Homens e mulheres podem aprender a pedalar! Foto: Marina Grando

Ensinando adultos a pedalar

Veja boas dicas sobre como ensinar um adulto a andar de bicicleta (ou voltar a pedalar depois de muito tempo sem subir em uma).

Quando crianças, achamos que nada nos atinge! Cair, levantar, quebrar, consertar. Tudo é possível, simples e fácil de resolver. São energéticas por natureza, pequenas almas incontroláveis, corajosas, regeneráveis e felizes!

Ensinar essas criaturinhas a andar de bicicleta (e qualquer outra coisa) é só uma questão de jeito, por vezes às custas de umas lágrimas e arranhões. E quando o aprendizado, por algum motivo, não aconteceu nessa época tão avassaladora e aventureira? Como chegar à fase adulta sem saber se equilibrar sobre duas rodas?

Depois de certa idade já temos mais medos, vergonha e coisas demais na cabeça. Quem pedalou só quando criança acha que não vai lembrar como se faz; quem nunca pedalou na vida acha que vai ser impossível aprender!

Meninas de várias idades participaram da Oficina. Foto: Pedalinas

Mas eu tenho uma ótima notícia: É POSSIVEL! Bicicletas legais e bem reguladas também facilitam o aprendizado.

Veja essa matéria sobre uma iniciativa bem bacana no Rio de Janeiro

Diante de uma demanda crescente, as meninas do Coletivo Feminino de Ciclistas – Pedalinas – começaram a organizar as Oficinas Aprendendo a Pedalar, com o intuito de fazer com que mais pessoas tenham a oportunidade de sentir os prazeres que a bicicleta proporciona.

Por mais estranho que isso possa parecer, é impressionante o número de pedidos que recebemos de gente interessada em participar desta atividade. Nem eu imaginava que eram tantas pessoas assim! Por ser uma iniciativa inédita (para as Pedalinas), gratuita e que conta com a ajuda exclusiva de voluntárias, pode-se dizer nós aprendemos a ensinar, na medida em que as pessoas aprenderam a aprender.

Uma verdadeira construção de mão dupla, coletivo-colaborativa.

Como eu também participei do processo, gostaria de compartilhar algumas “técnicas” que aplicamos para o sucesso da Oficina. O intuito é que seja replicada, adaptada e que sirva para ajudar mais gente:

1 – Facilita muito ter uma bicicleta menor (sem ser infantil), como as dobráveis ou as femininas, por exemplo. A pessoa precisa se sentir segura e com a sensação de que “está tudo sob controle”.

2 – Ajuste o selim num nível em que seja possível, fácil e rápido colocar completamente os pés no chão.

3 – Comece estimulando a pessoa a deslizar sobre a bicicleta, sem utilizar os pedais (podendo até tirá-los – ou dobrá-los – durante essa etapa), como se fosse um velotrol.

4 – Procure um local com pequenos desníveis, para que dê para pegar embalo sem muito esforço.

5 – O instrutor precisa ficar SEMPRE por perto, segurando e guiando a pessoa pelo canote/selim. Naquele momento é ideal conversar sobre o ponto de equilíbrio do corpo e passar total segurança.

6 – Naturalmente o aluno vai perceber que, para não cair, é preciso pedalar. Quanto mais rápido, mais fácil encontrar o tal “ponto”.

7 – Tente manter um diálogo aberto com seu aluno, sem enganação nem mentirinhas. Não desgrude dele até que ele se sinta mais seguro.

8 – Estimule que ele levante os pés por alguns segundos durante o declive.

9 – Depois de algumas tentativas, re-coloque os pedais ou peça para que ele gire e pare, gire e pare, gire e pare até sentir que a bicicleta não vai capotar como em desenho animado.

10 – Comece em linha reta, apenas, pois as curvas são críticas no começo. Depois que o aluno estiver com mais estabilidade e seguro, comece a fazer curvas bem abertas.

11 – Pedalar, equilibrar, passar marchas, ultrapassar obstáculos e usar os freios são tarefas aparentemente complexas para serem feitas no começo. Vá com calma. Um passo de cada vez.

12 – Procure soltar o selim do aluno aos poucos, mas sempre se mantendo por perto.

13 – Deixe a bicicleta levar naturalmente; este é o segredo. Não lute contra o equilíbrio natural da bicicleta.

Meninos aprendendo a pedalar durante a Oficina das Pedalinas
Homens e mulheres podem aprender a pedalar! Foto: Marina Grando

 

IMPORTANTE!

  • Se cair, levante! Não há nada mais natural e comum quando se está aprendendo uma nova habilidade.
  • Não precisa ter vergonha nem medo de fracassar! Ninguém vai sorrir com deboche.
  • Pare e descanse de vez em quando. Tentar até a exaustão é contraproducente!
  • Essas dicas são fruto das duas oficinas Aprendendo a Pedalar ministradas pelas Pedalinas. Não há regras, apenas algumas constatações!
  • Nos inspiramos nas dicas incríveis do mestre Arturo Alcorta. Vale a pena ler a sessão do site Escola de Bicicleta que fala sobre isso!

Locais em São Paulo

As duas oficinas foram realizadas na Praça conhecida como Praça Vegana – onde a Angélica encontra a Paulista. Lá tem um espaço bacana, sem muitos obstáculos, sossegado, com pequenos declives e (a melhor parte) uma frutaria bem pertinho!

Outro lugar legal é o elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão. Lá tem espaço de sobra e pontos interessantes de declives de todos os níveis. Ele fica fechado para carros – e aberto para pessoas – diariamente a partir das 21:30 e aos domingos e feriados o dia todo.

Você tem mais alguma dica legal? Deixe sua opinião nos comentários!!

59 comentários em “Ensinando adultos a pedalar

  1. Boa tarde! Tenho 55 anos não sei andar de bicicleta. Quero aprender, me ajudem ou melhor nos ajudem! pois vejo que não é só eu.
    Moro em Cabo Frio Rj. Como faço para encontrar a escola de vocês por aqui?

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

  2. Ola, meu filho tem 8 anos e não sabe andar,tento ensinar mas tenho uma pequena de 2 anos que não deixa.Ele é gordinho e cansa rápido, gostaria muito que ele aprendesse a andar.moro em Itu/ são Paulo.vcs se estiver na ativa ainda poderia vir aos domingos aqui.tem uma avenida que fecha aos domingos para ciclistas.se for possível venham ou me mande um vídeo me mostrando um jeito mais fácil de ensinar.grata pela atenção.

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Puxa vida, Sílvia, não tem ninguém, família, amigos, que possa te ajudar aí em Itu? Ir num parque, ou nessa avenida que fecha aos domingos, e um ficar cuidando da menorzinha, enquanto o outro ensina o maior?

      E o “método” pra ensinar adultos é muito semelhante ao utilizado pra crianças. O segredo está no equilíbrio, no equilíbrio “sustentado” pela bicicleta em movimento. E ganhar cada mais autoconfiança, claro. E perdeu o equilíbrio, ou prestes a perder? Ambos os pés no chão, de imediato. E nova tentativa.

      Mas, para as crianças, muito da confiança vem dos pais, né? Você tem que ficar ali ao lado do seu filho, e se afastar um pouco quando ele conseguir pedalar, e voltar a ficar ao lado dele, servindo de apoio físico e psicológico, e assim por diante.

      E quanto a ele cansar logo, outras atividades físicas ajudam. Mas preste atenção: ele dizer que cansa pode estar querendo dizer outra coisa, que não é cansaço físico, viu?

      Ah, e vídeos a respeito? Tem um montão no Youtube, pesquisa lá. Como esse aqui, aliás:

      https://youtu.be/ceXPCY9mCzM

      Thumb up 2 Thumb down 0

  3. “Não precisa ter vergonha nem medo de fracassar! Ninguém vai sorrir com deboche.”

    Vai sim, infelizmente. Eu estou chegando em casa depois de uma primeira tentativa frustrada, que interrompi por me sentir constrangido depois que um sujeito passou rindo de mim. Deboche e platéia são os maiores obstáculos para se aprender depois de velho.

    Comentário bem votado! Thumb up 18 Thumb down 0

    1. Com certeza essas são que debocham são pessoas bem idiotas. Continue tentando mesmo que debochem porque o resultado vale muito a pena.

      Comentário bem votado! Thumb up 10 Thumb down 0

    2. Thiago, o problema é de quem ri/debocha! Não te deixes abater! Estou tentando ensinar minha esposa a pedalar e ela também tem muito receio da crítica alheia! Conselho: tente horários e locais menos frequentados!

      Thumb up 1 Thumb down 0

  4. Também tenho muita vontade de andar de bicicleta, quentinha meus sete anos tentei aprendermos não conseguii, depois nunca mais tentei. Criei meus filhos todos aprenderam e eu tenho hoje 54 anos, e ainda não sei andar de bike, apesar de ser meu sonho aprender andar de bike!! Então decidi ; comprei uma bike e estou tentando, tenho que ser sincera, não está fácil!! Com certeza se eu não aprender até o dia da oficina de bike vir na minha cidade eu vou pedir ajuda para eles.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  5. Lembro de como aprendi a andar de bike anos atrás, meus colegas dizendo para “manter reto”, eu mantendo e a bike inclinando cada vez mais para o lado, kkkkkkk, depois de alguns machucados no joelhos e tornozelo não demorou muito para me habituar, apesar de ainda machucar a canela de vez em quando, hehehe.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  6. Ontem estive com vcs , meu anjo foi o PC(Paulo Cezar) foi muito bom. Se não fosse o cansaço, teria aproveitado melhor. Ele muito educado e paciente. É disso que nós precisamos pois o medo e insegurança é grande. Muito bom o trabalho de vcs. que Deus os abençoe. Helena

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  7. Achei ótimo a idéia das Pedalinas mas moro em Santos e estou procurando ajuda para aprender a andar também. Nunca tive oportunidade de aprender em criança e agora quero muito andar nas ciclovias disponíveis aqui em Santos. Procuro qualidade de vida agora depois de aposentada. Por favor, me mande alguma resposta.

    Grata,

    Julia Miranda

    Thumb up 3 Thumb down 0

  8. Gente,que maravilha!!!um adulto poder aprender a andar de bicicleta,eu queeeeeero!!!Coloquem por favor esse programa aqui na cidade de Maceió/Alagoas!Muito Obrigada.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  9. Oi

    Boa Tarde,

    Eu gostaria muito de agradecer as dicas deste site, pois com elas em 3 dias, consegui aprender a andar de bicicleta e realizar um sonho antigo, pois me achava incapaz de ficar em cima de uma bicicleta, e hoje pude
    fazer o meu 1. passeio de bicicleta. Tenho + de 30 anos e nunca andei de bicicleta. Então sou a prova viva
    que qualquer pessoa pode aprender a pedalar. ESTOU MUITO FELIZ E ME SINTO REALIZADA POR MAIS ESTA CONSQUISTA.

    Muito Obrigada.

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

  10. Que coisa boa de ver!!!! Também estou aprendendo a andar depois de adulta e é muito reconfortante ver que há tantas pessoas com a mesma vontade e dificuldades que eu!!! E melhor ainda, ver que elas estão conseguindo e que há gente disposta a ajudar! Parabéns pelo trabalho!!!

    Thumb up 3 Thumb down 0

  11. LUVAS! usem luvas.

    luvas de ciclismo são baratas (dá pra achar por menos de 20,00) e protegem de verdade.

    não é frescura. quem tá começando costuma cair e a primeira coisa que vai ao chão são as mãos. depois que você machuca a mão da primeira vez, fica quase impossível continuar praticando.

    Thumb up 3 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *