Em uma praia enorme e deserta, durante a cicloviagem de Maragogi a Maceió, em Alagoas. Uma viagem que prometo ainda contar para vocês. A blocagem do selim quebrou lá no meio dessa praia e tive que improvisar, faltavam uns 70km.

Ester quer cicloviajar e precisa de boas dicas

Nossa juventude NÃO está perdida. Enquanto muitos jovens só pensam em fazer logo os 18 anos para poder dirigir, veja o e-mail que recebi da Ester, de 17 anos, de Belo Horizonte. Se você já fez longas viagens em bicicleta, passe um pouco de sua experiência a ela!

Nossa juventude NÃO está perdida. Enquanto muitos jovens só pensam em fazer logo os 18 anos para poder dirigir, veja o e-mail que recebi da Ester, de Belo Horizonte:

Oi, meu nome é Ester, tenho 17 anos e moro em Belo Horizonte. Desde criança adoro bicicleta, mas já faz anos que não ando em uma. Já faz alguns meses que nasceu em mim uma vontade enorme de viajar de bicicleta para a Argentina…

Não tenho muita experiencia nessas coisas, então gostaria de conselhos como onde encontrar mapas apropriados, o que levar exatamente em uma viagem de bicicleta e principalmente qual bicicleta seria melhor para esse tipo de viagem. Serão 3.154 km a serem percorridos, então tenho que adquirir um pouco de conhecimento de rotas, estradas, paradas e etc.

Estou providenciando isso como posso, mas gostaria da ajuda de quem entende disso melhor do que eu… Sei que será uma viagem longa e difícil, mas não vou desistir dela. Serei recompensada com o vento no rosto, o contato com a natureza e claro com a experiência de algo que aos olhos de muitos parece algo inútil e impossível.

Em uma praia enorme, linda e deserta, durante a cicloviagem de Maragogi a Maceió, em Alagoas, uma viagem que ainda vou contar para vocês aqui. A blocagem do selim quebrou lá no meio dessa praia e eu tive que que improvisar com folhas, uma sacola plástica e um parafuso!

Nada é impossível para quem tem vontade, Ester. E essa viagem não é nada inútil: você vai aprender muito pela estrada, principalmente sobre você mesma. Vai partir menina e voltar adulta. Vai conhecer pessoas, lugares, gostos, cheiros, sons. Vai voltar (se não resolver ficar) trazendo muita bagagem: emoções, histórias, lembranças, saudades, fotos na câmera e pessoas no coração. Vai viver intensamente, entender melhor o mundo, aceitar melhor as diferenças.

Ajuda

Se você tem experiência em viagens longas como essa, deixe aqui nos comentários suas dicas e recomendações para a Ester. Minhas viagens até hoje foram curtas (no máximo dois dias) e não tenho experiência pessoal com viagens longas. Dicas de mulheres que cicloviajam são especialmente importantes. Ser recebida por ciclistas nas cidades por onde passar, seria demais.

Indiquei a ela o Clube de Cicloturismo do Brasil, mas experiências, histórias e dicas sempre ajudam e encorajam. Conto com vocês.

22 comentários em “Ester quer cicloviajar e precisa de boas dicas

  1. Olá Ester , fiz minha 1° viagem de bicicleta em uma distância pequena em relação a sua , percorremos 300 km em 2 dias e foi maravilhoso , por ser em uma localidade em que já conhecíamos ocorreu tudo muito bem ; mas fico imaginando com será fazer uma viagem para um lugar onde seja completamente desconhecido para a gente, como está que você está pretendendo fazer.O difícil para mim foi fazer a 1° viagem , agora fico planejando e imaginando como será a nossa próxima aventura.então toda sorte do mundo pra você.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  2. Boa tarde,

    Inicialmente quero te apresentar meu projeto https://www.facebook.com/Costa-do-Mar-Tirreno-de-Bike-501611666658968/?fref=ts

    e aproveito para responder qq pergunta que vc tiver.

    1- Leve pouco equipamento. (menos de 10 kg.
    2- Uma MTB será mais confortável. Eu usei uma aro 29, foi a que achei mais em conta na hora da compra.
    3- Procure viajar em grupo, sozinha(o) pode ficar chato.
    4- Dê preferência por ficar em Albergs ou similares. Camping requer equipamento que significa peso na bike.
    5- Procure um patrocinador.
    6- Planeje a qtd de km que pretende rodar por dia. será sua meta diária por muito tempo. Prepare seu corpo para isso.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  3. Ester, vá com calma primeiro faça alguns trechos longos de no maximo cinco dias de preferencia em lugares que vc tenha apoio para vc ter certeza e se acostumar com as dificuldades que certamente vão acontecer pois viagem de bikee é realmente gratificante principalmente para a alma tenha muito cuidado pois como se encontra gente bõa tambem se encontra gente desagradavel não confie em todos que encontrar o mais que Deus te ilumine e vc faça realmente esta viagem,lembre-se tenha muita caltela… conselho de uma pessoa que teve boas e mas experincis nesta estrada de bike mais nunca deixe de sonhar e realizar

    Thumb up 3 Thumb down 0

  4. Olá Ester,

    Comecei a andar de bicicleta faz um pouco mais de 1 ano, mas nesse ano já fiz várias cicloviagens. Eu mesmo nem acredito que comprei minha bicicleta faz tão pouco tempo, e em menos de um ano parti para uma cicloviagem de Brasília até a Chapada dos Veadeiros.
    Meus amigos e meu namorado partiram de São Paulo de bicicleta e me encontraram em Brasília. E seguimos rumo a Chapada. Nesse trajeto conheci pessoas, dormi no posto de gasolina, mudei de rota, peguei carona no caminhão, conheci os moradores de Alto Paraíso e acampei na casa deles, e conheci as maravilhas da Chapada dos Veadeiros.
    Quando cansei..parei, quando tive sede bebi, quando tive vontade de fazer xixi… fiz no mato e quando quis companhia estava cercada de amigos!
    A viagem foi incrível, e tive experiencias que me fazem sorrir até hoje quando lembro!
    Se quiser saber mais detalhes me manda um email valeriafalcao@yahoo.com.br com perguntas que terei prazer em responder.
    Não desanime quando sentir que as pessoas não acreditam que você consegue, é diferente para todos ver uma menina.
    No meu caso foi importante ter pessoas que confio do meu lado e que me apoiavam e me motivavam sempre!

    Boa Sorte!

    Thumb up 3 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *