Fernando Haddad pedalou durante a campanha, em 2012, em encontro com a Ciclocidade. Na ocasião, assinou carta de compromisso com uma cidade mais ciclável. Foto: Jeanne Gibson/Divulgação

Prefeito de São Paulo receberá ciclistas – envie sua sugestão

Ciclistas se reunirão com o prefeito Fernando Haddad na sexta-feira, 22 de março. Envie suas sugestões nos comentários desta página.

Leia também
Os planos do prefeito Fernando Haddad para as bicicletas

Prefeito afirma: todo novo corredor de ônibus terá ciclovia

Manifestações pediram segurança e prefeito receberá ciclistas

Por que os ciclistas continuarão usando a Avenida Paulista

Na manhã dessa sexta-feira, 22 de março, o prefeito Fernando Haddad receberá ciclistas para uma conversa sobre o que pode (e deve) ser feito na cidade para proteger quem se locomove de bicicleta na cidade.

O encontro surgiu após a manifestação do domingo 17 e mostra a disposição do prefeito em dialogar com a sociedade civil. Haddad se mostra disposto a entender melhor as necessidades dos ciclistas e atuar para reduzir as mortes de cidadãos no trânsito da cidade de São Paulo.

Cabe lembrar que o atual prefeito assinou carta de compromisso com a Ciclocidade durante a campanha, em 2012. Saiba mais aqui e assista abaixo o vídeo produzido pela Ciclocidade, onde Fernando Haddad fala de suas propostas de campanha para o uso da bicicleta na cidade.

Fernando Haddad pedalou durante a campanha, em 2012, em encontro com a Ciclocidade. Na ocasião, assinou carta de compromisso com uma cidade mais ciclável. Foto: Jeanne Gibson/Divulgação
Fernando Haddad pedalou durante a campanha, em 2012, em encontro com a Ciclocidade. Na ocasião, assinou carta de compromisso com uma cidade mais ciclável. Foto: Jeanne Gibson/Divulgação

Comissão

Todo ciclista tem alguma sugestão para melhorar a cidade e, ainda que algumas delas sejam conflitantes, temos todos o mesmo objetivo: uma cidade mais segura, agradável e ciclável, para nós e nossos filhos.

Entretanto, é impossível termos todos os ciclistas nessa reunião, por razões mais que óbvia. Já se foi o tempo em que os cicloativistas eram um punhado de desbravadores, vistos pelos demais como malucos e visionários. Hoje somos muitos. Por isso, uma comissão para representar os ciclistas está sendo formada, ao longo de uma acalorada discussão sobre o que apresentar no encontro, que vem ocorrendo via Facebook e e-mails desde o início da semana.

Vá de Bike participará ativamente da reunião. Estarei por lá, junto a representantes de outros grupos e entidades como Bike AnjoCiclocidadeCicloBR, além de alguns dos ciclistas que participaram da manifestação do último domingo e conseguiram obter essa abertura rápida de diálogo com o poder executivo.

Participe

Ciclistas passam pela Av. Paulista, como outros centenas de milhares fazem diariamente em toda a cidade: vidas que precisam ser preservadas.
Ciclistas passam pela Av. Paulista, como outros centenas de milhares fazem diariamente em toda a cidade: vidas que precisam ser preservadas, tanto no centro quanto na periferia.

Todo ciclista que coloca sua bicicleta na rua, apesar de ser criticado, apesar de ouvir frases desmotivadoras como “é perigoso”, “vá pedalar no parque” ou “nessa cidade não cabem bicicletas”, é na prática um cicloativista, pois está fazendo parte, ainda que não se dê conta, da conquista desse direito para as gerações que virão.

Todos vocês merecem nosso carinho e nossos sinceros agradecimentos. Continuem pedalando, nossos filhos dependem de vocês. Gostaríamos que todos pudessem participar da reunião, contar suas histórias, suas necessidades, seus sonhos de uma cidade melhor, onde possamos pedalar com nossos filhos pequenos e nossos pais idosos, sorrindo despreocupados. E essa cidade virá.

Por isso peço que enviem, aqui no espaço de comentários dessa página, as suas sugestões do que poderia ser feito para melhorar essa cidade para nós, que pedalamos diariamente, e para nossos amigos que gostariam muito de usar a bicicleta mas ainda não conseguem se sentir seguros para isso.

Claro que já tenho uma ideia do que merece ser falado, claro que não posso levar todas as propostas colocadas aqui diretamente ao prefeito, mas garanto que lerei tudo que for escrito neste espaço e as informações passadas aqui ajudarão a construir minha opinião – como sempre ajudam, ainda que vocês não saibam. Outros participantes da comissão também lerão o que for postado aqui.

Por favor, sejam sucintos e enviem propostas para resolver o problema da cidade, não dessa ou daquela avenida ou ciclovia. Agradecemos de antemão a participação de vocês.

Compareça

Ainda que poucas pessoas possam entrar na reunião, a presença de ciclistas em frente a prefeitura enquanto o encontro acontece é importante e mostra que há mais do que uma dúzia de pessoas preocupadas com a bicimobilidade e com a preservação de suas vidas e de nossos amigos, familiares e amores que pedalam. Chame os amigos e mostre, com sua presença, que a vida de quem pedala na cidade não pode esperar.

Prefeitura de São Paulo
Viaduto do Chá, 15 – Centro
Sexta, 22 de março, às 6h

89 comentários em “Prefeito de São Paulo receberá ciclistas – envie sua sugestão

  1. Para aumentar a segurança nas ciclovias atuais e das futuras que serão construídas, evitando veículos invadirem estas que ficam ao lado e no mesmo nível da rua, deveria ter paralelepípidos (com certa altura) dividindo o espaço dos carros com a da bicicleta.

    Thumb up 2 Thumb down 1

  2. Redução de velocidade nas vias públicas!
    As zonas 30 devem ser IMPOSTAS, ao invés de se esperar a boa vontade dos moradores/comerciantes de cada região que as adotem espontaneamente.
    E MUITO MAIS fiscalização, tanto por agentes da CET quanto de câmeras. Diariamente vemos um festival de desrespeitos às leis de trânsito, causadoras de ferimentos e mortes!

    Thumb up 2 Thumb down 0

  3. Deveria ter ciclovia permanente,definitiva,em toda a capital,pra todos que querem ir trabalhar,estudar,enfim se locomover de bicicleta com segurança e muita sinalização.
    Só temos a ganhar com isso,principalmente nas grandes capitais,melhorando o trânsito,saúde,estresse,barulho,menos acidentes,enfim tudo fica melhor.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  4. Olá,

    Que massa! Dá pra sentir que as coisas estão andando.

    Ok, eu também tenho uma sugestão. Eu noto que a ciclovia do zona oeste, a do rio pinheiros, tem um grande potencial, mas alguns detalhes a impedem de ser mais usada. Vou postar aqui:

    – Mais acessos: O acesso do parque do povo ainda não saiu 🙁
    – Ligar os acessos com os grandes centros. Por exemplo, muita gente trabalha na Faria Lima e quando sai da ciclovia tem que pegar um pouco de espaço perigoso;
    – CPTM: Habilitar uso de bike durante a semana;
    – Após os dois primeiros itens estiverem concluidos, a ideia seria divulgar o uso da bike de quem faz rotas que já são cobertas por: ciclovias, ciclorotas e, quem sabe um dia, ciclofaixas (*). Divulgações do tipo: “Vai de Santo Amaro até a Faria Lima? Já pensou em ir de bike? Saiba mais em…”

    A mensagem geral é: fazer o que já é existente ser util para o trabalho (pois é o que motiva a maior parte das locomoções de carro durante a semana).

    * Sei que muitos ciclistas, como o Willian Ribeiro, apoiam o maior respeito dos motoristas para com os ciclistas, também apoio isso, mas nem todos tem a habilidade de “não tremer” quando um motorista “tira fina” de ciclista ou quando um veiculo gigante passa fazendo barulho, assim sse a prefeitura for motivar o uso, eles devem ter certeza que as condições são boas para todos.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  5. O Tiago Barufi já pontuou a minha maior questão, que seria a travessia segura nas pontes.
    Creio que o Odir, caso vá ao encontro, levantará essa questão.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  6. Willian, muito legal a iniciativa, parabéns. Algumas sugestões, organizadas por eixos:
    Infraestrutura:
    • Implantar uma rede de ciclovias, ciclofaixas e rotas de bicicleta que sejam funcionais aos deslocamentos urbanos, baseado em estudos e pesquisas e com ampla participação social dos ciclistas, priorizando-se as vias de grande demanda e com alto índice de acidentes, como as Avenidas Paulista e Eliseu de Almeida
    • Detalhar como será executada a proposta do Prefeito de integrar o sistema de bicicletas públicas ao bilhete único (prazos e forma de uso)
    • Ampliar a estrutura que favoreça a intermodalidade, como redes cicloviárias no entorno das estações do sistema integrado de passageiros, ampliação e adequação da capacidade e do horário de funcionamento dos bicicletários ao horário de funcionamento do transporte coletivo.
    • Regulamentar a lei que institui o Sistema Cicloviário (Lei 14.266 e PL 655/09), para que o mesmo seja, de fato, implantado.
    • Assegurar a participação da sociedade civil na elaboração dos projetos cicloviários, através da criação do Conselho Municipal de Transportes.
    • Adequação da frota de ônibus (com a implantação de racks dianteiros) e vagões de trem e metrô de modo a favorecer o transporte de bicicletas em qualquer horário do dia, sem prejuízo aos demais usuários.
    Educação:
    • Regulamentar a Educação do Trânsito como matéria obrigatória nas escolas de primeiro e segundo graus.
    • Promover campanhas permanentes para todos os atores do trânsito, visando a redução de comportamentos agressivos e da violência no trânsito.
    • Promover Campanhas de incentivo ao uso da bicicleta, ajudando a esclarecer “mitos” sobre a inviabilidade da bicicleta para a cidade.
    • Ampliar o programa “Escola de Bicicleta” para outras unidades além dos CEUs.
    • Qualificação dos técnicos da CET e Secretaria Municipal de Transportes em Planejamento Cicloviário.

    Incentivos Econômicos
    • Reduzir a carga tributária sobre bicicletas (sobretudo os modelos dobráveis que são permitidos no trem e metrô) e peças de bicicletas. Obs: Tenho dúvida se essa ação cabe ao executivo municipal.
    Abraços!

    Thumb up 2 Thumb down 0

  7. É claro que precisamos de muitas melhorias como a implementação do plano cicloviário, sinalização, entre outras coisas. Mas, na minha opinião, nada disso adianta se um motorista te ver pedalando numa via que não possui ciclovia e pensar que você não tem esse direito.
    Por essas e outras, pra mim, o primordial é uma campanha de conscientização e respeito principalmente dos motoristas para com os ciclistas. Divulgação das leis de trânsito já existentes que prevêm nossa segurança com faixas, campanhas publicitárias, sinalização em todas as vias de maior movimento pela possibilidade de se deparar com uma bicicleta, agentes de trânsito para fiscalizar motoristas imprudentes e todos os problemas ocorridos na interação carro/bicicleta.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  8. Tem bastante comentário e eu não li todos, então com certeza devo colocar coisas duplicadas…

    1 – Fazer com que os prédios cumpram a lei que exige bicicletário. Criar uma lei que exija não só o bicicletário adequado (a lei poderia prover os modelos indicados não?) como exija do prédio vestiários e armários para se guardar os objetos do ciclista. Isso não precisa ser de graça, pagaria numa boa 50/mês para ter acesso a isso!

    2 – Ciclovias fixas nas principais vias da cidade. As maiorias das principais vias da cidade estão no topo da topografia do local ou em fundos de vale, mas mais que isso, são bastante planas e muitas delas não tem alternativas (vide Av Jabaquara entre Metrô Conceição e Metrô Santa Cruz). Essas mesmas vias são muito usadas por ciclistas por serem caminhos óbvios e deveriam ser o principal alvo de ciclovias fixas. Na minha vivência, que sou da Zona Sul, Av Jabaquara, Av Indianópolis, Av Ibirapuera, Sena Madureira, Rua Vergueiro.

    3 – Melhor integração com modais de transporte público. Ciclistas também querem usar metrô e ônibus!

    4 – Educação sobre trânsito para ciclistas e motoristas

    Thumb up 2 Thumb down 0

  9. William, minhas sugestões:

    – Ponto seguro de acesso as ciclovias;
    – Execução de todos os projetos aprovados, que ainda estão no papel;
    – Estacionamento de bikes espalhados pela cidade;
    – Plano de incentivo aos motoristas para usarem bicicleta: desconto em impostos ! Assim como acontece com a NFPaulista. Por exemplo: o ciclista que apresentar capacete + CNH nos estabelecimentos, ganha pontos e no final de 01 ano pode deduzir do IPTU. O estabelecimento que o ciclista apresenatr tal documento também ganha pontos que por sua vez, terá desconto nos impostos.

    Boa reunião a todos !
    Abs,

    Thumb up 1 Thumb down 0

  10. Prefeito, é preciso vontade política e criatividade para implementar Ciclovias: Ciclofaixas,além de ser muito bom para o lazer,ajudam muito para encorajar novos ciclistas a pedalar; Porém para minimizar o trânsito e estimular o uso de bicicleta em substituição ao carro , é necessário Ciclovias seguras e que permitam sair de um ponto e chegar noutro , seja de periferia ao centro , entre periferias e no próprio centro, e locais onde deixar as bicicletas com segurança. Vale também ir conhecer cidades onde estão sendo implementadas o uso de bicicletas para minimizar o transito caótico como São Paulo.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  11. 1a. sugestão) melhorar o transporte público;
    2a. sugestão) melhorar o transporte público;
    3a. sugestão) melhorar o transporte público;
    4a. sugestão) limitar o uso do transporte particular;
    5a. sugestão) limitar o uso do transporte particular;
    6a. sugestão) limitar o uso do transporte particular;
    7a. sugestão) cumprir a lei, ou seja, obedecer a implementação do plano cicloviário.
    O Haddad tem boa vontade, mas será que ele tem coragem para revolucionar esta cidade????
    Qualquer outra medida é querer fechar a ferida de uma cirurgia cardíaca com um band-aid…

    Thumb up 2 Thumb down 0

    1. Um esclarecimento: quando falo em transporte particular, logicamente estou falando em trasporte motorizado: automóveis e motos, ao menos os que são movidos a combustível fóssil…

      Thumb up 1 Thumb down 0

    2. Prezados;

      Amigos,

      Eu acabei de criar minha própria petição e espero que possam assiná-la. Ela se chama: TORNAR HEDIONDO ACIDENTE DE TRANSITO POR BEBIDA ALCOLICA.

      Eu realmente me preocupo sobre este assunto e juntos nós podemos fazer algo a respeito disso! Cada pessoa que assina nos ajuda a chegarmos mais próximo do nosso objetivo de 100 assinaturas — será que você pode nos ajudar assinando a petição?

      Clique aqui para ler mais a respeito e assine:

      http://www.avaaz.org/po/petition/TORNAR_HEDIONDO_ACIDENTE_DE_TRANSI

      Clique aqui para ler mais a respeito e assine:
      http://www.avaaz.org/po/petition/PROIBICAO_DE_PROPAGANDA_DE_BEBIDA

      Muito obrigado,
      eder ribeiro

      34410847 sp

      @EDERSOCIOLOGIA

      Thumb up 3 Thumb down 0

      1. Ótima iniciativa Eder. A propósito, o criminoso Alex j´pa foi solto justamente por não termos leis mais justas, que punam e intimidam o bandido !
        Porém fui assinar e não está aparecendo no link, teria algum outro link ?
        Abraço

        Thumb up 0 Thumb down 0

  12. Sendo um pouco interdisciplinar, focando no trânsito em si:

    – Precisamos apoiar a iniciativa de segurança ao pedestre: se o elo mais fraco do sistema for fortalecido e estiver seguro, os ciclistas ganharão por tabela.
    A iniciativa padece de falhas de execução: não se focou suficientemente nas faixas sem semáforo, e, quando os agentes foram deslocados para ela, agiram pessimamente, priorizando os carros. A travessia segura na conversão foi mal explicada. E os pedestres continuam descrentes. O respeito ao pedestre é muito menor na periferia, onde o programa mal chegou.
    – Temos que questionar o favorecimento aos carros na questão de inspeção veicular: a nova lei aprovada onera os cofres públicos, dando dinheiro a donos de carro que poderia ser usado para a melhoria do trânsito em geral; e cria diversas brechas pelas quais há um risco sério de piora da emissão, da qual os ciclistas serão vítima.
    – Educação para o trânsito em escolas, usando bicicletas: mais uma boa iniciativa de má execução da gestão anterior: as bicicletas de bambu, ainda que bonitas e ecológicas, não deram conta. O que se está pensando a este respeito? A proposta era muito interessante para ser abandonada; as deficiências têm de ser sanadas, talvez a tecnologia tenha de ser mudada (além do bambu, bicicletas de PET reciclado ou bicicletas recuperadas têm um bom apelo ecológico), mas o programa em si deveria ser mantido e ampliado.

    Para o sistema cicloviário em si, considero prioritárias as travessias seguras de pontes, particularmente das marginais (na Pinheiros, incluindo conexão à ciclovia), e uma rede suficientemente ampla de bicicletários.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  13. A minha sugestão é que cada composição dos trens do sistema transporte público ferroviário, do estado (ou Brasil) deve contemplar um vagão adaptado para bicicletas e o horário de circulação permitido com bicicletas neste tipo de transporte deve se estender a todo o horário de funcionamento do mesmo ( de preferência 24 horas de funcionamento )

    Thumb up 0 Thumb down 0

  14. Seguem minha contribuição.

    1 – Deixar de projetar a organização do trânsito focando e priorizando os automóveis. Em algumas avenidas grandes, por exemplo, o tempo para o pedestre atravessar é suficiente apenas para atravessar um lado. Os transportes coletivos, pedestres e bicicletas devem ser o foco e prioridade no projeto e organização do trânsito.

    2 – Organizar o trânsito de forma a manter longe as bicicletas de veículos pesados (caminhões e ônibus).

    3 – Preferencialmente implementas ciclovias e ciclofaixas no lado da via em que os veículos motorizados tenham que fazer menos conversões cruzando o caminho de bicicletas, pois nesta situação que ocorrem muitos acidentes.

    4 – Sinalizar melhor ciclovias tanto para os ciclistas quanto para os motoristas (pensar também do ponto de vista do ciclista), refazes pontos perigosos e acessos que estão em “lugar nenhum”, ou sejam acessos que são difíceis/perigosos de entrar ou sair.

    5 – Aproveitar canteiros centrais de grandes avenidas para fazer ciclovias.

    6 – Aproveitar as vias de pedestres pouco utilizadas em pontos para implementar ciclovias. Por exemplo, na ponto Jaguaré, há quatro vais para pedestres, sendo que apenas duas são utilizadas, as duas que das extremidades. A duas centrais não são utilizadas por pedestres e poderiam ser transformadas em ciclovias, emendando até com uma ciclovia no canteiro centra da avenida.

    7 – Aproveitar as pontes para fazer acessos à ciclovia do rio Pinheiros.

    8 – Ter espaço para bicicletas nas paradas para semáforos entre a faixa de pedestres e os carros e sinal verde antecipado para as bicicletas saírem antes, o que é mais seguro.

    9 – O ciclista precisa ser visto: melhorar a iluminação pública.

    10 – O ciclista precisa ser visto: Educar ciclistas da importância do usos de luzes pisca-pisca ou refletivos. Distribuir kit de refletivos ou pisca-piscas.

    11 – Fazer mais pontos de travessia (pontes e viadutos) de ciclistas e pedestres em rios e avenidas expressas.

    12 – Redução de velocidade em pontos mais críticos como pontes. Redução de velocidade na faixa da direita. Em pontes, por exemplo, para fiscalizar poderia-se utilizar radares de velocidade média, que detectariam a passagem do carro na entrada e na saída da ponte, com base no tempo o radar calcula a velocidade média. Isto evitaria que o motorista reduzisse apenas onde tem o radar.

    13 – Campanhas educativas (faixas, propagandas no rádio e televisão) para os motorista com relação aos ciclistas e pedestres.

    14 – Campanhas educativas para os ciclistas, principalmente da importância de ser visto (refletivos e luzes), de respeitar o espaço dos pedestres e de ocupar uma faixa. Faixas orientando o ciclista a ocupar uma faixa inclusive conscientizariam os motoristas que o ciclista não está errado quando faz isto.

    15 – Inclusão obrigatória de conteúdo educativo com relação a ciclistas e pedestres nos treinamentos de motoristas profissionais, no curso para tirar a habilitação e na escola fundamental e nível médio.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  15. Redução imediata da velocidade na cidade e educação para o transito de todos. Compartilhamento da via… ciclovias na direita e NÃO no canteiro central. Fim da ciclofaixa de lazer e substituição por ciclovias definitivas ou ciclofaixas definitivas na DIREITA. Corredores de veiculos de tranporte coletivo na esquerda bicicletas na direita e pedestre na calçada.
    É inconcebivel que pensemos o transito mantendo a lógica da premissa do veiculo sobre os demais modais de transporte.
    Inspeção veicular obrigatória, paga pelo proprietario e usuario do veiculo, e ampliada para qualquer veiculo que transite em sâo Paulo e em especial a frota de serviço público, afinal não dá pra circular de bicicleta com a fumaça.
    Acho que é isso. Sucesso na reunião e aguardamos anciosos o resultado.

    Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *