Foto: Willian Cruz

Minha empresa não tem chuveiro, como eu faço?

Veja as 4 dicas fundamentais e as 11 sugestões complementares para essa situação, mostrando que é viável chegar de bicicleta para um dia normal de trabalho.

Foto: Aline Cavalcante

A dúvida é muito comum: como fazer para ir trabalhar de bicicleta, se minha empresa não tem chuveiro e nem vestiário? Não é impossível, tanto que muita gente já faz isso.

As quatro dicas abaixo são essenciais. Com elas, você poderá até pedalar com a mesma roupa que pretende usar no trabalho e talvez nem precise das outras dicas dessa página.

  • Pedale devagar: Se você pedalar rápido, chegará como se tivesse corrido; pedalando mais devagar, chegará como se tivesse caminhado.
  • Faça paradas: Quando perceber que está transpirando mais do que gostaria, pare na sombra por alguns minutos. Beba um pouco de água, respire fundo. Percebendo que a transpiração diminuiu, recomponha-se e prossiga.
  • Refrigere-se: Leve água gelada, mesmo em dias frios. Ela é seu ar condicionado de dentro para fora.
  • Use um bagageiro: Levar a mochila nas costas faz você transpirar bem mais. Instale um bagageiro na bicicleta, prenda bem a mochila nele e descubra a diferença. Você não vai mais querer levá-la nas costas.
    .

Sugestões complementares

Se a distância é muito longa, há muitas subidas, está quente demais ou você simplesmente ainda não se sente bem só com as recomendações acima, tente essas:

  • Banho antes: Se possível, tome um banho antes de pedalar. Ajuda bastante a não ficar com odor ao transpirar.
  • Antitranspirante: Parece óbvio para alguns, mas não custa reforçar: use sempre um antitranspirante, antes e depois da pedalada.
  • Cabelos: Se você tem cabelos bem curtos, pode lavá-los na pia também. Nem precisa xampú, água em abundância já resolve. A garrafinha de água quebra um galhão nessa hora: coloque a cabeça em cima da pia (ou do vaso sanitário, caso seja um banheiro coletivo e você queira fazer isso de forma mais reservada) e jogue a água por cima.
  • Toalha: Leve uma toalha de rosto. Seque com ela o que você tiver lavado (rosto, axilas, cabelo) e depois use a mesma toalha, que ficou úmida, para limpar o resto do corpo.
  • Playground: Limpe a área genital com lenços umedecidos.
  • Roupas: Leve na mochila uma muda de roupa completa e se troque no banheiro. É importante levar principalmente outra roupa íntima e um novo par de meias.
  • Bermuda: Recomendo pedalar de shorts ou bermuda, para não sujar a calça na corrente ou nos raios das rodas, mas se estiver frio (ou você não puder entrar assim na empresa para depois se trocar) você pode prender a barra da calça junto à perna com um velcro, ou mesmo enrolá-la para cima até pelo menos o meio da canela.
  • Sacolas: Leve sacolas plásticas para embalar a roupa suja. Leve a roupa limpa também dentro de uma sacola plástica, assim se chover no meio do caminho ela continuará seca.
  • Roupa social: Precisa levar uma camisa que amassa? Dobre-a e coloque dentro de uma daquelas pastas plásticas mais altas, retangulares, que se usa em escritórios. Coloque a pasta na mochila ou no bagageiro. Algumas lojas de roupas usam um truque para expor uma camisa sem que ela amasse: a peça é dobrada em volta de um pedaço de papel cartão ou papelão, encaixado por baixo e atrás do colarinho, que pode ser improvisado cortando no tamanho correto. Uma calça social pode ir dentro dessa mesma pasta, com a camisa dobrada em volta dela para não ficar com marcas.
  • Perfume: Você pode passar um perfume depois de se limpar. Mas não exagere, para não pensarem que você está tentando mascarar algum cheiro de suor (acredite, você não o terá se seguir as dicas acima).

 

Mas preciso trabalhar de paletó!

Não tema! Há solução! Veja aqui nossas dicas para quem precisa levar o paletó e ficou meio na dúvida de como fazer.

 

Dicas em vídeo

Veja no vídeo abaixo as recomendações da Dorothee, do site Earth First. Ela diz algumas coisas bem legais para quem está começando e mostra que até mulheres preocupadas com a aparência depois da pedalada podem adotar a bike, com um pouco de inteligência e boa vontade. Está em inglês, sem legendas, mas fiz um pequeno resumo, que coloquei logo abaixo do vídeo.


Basicamente, o que ela diz é:

  • Leve uma camiseta limpa na mochila, para se trocar quando chegar ao destino. “É por isso que os ciclistas costumam usar mochilas”.
  • Limpe as axilas com lenços umedecidos.
  • Se o capacete estraga seu cabelo, use uma bandana.
  • Se você não quer chegar de capacete e suado no destino, pare em algum lugar antes para se trocar no banheiro.

Veja também as dicas dos leitores nos comentários aqui da página.

E se você tem alguma dica boa ou uma crítica às recomendações acima, comente também! 🙂

140 comentários em “Minha empresa não tem chuveiro, como eu faço?

  1. Legal, gostei. Eu comecei a pedalar há anos, para ir à faculdade e ao trabalho, também. Como nós mulheres temos mais opções de nos vestirmos de maneira criativa, diferente dos homens, acho que é um motivador, para que mais mulheres adotem a bike como meio de transporte.
    No meu caso, o cabelo é o meu maior problema. Eu tenho o cabelo comprido. Tenho uma tendência genética muito grande em transpirar pelo couro cabeludo, nuca e região frontal. Quando chegava ao meu destino, meu cabelo chegava completamente molhado de suor, pingando mesmo. Isso acontece porque eu prendia o cabelo como um coque, ou com elástico. Esse arranjo nos cabelo, faz com que o calor se acumule abaixo das camadas que o cabelo cria, gerando uma mini-sauna na cabeça, e ai por isso o couro não respirava e gerava muita sudorese.
    A minha dica para as meninas, é fazer maria-chiquinha, sim. Isso divide as mechas dos cabelos e permite que o ar circule melhor rente ao couro cabeludo. E mesmo de eu transpirar, o cabelo permanece sequinho, pois ele fica fora da zona de transpiração. E depois, dava pra enganar com uma toalha. Usar talco no couro cabeludo pra finalizar a secagem ajuda também!
    Vamos pedalar, garotas!

    Comentário bem votado! Thumb up 9 Thumb down 0

  2. A empresa onde trabalho mudou sua sede para um bairro pertinho da praia onde sempre dou umas pedaladas nos finais de semana. Então, resolvi unir o útil ao agradável e troquei o carro pela bike para ir trabalhar. São cerca de 16km todos os dias, e já estou sentindo os benefícios no meu corpo e na minha qualidade de vida. Um banheiro foi disponibilizado, levo uma muda de roupa na mochila e logo estou pronto pra jornada. Recomendo a todos e garanto que em muito pouco tempo sentirão os benefícios do uso diário da bicicleta.
    Moro em Aracaju.

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *