Muitos participantes tiveram que improvisar para conseguir pedalar as bicicletas novas. Foto: Rachel Schein

World Bike Tour São Paulo decepcionou participantes

Defeitos nas bicicletas e falta de informação foram os principais problemas do evento de 2014 na capital paulista. Veja como buscar ressarcimento.

Muitos participantes tiveram que improvisar para conseguir pedalar as bicicletas novas. Foto: Rachel Schein
Muitos participantes tiveram que improvisar para conseguir pedalar as bicicletas novas. Foto: Rachel Schein

Defeitos nas bicicletas e falta de informação foram os principais problemas do evento de 2014 na capital paulista

Depois de um adiamento de última hora, finalmente chegou o dia do passeio. Mas o que era para ser uma festa terminou em decepção para muita gente. A falta de informação e de organização, que já marcavam as semanas que antecederam o evento, também causaram dificuldades no início da pedalada.

Problemas como pneu murcho, roda empenada, guidão e banco soltos, entre outros, fizeram com que alguns participantes desmontassem outras bicicletas para conseguir montar uma que funcionasse, já que não havia controle de retirada e a quantidade de defeitos era grande. O organizador do passeio, Diamantino Nunes, classificou essas ações como “vandalismo”, em entrevista ao G1, afirmando que todas as bicicletas foram entregues “em condições de uso”, horas antes do passeio.

No vídeo de Rachel Schein, nesta página, é possível perceber que o horário de saída já havia chegado e ainda havia gente sem bicicleta. Muitos desistiram e voltaram para casa. Ainda na matéria do G1, Diamantino Nunes afirma que a organização identificou apenas 16 pessoas com problemas – e que ainda será decidido se essas 16 receberão o dinheiro de volta ou ganharão uma bicicleta nova.

Procon

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon) notificou, na segunda-feira, 3 de fevereiro. a “Bike Tour Eventos Esportivos Ltda” para prestar esclarecimentos. A entidade pediu informações como a quantidade de participantes que não receberam o kit, quais canais foram disponibilizados para reclamações e onde foi realizada sua divulgação, quantas reclamações foram recebidas e qual o procedimento que será adotado para ressarcimento. A empresa terá uma semana para se justificar e, caso isso não ocorra ou forem comprovadas irregularidades, poderá ser multada, em um valor que poderá variar de R$ 480 a até R$ 7 milhões.

Os participantes que tiveram problemas podem procurar o Procon-SP, com algum documento que comprove que tenham feito inscrição. O que pode ser conseguido é o ressarcimento do valor pago. Aos que se sentiram lesados, recomenda-se procurar o Juizado Especial Cível, seja para pedir devolução do valor da inscrição ou mesmo por eventuais danos morais.

O Procon disponibilizou uma página para instruir os participantes que desejem contar com sua ajuda: clique aqui.

Teve problemas? Concluiu o passeio? Conta pra gente.

22 comentários em “World Bike Tour São Paulo decepcionou participantes

  1. Pela situação caótica, até que as pessoas se portaram com calma. Vandalismo foi por parte da organização que, no mínimo, deveria entregar bicicletas reguladas e adequadas para o uso.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  2. NÁO SOU CONTRA NENHUM COMENTÁRIO FEITO ,MAS VAMOS PENSAR O SEGUINTE O SER HUMANO É COISA QUE NÃO DEU CERTO TENTE ,LIDAR COM GADO E VOCÊS VÃO VER QUE É BEM MAIS FÁCIL ,AGORA SE TRATANDO DE BRASILEIRO E FICA MUITO DIFÍCIL MESMO AI NINGUÉM SEGURA LAMENTO!!!!!!!

    Thumb up 0 Thumb down 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *