Foto: Shopping Eldorado/Divulgação, via Facebook

Shoppings de SP tentam inovar e falham na criação de bicicletários

Por falta de pesquisa e de consultoria especializada, shoppings e outros estabelecimentos têm disponibilizado bicicletários inadequados.

Foto: Shopping Eldorado/Divulgação, via Facebook

Os shoppings de São Paulo têm se esforçado, mas raramente tem conseguido criar estrutura adequada para receber os ciclistas. O caso mais recente, e talvez mais polêmico, é o do Shopping Eldorado, que reinaugurou seu bicicletário no dia 15 de dezembro, para tentar atender melhor seus clientes ciclistas. E o que era para ter uma repercussão positiva, reforçando o posicionamento sustentável que o shopping tem buscado, acabou saindo como um tiro pela culatra.

O bicicletário é bonito, o ambiente agradável. Segundo informações divulgadas na fan page, há bebedouro, ar condicionado, armários, calibrador de pneus, pia para se lavar e um funcionário cuidando das bicicletas, das 6 às 23h. Poxa, muito bacana!

Seria tudo lindo se não fosse o design escolhido para os paraciclos (os suportes onde se prendem as bicicletas ao estacionar). Com esse modelo, a bicicleta precisa ser colocada em pé, com a roda encaixada entre os canos de metal.

Por que esse modelo é ruim péssimo?

  • Ao encaixar a bicicleta, parte do peso ficará apoiado na ponta do garfo, podendo danificá-la e também à blocagem.
    .
  • Torna-se quase impossível prender a bicicleta com uma u-lock, que deve ser presa ao quadro.
    .
  • Se a bicicleta desequilibrar para o lado com um esbarrão, a roda pode entortar.
    .
  • Paralamas “envolventes” podem ser danificados com essa estrutura.
    .
  • Nem todo mundo consegue levantar a bicicleta, principalmente as pessoas de baixa estatura, pouca força nos braços ou de idade mais avançada. Bicicleta deve ser para todos, não só para “atletas”.
    .
  • Os donos de dobráveis, mais curtas e com aro bem menor, também terão dificuldades para estacionar sem danificar a bicicleta.
    .
  • O bicicletário fica no segundo subsolo,  fazendo com que os ciclistas tenham que subir dois andares para sair e ainda tenham que pedalar numa rampa em curva, onde os motoristas não tem muita visibilidade e frequentemente sobem em velocidade.

O bicicletário tem também carregador para bicicletas elétricas. Agora alguém me explica, por favor, como uma pessoa que tenha uma bicicleta elétrica, que chega a pesar até 35kg devido ao motor e à bateria, vai fazer para equilibrá-la ali de pé? [Atualizado: Segundo matéria do site Na Bike, as vagas para bicicletas elétricas não são essas da parede.]

Histórico positivo, resultado decepcionante

O Shopping Eldorado possuía bicicletário há anos. E o fato de contar com um funcionário para cadastrar as bicicletas, fornecendo um cartão de identificação, também merecia menção positiva. Mas falhou terrivelmente ao aprovar um projeto que privilegia a forma em detrimento da praticidade.

Já usei várias vezes o bicicletário antigo, que já não dava conta da demanda e precisava mesmo ser ampliado, mas me desculpem, recuso a prender minhas bicicletas nisso aí.

Bastava uma pesquisa com o Google para descobrir quais os melhores modelos e que cuidados tomar na construção de uma área para estacionar bicicletas. Aqui no Vá de Bike mesmo já escrevemos sobre o assunto, citando os manuais da Transporte Ativo. Há empresas especializadas como a Ciclomídia, que fazem um ótimo trabalho nessa área, instalando paraciclos em U invertido.

A ideia de ter ar condicionado para refrescar quem chega com calor e armário para guardar os pertences é excelente, temos que admitir. Mas as perguntas que os ciclistas mais têm feito são “como eu uso?”, “quem construiu isso?” e “por que não perguntaram para algum ciclista antes de mandar fazer?”.

Ao shopping, fica a dica: para atender quem usa a bicicleta, é preciso pensar como ciclista. Imagine alguém que nunca dirigiu e nunca tentou manobrar um automóvel projetando um estacionamento para carros? No que daria?

Esperamos sinceramente que o shopping reveja o projeto, pois conseguiram piorar a estrutura, que já era ruim.

[Atualizado: Em matéria publicada no site Na Bike em 18 de dezembro, o Shopping admite a possibilidade de readequar o espaço e esclarece que, além das 19 vagas na parede, há outras dez onde a bicicleta é estacionada na horizontal, mais as duas vagas para recarregar bicicletas elétricas, também na horizontal.]

Veja foto do bicicletário antigo, feita em 2010:

Estrutura antiga: paraciclos do tipo "entorta roda", presos ao chão, em um espaço apertado do primeiro subsolo. Ao menos o acesso era fácil e não era preciso levantar a bicicleta. Recentemente, o bicicletário ficava muito mais cheio que isso, com as bicicletas penduradas na vertical.
Cartão de identificação e controle de retirada sempre foram diferenciais positivos do Eldorado.

Outros maus exemplos em São Paulo

O Shopping Market Place também tentou inovar na criação do bicicletário e acabou adotando um modelo inadequado. Qualquer esbarrão pode entortar a roda, principalmente se o pneu for fino. Foto: Thiago Ciclista Urbante, via Facebook
Shopping Vila Olímpia também adotou o modelo "entorta roda". Faltou consultoria especializada.
Modelo "entorta roda" no Parque do Ibirapuera. Perceba, ao fundo, que os ciclistas preferem improvisar naquele pequeno pilar amarelo, que não foi feito para isso mas possui uma argola que permite prender a bicicleta pelo quadro. Também faltou pesquisar antes de investir.

Modelos adequados

O paraciclo em forma de U invertido é o mais indicado. Com ele, o ciclista apoia a bicicleta e prende por onde achar melhor (geralmente pelo quadro). Foto: Ciclomidia/Divulgação
O formato R também é bastante adequado, permitindo prender pelo quadro com facilidade. Tem sido usado nas lojas do supermercado Pão de Açúcar.

Nunca prenda apenas pela roda

Principalmente se sua bicicleta tem “blocagem” (quick release). Sempre prenda o quadro e, de preferência, também as rodas.

Essa foto mostra uma situação mais que errada: além de prender apenas pela roda, a bicicleta estava presa pelos raios, que podem ser cortados com qualquer alicate. Foto: Kristian Ovaska/Wikimedia Commons

45 comentários em “Shoppings de SP tentam inovar e falham na criação de bicicletários

  1. Acho que nós ciclistas somos muito exigentes, beirando o radicalismo algumas vezes. Usei o bicicletário e fora o suporte achei ótimo. Há um funcionário bem treinado sempre presente, e o fato de ter de levantar a bike não me incomoda tanto. Se for alguém sem força para levantá-la certamente o funcionário ajudará. O fato de ter bebedouro, torneira é muito bom. O fato de prender a roda da frente também não me incomoda, pois há um funcionário sempre presente, e o shopping está se responsabilizando pela bike ao construir uma estrutura dessas. Acho mesmo é que deveríamos reclamar de locais onde não há estrutura para bikes, e não há previsão de existir.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  2. Pergunta inocente mas estou com duvida: Posso parar minha bicicleta elétrica nesses estacionamentos tipo “açougue”, nesses ganchos? ou prejudica a bateria, sei la?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. Estou desenvolvendo um projeto para a cidade de São Paulo, onde o ciclista é o foco.
    Pensando nisso, desenvolvi um questionário, tudo bem se eu o divulgar por aqui Willian? É um questionário pequeno, possui apenas 8 perguntas.
    Gostaria de solicitar a ajuda dos amigos ciclistas para responder e divulgar a pesquisa. Como estou fazendo este estudo todo sozinho estou utilizando o ste do SurveyMonkey para me auxiliar com o questionário. O link é http://www.surveymonkey.com/s/Z9YJSF7.

    Gostaria de explicar o projeto, aos interessados por favor, entre em contato pelo e-mail ro7verde@hotmail.com

    Obrigado!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  4. Olha acho que a crítica é válida,mas não se pode negar a intenção do shopping em melhorar,errou no formato,talvez influenciados por designers que se importam mais com aparencia do que prticidade,mas já é uma boa iniciativa do Eldorado.Pior aqui em S.André,que o Gran Plaza,retirou o bicicletário de dentro do shopping e colocou num local a cerca de 100 mts fora do shopping e com o entorta roda e no meio do estacionamento de motos.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  5. O Shopping Eldorado pisou na bola? Sim…verdade, podia ter escolhido um modelo de bicicletário diferente, que não apresentasse tantos inconvenientes. Esse é o lado ruim. E se ele chega a representar 50%, os outros 50% estão cheios de louvores! Se o paraciclo (ou bicicletário, já que paraciclo não existe no dicionário) não foi pensado para bicicletas, toda a estrutura foi pensada para o ciclista! Um conforto extraordinário, que ainda não vi em lugar nenhum do mundo. E sem cobrarem nada a mais por tudo isso! O Shopping merece um parabéns pela estrutura, mas tudo isso ainda não soluciona o problema de deixar a bike inclinada, presa pela roda. Vamos torcer para que revejam esse ponto

    Thumb up 3 Thumb down 0

    1. Rapha, a iniciativa realmente é ótima e percebe-se a preocupação de receber bem o ciclista. Mas os paraciclos em pé e a necessidade de descer ao segundo subsolo (e subir devagar na rampa em curva depois) mostra que faltou pensar como o ciclista para entender que alguns aspectos aparentemente simples podem complicar a usabilidade do local.

      Por exemplo, evito ir no Shopping Santa Cruz de bicicleta, pois apesar de ser bem recebido sou obrigado a usar a entrada de serviço, tendo que explicar o que estou indo fazer para seguranças com cara de desconfiados, e subir com a bicicleta pelo elevador de carga, junto com funcionários que fazem cara feia para a bicicleta ali dentro, material de limpeza e etc. Dá tanto trabalho que eu desisto de ir.

      Thumb up 0 Thumb down 1

  6. Nao concordo com o post.

    Achei o bicicletario muito bem feito. Fui muito bem recebido desde o momento que cheguei no shopping com a minha esposa, onde já fomos orientados por um segurança onde era o no o bicicletario.
    Ao entrar no bicicletario tudo me impressionou positivamente.
    Para colocar a Bike basta empina-la, a minha Bike tem freio a disco e nao ficou pega do no suporte.
    Usei a pia para lavar o rosto, o armário para guardar minhas coisas e fui muito bem atendido pela menina que fez meu cadastro.
    Quem tem Bike que nao se encaixa ali direito pode ser colocada do lado.

    Este tipo de post é extremamente desnecessário. Ao invés de elogiar o trabalho excelente que o shopping g fez você criticou.
    Criticar é sempre mais fácil né?
    Você podia ter levado sua opinião diretamente ao shopping e ter evitado um post que vai ser lido por milhares de pessoas.

    Abs

    Thumb up 2 Thumb down 2

    1. Oi Denis, tudo bem?

      Bom saber que sua experiência foi positiva e que, peno menos no caso da sua bicicleta, não houve problemas com o freio a disco.

      Cabe esclarecer que não criamos a polêmica. Basta ver os comentários na fan page do shopping, quando publicaram a foto que ilustra esta matéria: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=509004252463806&set=pb.109029815794587.-2207520000.1357142570&type=3&theater

      Não criticamos apenas. Mostramos o lado positivo e as melhorias em relação à infraestrutura anterior. Também disponibilizamos link para matéria do Na Bike, com declarações de um representante do shopping. Mas o suporte vertical não é um modelo adequado, isso é fato e não poderíamos descrever de outra forma.

      Quanto a enviar a opinião diretamente ao shopping, o objetivo deste site é divulgar informações e opiniões. Publicamos aqui um relato da repercussão que a foto gerou e a opinião do Vá de Bike, que caberia apenas aqui e não em contato direto com o shopping, a não ser que fôssemos contratados para prestar tal consultoria.

      Como indivíduo, manifestei minha opinião na fan page do shopping em pelo menos duas ocasiões, antes até da divulgação do modelo novo, sugerindo que o paraciclo fosse nos formatos descritos aqui nessa matéria. O shopping poderia ter lido meus comentários e os de muitos outros ciclistas e consumidores, postados em sua fan page, e evitado reclamações de dezenas ou centenas de pessoas, transformando o que deveria trazer um ganho de imagem em repercussão negativa.

      No mais, já nos dispusemos a publicar matéria com uma futura adequação que o shopping venha a fazer no bicicletário, ou mesmo um posicionamento oficial atualizando esta página – caso sejamos procurados.

      Grande abraço,

      Willian Cruz

      Thumb up 3 Thumb down 0

  7. Dá para aproveitar os suportes que estão na parede colocando-os no chão, espaçados uns dos outros, perpendiculares à parede da foto. Cada um prenderia uma bike de cada lado, portanto duas bicicletas por suporte.

    Thumb up 1 Thumb down 1

  8. Tem alguma foto do bicicletário em uso, com bicicletas presas aos suportes? Seria interessante, para que pudessemos ter uma idéia de como ele funciona de fato. Eu tenho 1,60m de altura e acho que só conseguiria usar o suporte mais baixo (talvez).

    Thumb up 0 Thumb down 0

  9. TEM QUE SER CICLO CHATO SIMMMMMMMMM, A BICICLETA É VISTA, PRINCIPALMENTE, NOS TEMPLOS DO CONSUMO, COM PRECONCEITO EU QUERIA UM BICICLETARIO EM U INVERTIDO NO TERREO NA PORRA DA PORTA DE ENTRADA.
    E POR MIM O RESTO TODO PODE PEGAR E…

    Polêmico. O que acha? Thumb up 5 Thumb down 4

    1. Cara. Não sei se vc esta sendo ironico, mas se não está, eu descordo muito de vc.

      Não quero ser visto como [ciclo, eco, etc]chato. Isso distancia ainda mais as pessoas das coisas q eu defendo. Isso faz parecer q eu não quero discutir, e normalmente, quem não quer discutir o faz por não ter argumentos racionais pra defender o que quer. Apenas quer pq quer e pronto. Quando eu discuto com alguem sobre “é loucura incentivar a bike em SP” eu espero a pessoa apresentar os argumentos e PROVO com experiencias, estatisticas, estudos, que cada um dos argumentos dela esta errado. Deixa de ser um achismo contra o outro.

      Temos q tomar cuidado com a simplificação de todo um conjunto de ideias em apenas um “grito de guerra”. Isso é como os alunos da USP usando o “abaixo a ditadura” pra defender a PM fora do campus. Assim você simplesmente não é levado a sério, não importa quão boas sejam suas ideias.

      E finalmente. Reproduzir o discuso: “quero meus direitos e o resto q se f… ” tão usado pelos que defendem o carro individual, a velocidade, o “direito de andar com o carro q eu paguei” na hora e local q quiser e sua bicicleta esta me atrapalhando, o “vai tirar uma faixa de carro pra “passear” de bicicleta?”… não vai ajudar em nada a fazer as pessoas entenderem que devem compartilhar o que, por natureza já é compartilhado, que é o espaço publico.

      Mas isso é apenas o meu ponto de vista.

      Thumb up 4 Thumb down 1

  10. Discordo, ao que me parece ninguém aqui usou com sua bike este bicicletário. Fiz esta experiência e vi que além dos paraciclos nesta parede conforme a foto, também a um paraciclo no chão, e sinceramente, com a pessoa responsável o tempo todo no balcão de atendimento dentro deste bicicletário, duvido alguém estragar alguma bike ali. Willian Cruz sugiro que você vá até este local de Bike e experimente-o, é o mínimo que deve ser feito antes de escrever. Sou ciclista a muitos anos e viajo o mundo, não vi em nenhum lugar um bicicletário como este, tem até pit stop!

    Thumb up 4 Thumb down 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *