Foto: Divulgação

Em substituição ao World Bike Tour, São Paulo terá pedalada gratuita no aniversário da cidade

Com 16 km e previsão de 5 mil participantes, “Pedalada de Aniversário São Paulo 461 anos” iniciará na Paulista e passará pela Z.Norte, terminando no Anhangabaú.

Foto: divulgação
World Bike Tour realizado em 2013. Falhas na organização fizeram com que prefeitura substituísse o evento. Foto:Divulgação

A prefeitura de São Paulo promove em 25 de janeiro a “Pedalada de Aniversário São Paulo 461 anos“, evento gratuito para comemorar a fundação da cidade. O evento acontece em substituição ao World Bike Tour, realizado desde 2009 na cidade e que enfrentou problemas de organização nos últimos dois anos. Veja como foi no ano passado.

Serão cerca de 16 km por pontos turísticos da capital paulista, como o Museu de Arte de São Paulo (Masp), Memorial da América Latina, Pinacoteca do Estado, Sambódromo do Anhembi, Estação da Luz e outros. O passeio adentra a Zona Norte da cidade ao cruzar o Rio Tietê. Os participantes também pedalarão, em segurança, por pontos de São Paulo nos quais, em dias normais, o viário e os motoristas costumam ser agressivos com os ciclistas, como a Praça Campo de Bagatelle e a Av. Tiradentes.

Apesar de ser um percurso leve e sem grandes subidas, os ciclistas que se sentirem cansados ao longo do trajeto terão a opção de embarcar em uma das estações de metrô pelo caminho: Consolação, Clínicas, Sumaré, Palmeiras/Barra Funda, Armênia, Tiradentes e Luz.

Quando e onde

A pedalada acontece no dia 25 de janeiro, um domingo. A concentração será a partir das 7h, em frente ao Masp, na avenida Paulista, com início programado para às 8h. Na largada haverá uma tenda com distribuição de água e um posto médico.

É possível ir de metrô com a bicicleta até o local da largada, descendo na estação Trianon-Masp (linha verde), já que aos domingos e feriados o transporte de bikes é permitido durante todo o dia (aos sábados, a partir das 14h, e nos dias úteis depois das 20h30). A pedalada encerra no Vale do Anhangabaú, próximo à estação São Bento do metrô, com previsão de chegada às 11h30.

Ao longo do percurso, ciclistas identificados pela organização do evento farão o controle do pelotão e tendas estarão espalhadas para ajudar quem precise de manutenção nas bicicletas ou atendimento médico.

Inscrições

Para ter direito ao kit, é necessário fazer sua inscrição até o dia 21 de janeiro, no site do evento. São 5 mil vagas, que garantem o kit gratuito com camiseta e um número. A retirada deve ser realizada em 24 de janeiro, das 9h às 18h, no Centro Esportivo Tietê, antigo Clube de Regatas Tietê. Não haverá entrega de kits no dia do evento.

Trajeto e mapa

O site do evento traz o trajeto completo, que o Vá de Bike reproduz abaixo e no mapa ao lado:

LARGADA – Av. Paulista em frente ao MASP (sentido Paraíso/Consolação)

Avenida Paulista (Paraíso/Consolação)

Túnel Dr. Antônio Brás da Costa Bueno – Complexo Viário (Paulista/Dr. Arnaldo)

Avenida Doutor Arnaldo (Centro/Bairro)

Rua Cardoso de Almeida (único)

Rua Almirante Pereira Guimarães (2 sentidos e 2 pistas)

Praça Wendell Wilkie

Avenida Arnolfo Azevedo (Perdizes/Higienópolis)

Praça Charles Miller / Estádio do Pacaembu

(acesso e circulação pela contramão da Praça)

Avenida Pacaembu (Estádio/Marginal)

Viaduto Pacaembu (Estádio/Marginal)

Avenida Pacaembu (Estádio/Marginal)

Avenida Doutor Abraão Ribeiro (Estádio/Marginal)

Rua Baronesa de Porto Carreiro (único)

Avenida Rudge (Centro/Bairro)

Ponte da Casa Verde (Centro/Bairro)

Avenida Braz Leme (Marginal/Santana)

Rua Doutor Melo Nogueira (único)

Rua Brazelisa Alves de Carvalho (único)

Avenida Olavo Fontoura (Casa Verde/Santana)

Praça Campo de Bagatelle

Avenida Santos Dumont (Santana/Aeroporto)

Ponte das Bandeiras (Bairro/Centro)

Avenida Santos Dumont (Santana/Aeroporto)

PARADA – Centro Esportivo e de Lazer Tietê (acesso pela Av. Santos Dumont)

Avenida Santos Dumont (Santana/Aeroporto)

Avenida Tiradentes (Santana/Aeroporto – Pista da Direita)

Rua Brigadeiro Tobias (único)

Avenida Senador Queirós (único – Pista da Direita)

Avenida Ipiranga (único – Pista da Direita)

Praça da República (Contorno)

Avenida São Luís (único – Pista da Esquerda)

Rua Coronel Xavier de Toledo (único)

Praça Ramos de Azevedo (lateral do Teatro Municipal)

Rua Conselheiro Crispiniano (único)

Avenida São João

CHEGADA – Acesso ao Vale do Anhangabaú

7 comentários em “Em substituição ao World Bike Tour, São Paulo terá pedalada gratuita no aniversário da cidade

  1. Bom dia!

    Fiquei sem participar de duas edições…
    Não existe mais a inscrição para concorrer ao sorteio de handbike? ( paraciclismo )

    No aguardo,

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. EM TEMPO; O DIGMO SR PREFEITO COMPARECEU PRESTIGIANDO A FESTA QUE TEVE O NOMW DE KIDS BIKE TOUR, UM EVENTO QUE FICARA NA MINHA MEMORIA.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. INSCREVI MINHAS FILHAS UMA 2 ANOS E OUTRA DE 5, GANHARAM AS BIKE E KITS; MOCHILA C/AGUA, CAPACETE, CAMISETA E OS PAIS TAMBEM ) EVENTO NO PACAEMBU 25 DE JANEIRO DEM 2010, NA OCASIAO PREFEITO GILBERTO KASSAB, UMA LINDA FESTA MINHAS FILHAS ADORARÃO, ALEM DE GANHAR AS BIKE

    Thumb up 0 Thumb down 0

  4. É realmente lamentável um episódio desses, na verdade, não é de hoje que isso acontece, muitas informações de bastidores são manipuladas e raramente divulgadas em prol a ganância de lucros maiores e exposição na mídia, afinal temos que concordar o projeto é FANTÁSTICO, mas a operação embora muito complexa, precisa de vários ajustes.

    Trabalhei em três (03) edições “2011, 2012 e 2013″ como coordenador (assessorando operacionalmente a diretoria) e particularmente presenciei além de registrar inúmeras ocorrências, como falta de planejamento, de informação, problemas com sistema, centenas de bicicletas desalinhadas, pneu muxo, breques travados e desregulados, bicicletas tortas, equipe de profissionais despreparadas, fornecedores malandros e mau treinados, entre outros inúmeros problemas que antecedeu a realização desse evento de tamanha grandeza, além de presenciar também atitudes DESPRENDÍVEIS do cidadão brasileiro (por incrível que pareça senhoras, mulheres e homens mais velhos) querendo levar vantagem, tentando furtar bicicletas sem estar cadastrado ou com o registro, entre outras pequenas ocorrências. Em duas (02) edições promovi relatórios de quase 04 páginas no intuito de alertar os erros e corrigi-los, monitorar melhor a operação e promover um evento equilibrado, perfeito, propondo-se realmente a oferecer a excelência dos serviços prestados aos seus clientes e parceiros……..e sem nunca ter sido houvido pela diretoria, eu infelizmente já tinha previsto o desfecho e alertado sobre o fracasso eminente.

    Fico triste pelo ocorrido, mas ciente de que fiz o melhor pelo evento e pelo projeto, afinal sou apaixonado por bicicleta!!
    Justamente por NÃO aceitar é que resolvi deixar de participar da organização.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  5. todo estou tentando participa e não consigo eu queria participa nao que vem queria recebe um convide para nao fica de fora de evento maravilho que e troca o carro pela bicicleta que ajuda o meio ambiente

    Thumb up 0 Thumb down 0

  6. Por gentileza eu to vendo agora este anúncio, mas gostaria de participar do evento com a minha bicicleta , posso seguir a galera ???

    Thumb up 2 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *