Mobilidade urbana e a bicicleta – Ciclo-debate em SP

Nesse Ciclo-Debate, Soninha Francine e Willian Cruz pretendem discutir com os presentes a mobilidade na cidade, com foco no uso da bicicleta, trazendo conceitos importantes e sugestões para estimular seu uso nas grandes cidades. Terça, 19 de julho. Entrada gratuita.

Terça-feira, dia 19 de julho, acontece o terceiro Ciclo-debate Shimano, com o tema “Mobilidade urbana”. Os palestrantes são Soninha Francine, ex-vereadora e ex-subprefeita da cidade de São Paulo, e Willian Cruz, cicloativista e autor deste blog, o Vá de Bike.

Foto: Divulgação, via Flickr do PPS/SP

Por ter trabalhado no legislativo e no executivo municipais, Soninha Francine entende bem a mobilidade na cidade de São Paulo e certamente tem muito a dizer. Quando subprefeita da Lapa, instalou paraciclos em vários pontos da região e é defensora da bicicleta como opção de mobilidade. Usa a bicicleta em alguns de seus deslocamentos e já descobriu, há alguns anos, como é se deslocar pedalando na capital paulista.

Foto: Aline Cavalcante

Willian Cruz usa a bicicleta nas ruas há mais de dez anos e abandonou de vez o carro para se deslocar somente de bicicleta e transporte público. Em 2009, fez de seu casamento uma celebração pública em duas rodas sem motor, em plena Avenida Paulista. É autor do Vá de Bike, site ganhador do prêmio internacional The BOBs, da Deutsche Welle, como melhor blog em português de 2011.

O Ciclo-debate desta terça pretende discutir com os presentes a mobilidade na cidade, com foco no uso da bicicleta, trazendo informações e conceitos importantes sobre esse uso e sugestões para estimular seu crescimento nas grandes cidades.

A entrada, como sempre, é gratuita.

Endereço

Casa das Rosas
Avenida Paulista, 37, Bela Vista, São Paulo – SP
Abertura: 19h00 – Início: 19h30 – Término: 21h00
Entrada gratuita.

Vá de bike
A Casa das Rosas oferece bicicletário e haverá serviço de “valet” gratuito para bicicletas. Você será bem recebido e sua bicicleta estará segura.

Vá de metrô
O local fica entre as estações Brigadeiro e Paraíso do Metrô (mais próximo desta última).

Anteriores

Veja como foi o primeiro Ciclo-Debate “As mulheres e a bicicleta”, que ocorreu no dia 5 de julho e foi assistido por mais de 60 pessoas, que lotaram a sala e o bicicletário, para entender melhor a relação das mulheres com esse meio de transporte.

O segundo debate, “A imprensa e a bicicleta”, focou na importância e na responsabilidade da imprensa quando o assunto é bicicleta e teve a contribuição de nomes expressivos do cicloativismo, que assistiam na plateia e puderam dar sua opinião. Veja aqui um resumo.

Próximo

26/7 (terça) – Cicloturismo

Convidados/palestrantes: Sergio Affonso (presidente da organização CAB – Clube dos Amigos da Bike) e Guilherme Cavallari (diretor da Kalapalo Editora e autor/editor de 15 livros sobre esportes de contato com a natureza com ênfase em mountain bike e cicloturismo.)
No final do debate haverá um passeio de bicicleta pela cidade.

Veja o convite oficial no site da Shimano

Nos vemos lá. Não vá perder!

3 comentários em “Mobilidade urbana e a bicicleta – Ciclo-debate em SP

  1. CARO AMIGO william Cruz da para divulgar o nosso congresso de mobilidade
    CONVITE
    1º CONGRESSO DE MOBILIDADE DAS CIDADES CICLOVIARIAS DA BAIXADA SANTISTA

    DIA 29 DE ABRIL – (QUINTA FEIRA )
    LOCAL DO CONGRESSO: MUSEU PELE
    LARGO. MARQUES DE MONTE ALEGRE .S/N –VALONGO SANTOS – SÃO PAULO
    HORÁRIO DO CONGRESSO: DAS 8:30 AS às 13h00

    Associação Brasileira de Ciclistas,Skates, Patins e Cadeirantes, Liga Santista de Ciclismo e Associação Nacional de Esportes têm o prazer de convidá-los para o 1º CONGRESSO DE MOBILIDADE CIDADES CICLOVIARIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

    O evento contará com a presença de especialistas em Mobilidade, da Baixada Santista e do Estado de São Paulo , Uma oportunidade única para discutir o problema da mobilidade na Baixada Santista. Serão abordados aspectos políticos, acadêmicos, turísticos e comerciais, especialistas reunidos em um só lugar para repensar a mobilidade e seus desafios em nosso Municípios da Baixada Santista

    Sugestão de Pauta / aspectos que serão abordados no Congresso: MOBILIDADE NA BAIXADA SANTISTA

    A Cidade de Santos dispõe de uma excelente rede de transportes públicos para a mobilidade de passageiros, Ciclovias e Bicicleta rios e recebe Extensas movimentação de caminhões no período de Safra e futuramente terá o , VLT, . e o Teleférico nos Morros .

    INSCRIÇÃO LIMITADAS : PELO TELEFONE : 13991350360 – email;jessetfelix@ig.com.br

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Caro Wilian,

    Gostaria de participar deste evento, mas , hoje ja não da mais. Gostaria tambem de poder partilhar as informações deste blog, por aqui em São Bernardo do Campo, onde criei um Blog, com as mesmas afinidades, ou seja, a bicicleta.
    Gostaria de te-lo como participante neste blog e , tambem, me coloco a disposição para organizar palestras por aqui, no ABC.
    Abraço

    James Prado Gondim

    http://ciclovias-abcd.blogspot.com

    11 4351-4599 / 6288-7337

    Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *