Imagem de divulgação do quarto Fórum Mundial da Bicicleta, que será realizado na Colômbia em 2015. Imagem: Reprodução

Brasileiros se organizam para ir ao 4º Fórum Mundial da Bicicleta, na Colômbia

Interessados em participar do evento buscam opções de hospedagem solidária e descontos em hotéis. Organização do Fórum já recebe inscrições de propostas.

Imagem de divulgação do quarto Fórum Mundial da Bicicleta, que será realizado na Colômbia em 2015. Imagem: Reprodução
Imagem de divulgação do quarto Fórum Mundial da Bicicleta, que será realizado na Colômbia em 2015. Imagem: Reprodução

Depois de três anos realizado no Brasil, o Fórum Mundial da Bicicleta (FMB) será feito em Medellín (Colômbia) em 2015. Programado para acontecer entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março, o evento terá o tema “Cidades para Todos”, em relação às ideias voltadas para o ser humano e espaços de convivência.

O Fórum irá discutir como as cidades podem ser organizadas para o benefício de todos os cidadãos, tendo como mote a defesa da bicicleta como liderança na formação de uma cidade justa e sustentável para todos.

Enquanto em Medellín o 4º FMB segue em planejamento, no Brasil alguns participantes estão se organizando para avaliar possibilidades de uma ida em conjunto. Após fazer um levantamento sobre opções de reserva de lugares em vôos para um grande grupo (ou até mesmo um fretamento), o grupo percebeu que a burocracia das companhias aéreas e os valores ofertados por empresas e agências não compensavam frente à busca individual de ofertas, desistindo da ideia. Mas ainda estão buscando hospedagens solidárias verificando e descontos com hotéis da região. Para manter-se informado, acompanhe este grupo no Facebook.

Propostas

Segundo o site do evento, será uma celebração e promoção do trabalho de várias entidades (indivíduos, grupos, ONGs, empresas ou agências governamentais) que trabalham em conjunto para trazer mudanças positivas em todos os níveis: individual, local, regional, nacional e global. Coletivamente, serão discutidas, pensadas e planejadas soluções para bicicletas, pedestres e motoristas coexistirem em harmonia.

Quem tiver ideias de palestras, fóruns ou quiser apresentar uma nova ideia dentro do tema proposto pelo fórum, pode se inscrever gratuitamente no site do evento.

Os temas gerais que serão abordados são:

  • Apoio e promoção do ciclismo
  • Gestão de bicicleta
  • Ciclismo em torno da política
  • Ciclismo: arte e cultura
  • Sociedades ciclísticas
  • Urbanismo da bicicleta
  • Comunicação e divulgação de ciclismo
  • Ciclismo e saúde pública

Sobre o Fórum

O Fórum Mundial da Bicicleta surgiu como resposta ao atropelamento de participantes da Massa Crítica de Porto Alegre (RS), cometido dia 25 de fevereiro de 2011. A primeira edição foi realizada na data do primeiro aniversário do atentado, cometido por Ricardo José Neis, que quase quatro anos depois ainda aguarda julgamento e continua trabalhando normalmente no Banco Central, na capital gaúcha, no setor análise de documentações. As edições seguintes ocorreram em Porto Alegre (2013) e em Curitiba, Paraná (2014).

2 comentários em “Brasileiros se organizam para ir ao 4º Fórum Mundial da Bicicleta, na Colômbia

  1. já encerramos o cadastramento de pessoas interessadas e, infelizmente, já constatamos que é praticamente impossível fretar um avião. também não conseguimos bons preços com as empresas aéreas para baratear o custo pra gente.
    dessa forma, é cada um por si…

    abraço

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *