
Foto: Aline Cavalcante
Você usa a bicicleta para ir ao trabalho? Conte pra gente!
O Vá de Bike fez essa pergunta aos leitores. Veja algumas respostas que recebemos e conte para nós como é sua rotina com a bicicleta! Quais suas dificuldades? Quais as vantagens?

O Vá de Bike fez essa pergunta aos leitores. Veja algumas das respostas que recebemos pelo twitter e várias outras nos comentários da página.
Quais suas dificuldades? Quais as vantagens? Que caminho você faz? Deixe também o seu depoimento!
@labao55
2 ou 3 x por semana trabalho de bike. Fazendo captação de imóveis percorro em torno de 20 a 30 km.
@xupakavraz
Eu, todo dia, 32km. Quando não vou de MTB, vou de Speed :b
@arthurtortoro
Vou de bike todos os dias, 20 Km (ida e volta)
@hdiogenes
1 vez por semana. 18km cada trecho. #vadebike
@ciclistiane
Uso a Bike para ir ao trabalho e a faculdade, 17km por dia, só não pedalo quando está chovendo.
> Minha empresa não tem chuveiro, como eu faço? < > De bicicleta para o trabalho (vídeo) < |
@pgmenezes
Sim, 2 a 3x por semana, cerca de 8km (16km ida e volta) =)
@DiegoZanini
Vou de bike todos os dias trampar. Distância: 8km – Trajeto: ZL/ZN de SP – Tempo médio no trânsito: 30min para ir e 20 para voltar.
@ciclorganico
Sim, uso. De 3 a 5 x por semana. 10km de ida + 10km de volta. So n uso qdo chove em Chuvaville (Joinville)
@fnorte
Venho todo dia, geralmente são 4kms, mas umas 2 ou3 vezes por semana espicho uns 20km para relaxar.
@llmuniz
Uso bike de várias maneiras para ir ao trabalho, de dois a três dias por semana. O percurso mais usado tem 66Km, ida e volta.
@alvarodiogo
Vou de bike ao trabalho todos os dias. Trajeto de 1,5 km de descidas predomintes na ida e consequentemente subidas mortais na volta
@thiagobusse
Sim, vou de Bike para o trabalho de 2a a 6a, faça chuva ou faça sol. 40km (ida-volta). E pedalo para discontrair nos fds!!!
@oCebo
Todo dia com chuva ou sol. Mínimo de 12km ida e volta, mas as esticadas para treinar são frequentes. Ai pedalo uns 30Km por dia.
@leonorfco
eu vou trabalhar de bike em média 2x por semana. Pra ir e voltar é 7km. Pertinho, né?
E você, vai de bicicleta para o trabalho? Com que frequência? Qual a distância? Vai com a roupa de trabalho ou se troca quando chega? Conte aqui nos comentários!
Gostaria de algumas dicas, pois tenho muita vontade de largar o transporte deficiente publico, e começar a ter uma saúde melhor, moro em Taboão da Serra, e trabalho na República, meu trajeto tem 44Km e ida e volta somados! alguém teria uma base de tempo, para que eu possa ter uma pequena noção de tempo!
Ralff, eu vou falar pensando no seguinte trajeto: Não sei onde vc mora no Taboão, mas o “melhor” caminho seria pegar a Rod. Régis, av. Pirajuçara e Eliseu de Almeida. De lá, vc pega a Av. Vital Brasil, Av. Lineu de Paula Machado (conhecida como rua do jóquei) e a ciclovia da Av. Brig. Faria Lima. Aí, na minha opinião, o melhor caminho seria ir por dentro do Jardins (Gabriel Monteiro da Silva ou alguma paralela). De lá, pega a Av. Angélica até lá na Amaral Gurgel e pronto, vc está na Praça da República. No começo, vc vai levar cerca de 1:30 pra fazer esse trajeto. Provavelmente, qdo estiver mais em forma, conhecendo os melhores caminhos, vc vai conseguir fazer em 1:00, 1:15…. agora uma sugestão: Se não houver banheiro no seu trabalho, faça o caminho beeeem na moral e dá uma parada na Pça Buenos Aires, lá no Higienópolis, pra “secar” o suor. Vc vai precisar de uns 15 a 20 minutos pra baixar a temperatura do corpo – ou seja, seu tempo de viagem vai ficar próximo de duas horas (2:00). De lá, é só descida até a pça da República. Boa sorte e se for realmente fazer isso, me dá um toque que podemos combinar de ir juntos!
São 15Km pra ir e 15 para voltar do trabalho.
Todos os dias.
Uma das melhores escolhas que já fiz…
Excelentes dicas, tive que ler todas para que as minhas não fossem repetidas.
Depois de vários anos no Exército fazendo acampamentos, aprendi alguma coisa sobre improvisar um banho.
O banho não é apenas higiene, mas eleva o moral do combatente.
Nos acampamentos sempre levamos um pouco de álcool em gel e um pano Perfex. Dá para esfregar no corpo todo, não fica cheiro nenhum. É uma solução semelhante ao lenço umedecido, mas MUITO mais barata.
Já fiquei tomando banho assim durante vários dias seguidos, e o resultado foi satisfatório, até mesmo com lama e barro em todo o corpo. Aliado a um perfume, dá até para ir pra night…
Outra dica (esta mais específica) é adaptar um motor elétrico à bike, usá-lo na ida, e pedalar na volta. Para quem fica suado mesmo quando parado na sombra, como eu, esta é a única solução viável.
Excelente sua contribuição, Rogério!! Mto obrigado por compartilhar!
Eu uso a bike para ir ao trabalho a mais de dez anos,morava em S. José dos Campos e a 6 estou em Guaratinguetá,onde o percurso era de 13 Km para ir e 13 km para voltar na primeira fábrica que trabalhei nesta cidade, atualmente estou em outra cuja distância é menor cerca de 6 km para ir e 6Km para voltar.Nestas industrias existem vestiários e chuveiros a disposição, e em S. José tbm lá o percurso era menor para ir cerca de 4Km, já a volta eu esticava para 13km e aproveitava para curtir o pedal. Sou um ciclista convicto faça chuva ou Sol, no frio, de madrugada (trabalhei em um horário das 17horas as 02 horas da manhã)em qualquer horário e situação não troco a magrela por nada e detalhe nestas industrias existe transporte para os funcionários mas eu dispenso,sempre estou de bike, nada paga o prazer de depois de uma jornada de trabalho sair e ter liberdade de escolher meu caminho sentindo o vento no rosto e observando a cidade e suas peculiaridades que na velocidade dos automóveis é impossível perceber, de bike a vida é mais colorida, e de brinde me mantenho em forma aos 48 anos mas com uma aparência jovial e muito mais disposição e Feliz. Boas pedaladas a todos.
Sou médico e somente num dia da semana não vou para o trabalho de bike. Minha mulher não deixa pois obrigatoriamente tenho de passar por uma via expressa que liga Salvador ao aeroporto! Uso a bike também todas as vezes que tenho de me deslocar sozinho e não vou fazer compras grandes. Em janeiro de 2013 completo um ano de troca do carro pela bike!
Em 2011 trabalhava em São Bernardo e Santo Andre, 40km por dia todos os dias, rodei mais de 10000km. Este ano, estou trabalhando na Barra Funda , 30km por dia. Faz tempo que que não sei o que é IPVA, licenciamento, multa:)Só alegria!!
Vou todos os dias de bike, 4 km para ir e 4 para voltar, chego suada mas adoro!
Com a ajuda de amigos e do meu marido, esse ano consegui vencer o medo e passei a andar de bike pela cidade. Vou de bicicleta para o trabalho de 2 a 3 vezes por semana, são aproximadamente 13 km (ida e volta), há 1 mês. Saio de Perdizes e vou até o Jardim Europa, um trajeto simples e com apenas alguns trechos mais chatinhos (quando a Av. Sumaré vira Av. Henrique Schaumman, por exemplo), mas ainda assim bem seguro, pois ando a Av. Sumaré toda na ciclovia. Ela ainda não está terminada, mas já dá pra andar bem nela. No trabalho tem chuveiro e tomo banho por lá, e carrego minha roupa numa mochila (ainda não tenho bagageiro na bike, preciso colocar urgente!). Estou adorando andar de bike! É uma experiência incrível, mesmo com todos os percalços que enfrentamos no trânsito. Se eu soubesse que era tão bom, teria começado antes…
É MESMO A GENTE NUNCA SABE O QUANTO AS COISAS SÃO BOAS ATÉ EXPERIMENTAR….BOAS PEDALADAS…
Só não uso bike, qdo preciso transportar computadores de clientes, nesse caso pego taxi, no demais uso a bike pra tudo dentro de SP, já fiz distancia como sair da lapa e ir até o Jabaquara atender a um cliente!
Da minha casa até a loja onde trabalho são 10km, divido as ruas e pontes como a da freguesia do ó e viaduto da lapa diariamente!
Vou de bike para o trabalho todos os dias a 3 mes. São 15 km em cada trecho. É impressionante quando escolhemos o melhor caminho, como fica fácil e seguro fazer o trajeto. Chego rapidinho, tranquilo e sem quase suor algum. Se soubesse que seria tão simples assim, teria trocado o carro pela bike a muito tempo.
Comentário bem votado!
4
0
Antes vinha so de moto para o trabalho, agora comecei a vir de bike, total 36km ida e volta, levo outra roupa na mochila, tomo banho de gato e seco na toalha, pois banho de gato pois não tem chuveiro aqui. Até em dia de chuva to vindo, moto so as vezes, economia de gazoza e academia.
começei hj, senti meio cansaço mais tudo bem…
ate a disposição aumenta !
Um adendo ao que já escrevi:
Ontem e hoje tive que ir para a Paulista em um cliente. Ia passar o dia inteiro lá e era necessário ir de terno. E, claro, não consegui pensar em ir estilo sardinha para o trabalho. Fui de bike mesmo. … a experiência foi muito boa. Só precisei colocar uma camiseta de algodão por baixo da camisa (para absorver o suor ao subir a Abílio Diniz) e levar uma outra para voltar (ou poderia voltar suando a camisa social mesmo…!). E subi as mangas. De manhã, apesar de ter percorrido toda a Av. Indianópolis e Rep. do Líbano, quase não suei, pois o ar fresco da manhã realmente ajuda a baixar o calor.
Fiquei positivamente surpreso com a quantidade de “engravatados” circulando pela Paulista de roupa social (fora outro tanto de bermuda e camiseta). O trânsito de SP está mudando. Nos três anos que estou de volta na Paulicéia neurótica, percebo essa mudança no trânsito.
Resumindo: bike + terno + tempo bom = pedal matinal até a Paulista.
Que legal seu relato, Kristhian. Quando preciso ir de paletó a algum lugar, eu o dobro com cuidado e coloco no alforge. Usar uma camiseta de algodão por baixo realmente ajuda, ela absorve a transpiração e, ao chegar no destino, você a retira e guarda na mochila, dentro de uma sacola.
Esses dias vi um rapaz pedalando, engravatado, uma bicicleta do Bike Sampa, enquanto comia o lanche que era seu café da manhã. Cena inimaginável em São Paulo alguns anos atrás. Se fizessem hoje uma pesquisa com a população para levantar de fato quantos usam a bicicleta em seu deslocamento ou parte dele (a pesquisa O/D só conta o modal principal), ficaríamos espantados. E teríamos um poder de argumentação bem maior para pedir segurança e infraestrutura. Vai ver é por isso que não o fazem…
Uso minha bike pra tudo , principalmente para ir ao trabalho e visitar clientes . Moro há 5 kilometros de casa e levava de carro 15 a 20 minutos, com minha bike eletrica levo de 5 a 8 minutos e na volta levava de 20 a 30 minutos de carro, hoje volto em horário de pico e levo entre 10 e 15 minutos.
Nunca fui ciclista , mas com a minha bike eletrica eu SOU UM CARRO A MENOS NAS RUAS, apesar da grande recisistencia das pessoas , com meu jeitinho vou convencendo todo mundo que é melhor ser uma ciclista eletrica do que ser uma pessoa sedentária .
Minha bike é um conceito e sei que ainda leva um tempinho para que as pessoas entendam que exercicio é sempre bom ( caminhar , pedalar uma comum ou usar a minha eletrica que me proporciona um exercio leve todo dia, mas é exercicio ). Uso o pedal 90 % do tempo e o motor 10 % do tempo . Minha bike me dá segurança principalmente quando abre o farol e quando estou subindo uma ladeira e vem um carro a toda atrás, ai eu consigo desenvolver uma boa velocidade e me sinto mais segura.
PARABÉNS a todos nós que optamos por ir e vir de forma mais saudável, seja a pé, de bike comum ou eletrica. Espero que em breve outras pessoas possam sentir o que é estar num veiculo SUSTENTÁVEL, que não polui que me faz desembolsar em media R$ 5,00 por mês na conta de luz e que me dá muito prazer e BEM ESTAR.
Vou todos os dias da semana, uso o vestiario do local de trabalho, a unica parte ruin é que a bike fica no tempo.
A distancia é de 15 km ida e volta.