Vá de Bike conquista prêmio por incentivo à mobilidade por bicicleta

Prêmio “A Promoção da Mobilidade por Bicicleta no Brasil” foi concedido pela Transporte Ativo, na categoria Ação Educativa e de Sensibilização. Saiba mais.

logo vadebikeÉ com muito orgulho que comunicamos aos nossos leitores, apoiadores e amigos que o Vá de Bike foi vencedor do prêmio “A Promoção da Mobilidade por Bicicleta no Brasil”, promovido pela Transporte Ativo (TA), na categoria Ação Educativa e de Sensibilização.

Segundo a TA, “os vencedores foram avaliados de acordo com a sua capacidade de promover o uso da bicicleta, originalidade, criatividade e impacto”. Receberemos esse prêmio no Rio de Janeiro, durante o II Workshop “A Promoção da Mobilidade por Bicicleta no Brasil” (dias 28 a 30 de abril).

É uma honra receber um prêmio de uma entidade que, para nós, é referência em muitos aspectos no que se refere à mobilidade por bicicletas. Essa conquista se soma a outras como o prêmio de Melhor Blog em Português, recebido da agência alemã Deutsche-Welle em 2011, e a homenagem feita pela fabricante de peças e acessórios Shimano, durante a Shimano Fest, em 2013.

Outras iniciativas excelentes receberam prêmios e menções honrosas. Veja a lista completa:

Transporte Ativo

Prêmio Ação Educativa e de Sensibilização:
Vencedor: Vá de Bike – São Paulo
Menção Honrosa: Bike Anjo – São Paulo
Menção Honrosa: Amigo Motô – Ameciclo – Recife

Prêmio Levantamento de Dados e Pesquisas:
Vencedor: Yuriê Batista – Avaliação da Ciclabilidade das Cidades Brasileiras
Menção Honrosa: Pedala Manaus – Primeira Contagem de Ciclistas de Manaus
Menção Honrosa: Ameciclo – Pesquisa Mobilidade por bicicleta no Recife

Prêmio Empreendimento:
Vencedor: Bicicletaria Cultural – Curitiba
Menção Honrosa: Public Propaganda e Marketing – Palmas Tocantins
Menção Honrosa: Las Magrelas + o Gangorra – São Paulo

Mais de uma década de ativismo

Cerca de seiscentas pessoas participaram da pedalada! Nesse momento, passavam sobre o Elevado Costa e Silva. Foto: Rachel Schein
Cerca de seiscentas pessoas participaram do passeio ciclístico da WWF, organizado pelo Vá de Bike, na Virada Sustentável 2013:  mais bicicletas nas ruas. Foto:Rachel Schein

Todo trabalho de sensibilização e formação eficiente é de longo prazo, devendo persistir para trazer frutos. O projeto Vá de Bike é uma ação educativa e de sensibilização de longo prazo, com resultados claros e conhecidos.

O site tem hoje cerca de 300 mil acessos por mês. Tivemos 4 milhões de visualizações desde 2010, sendo 1,6 milhão apenas em 2013. Há mais de 1300 páginas no site, com conteúdo próprio e de opinião. Nossa fan page no Facebook tem quase 30 mil curtidas e nosso perfil no Twitter tem 7 mil seguidores. E mais de mil pessoas recebem nosso resumo diário por e-mail (para receber, cadastre-se na coluna direita aqui da página).

Willian Cruz, do Vá de Bike, foi uma das vozes contrárias ao emplacamento de bicicletas em São Paulo. Foto: Rachel Schein
Ações junto ao poder público também fazem parte da atuação do Vá de Bike. Na foto de Rachel Schein, Willian Cruz participa de audiência pública que discutiu o emplacamento de bicicletas.

Há sempre a preocupação educativa em abordar em profundidade temas que são essenciais para a aceitação da bicicleta como meio de transporte e para a segurança do ciclista. Todo texto passa por pesquisa, sendo que a segurança do ciclista e a promoção da bicimobilidade nunca são deixadas de lado.

As Dicas para o Ciclista Urbano tornaram-se referência em recomendações para iniciantes e serviram de inspiração para muitos outros sites, manuais, matérias na imprensa e campanhas de conscientização.

As reportagens sobre legislação são muito acessadas: a página que esclarece o Código de Trânsito tem hoje mais de 400 visitas/dia, com mais de 80 mil views em 2013. Vários artigos esclarecem a importância do respeito ao ciclista, muitos em linguagem voltada ao motorista, clarificando leis e conscientizando sobre sua importância, com o potencial de salvar vidas.

Textos sobre segurança no trânsito ajudam ciclistas há mais de dez anos. Matérias sobre infraestrutura relatam boas práticas e escancaram iniciativas desastrosas. Em reportagens, reuniões e ações, cobramos respostas de gestores, parlamentares e empresas, influenciando no posicionamento e na conduta em relação ao ciclista.

As participações em matérias na imprensa tradicional, seminários, debates e palestras desfazem mitos e preconceitos perigosos, além de exercer caráter educativo em relação a infraestrutura e integração do ciclista ao trânsito.

O Vá de Bike também divulga e incentiva iniciativas de pessoas e entidades ligadas à mobilidade por bicicletas, como Bike Anjo, Ciclocidade, Transporte Ativo, Ciclovida, Mobicidade, BH em Ciclo, Pedala Manaus e tantas outras, atuando como fortalecedor e disseminador de boas iniciativas que merecem ser replicadas em outras cidades, além de influenciar indiretamente nas políticas locais em relação à bicicleta, através da repercussão e mobilização gerada pelas reportagens e questionamentos.

Agradecimentos

Esse prêmio não seria possível sem o apoio dos nossos leitores, fundamentais para nosso sucesso. Também somos gratos por ter um patrocinador que acredita na nossa causa, um apoio que tem sido essencial para manter a qualidade do site e a regularidade das postagens, trazendo a segurança necessária para manter a operação, junto com parcerias e apoios eventuais de outras empresas em diversos níveis.

Por fim, agradecemos profundamente o trabalho dos jornalistas que fortalecem o conteúdo do site: Aline Cavalcante, Lívia Araújo, Rachel Schein, Enzo Bertolini e Verônica Mambrini, além da Sabrina Duran, que vem nos ajudando na edição, revisão, diagramação e controle da pauta, e da Priscila Cruz, que resolve diversas questões administrativas e logísticas relacionadas à operação do projeto. O agradecimento vai também para a Silvia Ballan, que também nos dá uma mão sempre que precisamos, e para a Luciana Spedine, que já nos ajudou a traduzir/legendar alguns vídeos.

A todos vocês, nosso muito obrigado.

5 comentários em “Vá de Bike conquista prêmio por incentivo à mobilidade por bicicleta

  1. Um reconhecimento para um blog que está há mais de 10 anos, pela insistência, pela coragem, pela busca por uma melhor qualidade de vida. Uma continuidade que é raro hoje em dia.
    Parabéns.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  2. Parabéns William,você e sua equipe merecem,pelo belo trabalho que fazem por nós ciclistas,e continuem assim que vão vir muito mais prêmios como este,parabéns à todos e muito obrigado.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  3. Muito mais que merecido! Um site que é referência em informação didática, cultural, notícia em cima da hora merece um prêmio como este.
    Parabéns, William e equipe pelo trabalho maravilhoso que nos apoia, nos baliza e nos informa no dia-a-dia.
    Acho que posso falar por muitos ciclistas urbanos: muito obrigada e parabéns!

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *