Monotrilho da Zona Leste de São Paulo terá ciclovia ao longo da linha
Ciclovia e bicicletários nas estações são exigências ambientais da obra. Via de bicicletas ficará no canteiro central, sob o monotrilho.
O leitor Rubens de Oliveira Costa nos perguntou se haveria alguma ciclofaixa ou ciclovia acompanhando o monotrilho da Linha 2 – Verde, na Zona Leste da capital paulista. Em uma pesquisa rápida, encontramos esta notícia no site do vereador Chico Macena, explicando que as licenças ambientais trazem uma lista de exigências, entre elas a construção de ciclovia e bicicletários.
As notícias mais recentes no site do Metrô informam sempre que “está previsto um programa de tratamento paisagístico no entorno da linha, com área verde e ciclovia, para tornar o ambiente harmonioso, agradável e completamente integrado à vida da população”.
A ciclovia teria 10,3 quilômetros e seria construída sob o monotrilho, no canteiro central. Pelo que pudemos entender, haverá bicicletários em todas as estações. Também será realizada adaptação dos cruzamentos no entorno dessas estações, para atender a portadores de necessidades especiais.
Segundo o Metrô, o trecho entre Vila Prudente e Oratório deve ficar pronto em 2013 em 2014. Veja mais informações sobre a obra nesta matéria, da Folha de Vila Prudente.
Terá bicicletario no metro vila prudente ? E qual horário de funcionamento?
1 0
A base da ciclovia da Anhaia entre Vila Prudente e Oratório já está quase toda pronta, os postes de iluminação quase todos instalados e já está sendo até pintada, faltando os outros detalhes. Das vezes que olhei achei bem promissora, ótima largura e pavimento, com o crescimento do paisagismo o resultado ficará bem melhor que antes.
Já as árvores que foram retiradas boa parte foi replantada na avenida ou próximo.
1 0
Olá gostaria de deixar minha opinião sobre as ciclovias como Profissional da área urbana.
Eu sou Arquiteta e Urbanista da região e tive até como Trabalho de Conclusão de Curso a realização de um Parque Ecológico da Vila Prudente localizado no terreno da antiga fábrica das linhas correntes, com prédios culturais como teatro, biblioteca, espaço de música e dança tudo integrado com a pista de caminhada da Zelina e com o Centro Esportivo Arthur Friedenreich. Se quiserem está no meu site para olharem. Mas infelizmente esse terreno foi utilizado para manobra e manutenção do monotrilho. E as árvores sumiram!!! (indignação)
Pois bem nos sobrou esses maravilhosos espaços que ficaram em baixo do monotrilho por toda a Av. Anhaia Mello, que precisamos exigir sim pessoal que mora na região, para que seja feito áreas verdes com ciclovias e pistas de caminhada por todo esse percurso, pois se não vocês sabem muito bem o que vai sobrar para esses espaços, exemplo o minhocão. Terá sim mendigos e pessoas usuárias de drogas. Isso é sério. Imaginamos nós que moramos na região, será assalto atrás de assalto se não houver um bom uso para esses espaços com uma ótima iluminação.
Por favor, vamos nos unir e exigir esse projeto. Isso não é brincadeira.
Não se pode somente fazer um projeto de mobilidade urbana de metro, monotrilho, o que for e ter um descaso com a parte de áreas livres que sobram. Por que será que é bem diferente quando vamos para o Ipiranga, Av. Nazaré e D. Pedro. Óbvio são as árvores.
Entendo que poderia ser feito as ciclovias na Avenida Vila Ema, dentro dos bairros. Mas não é só isso. É saber utilizar um espaço que está sem vida e que nos causará transtornos futuros.
E outra, ciclovia NÃO É CONCORRÊNCIA com metro e sim OPÇÃO de transporte e lazer!
Vamos melhorar o que está ruim e concertar o errado. Espaços de ciclovia e lazer nunca é demais.
Espero que possamos nos unir de verdade por essa causa.
Arquiteta Caroline Pereira
Comentário bem votado! 10 1