi as pessoas andando de bicicleta,fiquei doidinha pra aprender,cheguei a comprar um tricilho e aprendi a andar nele,porem a minha vontade é comprar uma bis,se é assim o nome,é bem baixinha a que eu vi as pessoas lá andando,fiquei apaixonada!Será que eu consigo ainda a aprender?Pois já tenho62 anos e já tentei nas bicicletas dos meus netos que ´são crianças, e vi que não consigoter nenhum equilíbrio

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Gabriela

    Eu sempre trabalhei aos finais de semana e quando chegou a época de tirar as rodinhas da bike da minha filha, não fomos em frente. Depois de algum tempo, consegui mudar de emprego e hoje tenho folgas alternadas. Tenho levado a Giulia pra pedalar, mas ela está grande e bem acima do peso… estamos tendo bastante dificuldade juntas. Ela já tem o peso e tamanho de uma pessoa adulta, (apesar dos 11 anos) e parece que qto mais o tempo passa fica mais complicado… ela tem muuuita vontade de aprender a pedalar e tem vergonha de contar aos amigos que não sabe. Mas nunca é tarde pra aprender e ela vai conseguir! Quando descobri na internet que vcs existem, caramba!!! Fiquei tão feliz!!! Precisamos de ajuda. :) Domingo estarei lá! Beijos e parabéns pela iniciativa!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • [...] Para mais informações sobre a oficina “Aprendendo a Pedalar”, com todas as datas até o final do ano, acesse a matéria feita pelo blog Vá de Bike. [...]

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Lucília

    Alguém pode me dizer se no RJ no mês de dezembro posso aprender a andar de bike??? tenho 47 anos e esse é o meu sonho!!!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • isabel

    tem bicicleta para alugar no local?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • sueli

    Eu consigo andar de bike so no estacionamento , no retão ,meu marido desce a serra de bertioga de bike eu tenho a maior vontade de andar por ai sem medo ,porque sera ,que nao sinto segura , para andar …alguem pode me ajudar

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Terezinha

    Queria agradecer a vcs, pois estive hoje(25/03) na oficina aprendendo a pedalar e,foi um sucesso.Saí pedalando.
    Muito obrigada pelo sonho realizado.
    Terezinha

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  • edna

    tive uma infancia muito pobre , nunca tivemos bicicleta nem as crianças vizinhas tinham, hoje com 41 anos sinto muita vontade de aprender, meu marido e meu filho sao craques me sinto meu burra,vcs podem me ajudar seria arealizaçao de um sonho obrigada edna.

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

  • Vou neste dia 26/2/2012 com a Clara, minha filha, que já pedala e quer aprender a ensinar, e convidei duas pessoas que vão para aprender a pedalar.

    Thumb up 1 Thumb down 0

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>