
Foto de junho/2012 (Metrô-SP - Divulgação)
Monotrilho da Zona Leste de São Paulo terá ciclovia ao longo da linha
Ciclovia e bicicletários nas estações são exigências ambientais da obra. Via de bicicletas ficará no canteiro central, sob o monotrilho.

O leitor Rubens de Oliveira Costa nos perguntou se haveria alguma ciclofaixa ou ciclovia acompanhando o monotrilho da Linha 2 – Verde, na Zona Leste da capital paulista. Em uma pesquisa rápida, encontramos esta notícia no site do vereador Chico Macena, explicando que as licenças ambientais trazem uma lista de exigências, entre elas a construção de ciclovia e bicicletários.
As notícias mais recentes no site do Metrô informam sempre que “está previsto um programa de tratamento paisagístico no entorno da linha, com área verde e ciclovia, para tornar o ambiente harmonioso, agradável e completamente integrado à vida da população”.
A ciclovia teria 10,3 quilômetros e seria construída sob o monotrilho, no canteiro central. Pelo que pudemos entender, haverá bicicletários em todas as estações. Também será realizada adaptação dos cruzamentos no entorno dessas estações, para atender a portadores de necessidades especiais.
Segundo o Metrô, o trecho entre Vila Prudente e Oratório deve ficar pronto em 2013 em 2014. Veja mais informações sobre a obra nesta matéria, da Folha de Vila Prudente.
Terá bicicletario no metro vila prudente ? E qual horário de funcionamento?
A base da ciclovia da Anhaia entre Vila Prudente e Oratório já está quase toda pronta, os postes de iluminação quase todos instalados e já está sendo até pintada, faltando os outros detalhes. Das vezes que olhei achei bem promissora, ótima largura e pavimento, com o crescimento do paisagismo o resultado ficará bem melhor que antes.
Já as árvores que foram retiradas boa parte foi replantada na avenida ou próximo.
Olá gostaria de deixar minha opinião sobre as ciclovias como Profissional da área urbana.
Eu sou Arquiteta e Urbanista da região e tive até como Trabalho de Conclusão de Curso a realização de um Parque Ecológico da Vila Prudente localizado no terreno da antiga fábrica das linhas correntes, com prédios culturais como teatro, biblioteca, espaço de música e dança tudo integrado com a pista de caminhada da Zelina e com o Centro Esportivo Arthur Friedenreich. Se quiserem está no meu site para olharem. Mas infelizmente esse terreno foi utilizado para manobra e manutenção do monotrilho. E as árvores sumiram!!! (indignação)
Pois bem nos sobrou esses maravilhosos espaços que ficaram em baixo do monotrilho por toda a Av. Anhaia Mello, que precisamos exigir sim pessoal que mora na região, para que seja feito áreas verdes com ciclovias e pistas de caminhada por todo esse percurso, pois se não vocês sabem muito bem o que vai sobrar para esses espaços, exemplo o minhocão. Terá sim mendigos e pessoas usuárias de drogas. Isso é sério. Imaginamos nós que moramos na região, será assalto atrás de assalto se não houver um bom uso para esses espaços com uma ótima iluminação.
Por favor, vamos nos unir e exigir esse projeto. Isso não é brincadeira.
Não se pode somente fazer um projeto de mobilidade urbana de metro, monotrilho, o que for e ter um descaso com a parte de áreas livres que sobram. Por que será que é bem diferente quando vamos para o Ipiranga, Av. Nazaré e D. Pedro. Óbvio são as árvores.
Entendo que poderia ser feito as ciclovias na Avenida Vila Ema, dentro dos bairros. Mas não é só isso. É saber utilizar um espaço que está sem vida e que nos causará transtornos futuros.
E outra, ciclovia NÃO É CONCORRÊNCIA com metro e sim OPÇÃO de transporte e lazer!
Vamos melhorar o que está ruim e concertar o errado. Espaços de ciclovia e lazer nunca é demais.
Espero que possamos nos unir de verdade por essa causa.
Arquiteta Caroline Pereira
Comentário bem votado!
10
1
Tenho uma bicicleta eletrica, faço o percurso de 13km vila ema/aclimação gasto menos tempo de bike do que de carro ou metro. 40 minutos bike, 1 hora carro e 1:30 de metro + onibus. Recentemente um carro me fechou na av dianopolis . cai da bicicleta, felizmente nao tive ferimentos graves. a ideia da ciclovia é otima, mas o ideal seria que ela estendesse até o centro ou pelo menos até o ipiranga. os ciclistas da regiao da sapopemba nao tem nenhuma rota “segura” para andar. Seria uma mão na roda pra gente que quer utilizar transporte alternativo. O icnentivo fiscal para compra das bikes esta chegando, só falta investir na segurança das rotas. Como 40% dos motoristas compram a carta. por enquanto somos só nós e DEUS.
Comentário bem votado!
6
0
Antes de chegar à Zona Leste, o Monotrilho vai trafegar pela região SUDESTE
Vila Prudente, PARQUE SÃO LUCAS, Sapopemba, estão no SUDESTE
Na primeira leitura, não me havia atentado: São 10,3 km de ciclovia para uma linha de monotrilho de 24 km? Vai faltar ciclovia…
Eu havia baixado o EIA-RIMA da obra, mas não me atentei a este detalhe.
Espero ansiosa para o termino das obras, mas o que me deixa muito triste e ver que estão derrubando as poucas arvores da Av. Anhaia Melo e Sapopemba e não estão replantando nada, desta forma não vai adiantar ciclovia pois o transito la muito carregado de caminhos e fica praticamente impocivel de respirar.
Comentário bem votado!
5
0
Krika, geralmente isso é feito através de um TCA (Termo de Compensação Ambiental). Algumas árvores são replantadas, outras são compensadas com o plantio de mudas. Mas sou solidário nessa sua preocupação, principalmente por saber que parte das árvores replantadas morre e parte das mudas não chegará à idade adulta, além de que a compensação devia ser no entorno do local afetado, não em algum parque distante, como costuma ser feito.
O que me consola nesse caso é que há a promessa de um “trabalho paisagístico” que, espero, inclua o plantio de árvores.
Comentário bem votado!
5
0
Antes tarde do que nunca.Ciclovia será benvinda se vier junto com ela projeto paisagistico aberto e a educação dos motoristaas para respeitarem os ciclistas.Nos países que adotam a bicicleta como meio de transporte tão importante ou igual ao metrô ;tem leis mais severas aos infratores. Essa educação no transito deveria ser diciplina na escola , não apenas depois de adulto.Quanto á ocupação do monotrilho: ele não dará conta dos passageiros que já saturam o metrô.Governantes não sabem o que é TENTAR entrar no metro-linha vermelha- em horário de pico…só outras linhas convergentes resolveriam o problema…Quando estou nas estações de metro em horário de pico onde só tem passageiro da cidade, imagino na época da copa…VAI SER O CAOS…SERÁ QUE NINGUEM VÊ????
Vai precisar de manifestação para agilizar ou realizar estas obras. Ficar omisso nesta histórica ocasião, é pedir que não se faça nada.
Eu tb só acredito vendo. Até hoje não fizeram as contrapartidas pela ampliação da Marginal Tietê.
Comentário bem votado!
6
0
(Por favor leia com voz de Silvio Santos na cabeça)
Má eu só acreditooooo…
…VENDOOOOOO
Comentário bem votado!
5
1
Curiosidade de leigo: sendo o monotrilho menor que o metrô, mesmo com ciclovia embaixo, espero que permitam o embarque de bikes como é feito hoje. Uma coisa não anula a outra.
Pela demanda de opções de transporte, acredito que até se fizessem 2 monotrilhos, um ao lado do outro, eles iriam cheios. Logo, podem ter certeza que essa ciclovia não irá “tirar gente” do metrô.
Comentário bem votado!
8
0
Acho que Gerd tem razão; Ciclovia para concorrer com o Metrô não me parece ser muito útil ; O melhor será Ciclovia ou Ciclorota periférico que permita que os usuário de bike consiga chegar até uma estação , deixar a bike com segurança e continuar de Metrô ao seu destino e vice versa; Será que é muito difícil ? Eu sou biker e faço isso na linha azul, porém sem ter ciclovia.
É um bom argumento, mas acho que a Anhaia Melo é um caso especial. Ela não cruza com praticamente nenhuma grande avenida (tirando a Salim Maluf, que vai cair já perto do final da linha de monotrilho). A maioria das ruas ao redor da Anhaia Melo são residenciais e pouco movimentadas, ou seja, não são tão perigosas para o ciclista que quer somente chegar até a Anhaia Melo.
Além disso, como o Alex abaixo disse, esse monotrilho vai ser bastante lotado, especialmente quando inaugurar o trecho até a Cidade Tiradentes. Logo a ciclovia vai ser um jeito pro trabalhador evitar o sufoco e chegar até a linha verde do metrô (que provavelmente vai estar lotado também, mas pelo menos o metrô ainda mais rápido que o monotrilho).
Finalmente, imagino que pro governo do estado, o custo de implementar essa ciclovia vai ser relativamente baixo pois vai aproveitar o estrutura sendo feita pro monotrilho, então teremos mais chance de vê-la pronta.
Comentário bem votado!
5
0
Acho difícil finalizar em 2013… A estação Fradique tinha previsão de entrega em 2009 e as obras seguem paradas… para lembrar, estamos em 2012
Comentário bem votado!
9
0
Desculpe, mas não acho que entendi seu comentário. Nos dias que peguei o metrô recentemente, eu vi trabalhadores nas duas estações entre Faria Lima e Paulista. Seria no entorno das estações que seguem paradas ou tudo mesmo?
Enfim, Eu acompanho o site do metrô e sempre mostra um vídeo por mês sobre a evolução das obras em cada linha. Vale a pena conferir: http://www.metro.sp.gov.br/obras/linha-4-amarela/index.aspx
Concluindo, concordo com sua afirmação que é difícil finalizar em 2013. E quando concluir será um trecho curto… =(
Espero que a ciclovia tenha iluminação adequada e algum verde acompanhe todo o trajeto. Basta de concreto…
Comentário bem votado!
11
0
É bom que haja ciclovia ao longo da Anhaia Melo, mas melhor seria se se preocupassem em complementar metrô e bicicleta, não concorrer: fazer ciclovias perpendiculares à linha, que facilitassem o acesso de bairros vizinhos ao monotrilho.
Poucos arriscariam a substituir todo o trajeto por bicicleta, normalmente muito longo para os que moram em locais mais periféricos; muitos poderiam se animar a trocar o trecho alimentador (feito a pé ou de ônibus) pela bicicleta, usando os bicicletários para prosseguir a viagem de metrô.
Comentário bem votado!
9
2
Gerd, acho que as duas coisas se complementam. Apesar de seguir a linha do monotrilho, a ciclovia será feita em um fundo de vale, geograficamente ideal para trafegar de bicicleta. Atenderá principalmente para quem chega à Vila Prudente, vindo dos bairros mais a leste. Apesar de pouco receptiva, a Anhaia Melo é hoje uma das melhores opções e o único trecho onde há uma paralela viável é entre o Jardim Avelino e a Ibitirama (R. José dos Reis). No resto, qualquer alternativa implica em aclives (como nas ruas dentro dos bairros), em risco maior ao ciclista (como nas avenidas Vila Ema e Oratório) ou em aumento relevante da distância (ao optar pela Av. Sapopemba, por exemplo).
Comentário bem votado!
7
0
Olá Willian, Boa noite. Utilizei este percurso durante um ano e meio. Eu morava na avenida sapopemba (altura do número mil) e trabalhava na rua Camilo Haddad (Uma travessa da avenida Anhaia Mello). Depois de muitos testes – pois fazia este percurso todos os dias, eu aconselharia ao ciclista utilizar a avenida Vila Ema em vez da Anhaia Melo nos dias de semana e em horários comerciais. Explico os motivos:
1 – Avenida Anhaia Melo os carros andam em alta velocidade e tiram muitas finas. São bem intolerantes
2 – Há muitos carros estacionados e constantemente portas se abrem
3 – Muitos caminhões à direita e em alta velocidade (lembro que cruzava diariamente com caminhões que levavam concreto pois havia uma firma ali)
4 – Muitos carros virando à direita e vindo em alta velocidade, acabavam muitas vezes fechando o ciclista.
5 – Como há obras do monotrilho, existe muita sujeira na pista, como pedras, terra, etc
6 – Quando chove o risco é enorme, pois a sujeira se espalha ainda mais
7 – Por ser uma via expressa, há mais intolerância às bikes.
Vantagens de trafegar pela avenida Vila Ema
1 – Os carros e motos andam em baixa velocidade pois há muitos semáforos, pedestres, entra e sai de loja, carro estacionando, ônibus nos pontos, etc
2 – Embora haja alguns aclives, são bem leves e até um ciclista iniciante consegue manter uma boa velocidade
3 – Há muitos ciclista utilizando a via, inclusive adolescentes.
4 – É possível acompanhar bem o trânsito, geralmente a bicicleta está em velocidade maior que a dos carros
5 – Há menos finas, pois a via é estreita e é possível ocupar a faixa inteira, mantendo uma velocidade compatível.
6 – Embora haja muitos ônibus e lotações, dificilmente eles ultrapassam pois como disse anteriormente, há muitos pontos de ônibus, pedestres, caminhões de empresa entrando e saindo.
7 – Por não ser uma via expressa, há mais tolerância com a bicicleta.
8 – As motos também andam em baixa velocidade, diferente da Av. Anhaia Melo.
9 – A via é de duas mãos e sempre bem carregada, como a pista é uma única faixa, há bem poucas chances de ultrapassagens.
Escrevo por experiência própria. Já utilizei as duas vias e acabei optando pela avenida Vila Ema. Porém, cada ciclista percebe como se sente melhor e mais seguro ao pedalar.
Exemplos: http://www.folhavp.com.br/acontece-na-regiao/995-motociclista-morre-apos-ser-esmagado-por-caminhao-na-anhaia-mello-.html
http://www.folhavp.com.br/acontece-na-regiao/1009-numero-de-mortes-aumenta-a-cada-ano-na-anhaia-mello.html
Comentário bem votado!
4
0
Obrigado pelo depoimento, Renie! Morei na Av. Vila Ema quando criança e cresci ouvindo que a rua era perigosa, que era preciso cuidado até para andar na calçada, porque “poderia aparecer um louco” dirigindo. Os atropelamentos de crianças e os acidentes graves com automóveis, com pessoas gritando de dor de dentro dos carros, devem ter me deixado com medo dela “para sempre”.
Legal Willian, Vale dizer que a avenida Vila Ema é bem perigosa mesmo. Ela é mais segura comparada à Anhaia Melo, mas no geral é uma via complicada também. Um abraço
Eu faço o caminho usando a Sapopemba, acho bem mais tranquila…
Saio pela Barreira Grande, Sapopemba, Orfanato, Viaduto Pacheco Chaves, R: dos Patriotas, Ricardo Jaffet e subo a Luis Goes, depois Loefgreen..
Como saio cedo de casa, aproximadamente às 5:50 não pego tanto movimento de carros, o caminho é bem tranquilo, logico que tirando a subida da Orfanato.
Abraços e sorte a todos.
Comentário bem votado!
5
0
Na av. vila ema,as vezes eu consigo fazer uma média de 40Km/h. eu acho a av. vila ema bem mais segura. Nos pontos onde é mais apertado, geralmente eu passo ocupando a via, justamente para não tomar fina, e uma grande parte dos motoristas entendem.
O que eu acho complicado, é os motoristas das lotações(principalmente os da linha 4029-10 São Mateus – Vila Prudente) pois eles são muito folgados. Já a maioria dos motoristas da ViaSul e daquele onibus vermelho já estão respeitando mais.
Quanto a ciclovia, eu estou ansiosamente esperando para andar nela. Mas espero que não tenha pedestres querendo fazer caminhadas lá. isso infelizmente atrapalha o fluxo de muitas bicicletas. =/
Comentário bem votado!
4
0
Isso sim seria bem bacana :), uma pena que vai ser difícil integrar com outras ou puxar até pelo menos o Metro Santa Cruz ou Ana Rosa, pois as ruas na área do Chácara Klabin ficam inviáveis para se fazer uma ciclovia, muito apertadas, muito trânsito.
Comentário bem votado!
4
0