Ciclistas na Cidade Universitária. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

USP dá início a estudo sobre prática esportiva no campus Butantã

Pesquisa vai ajudar a formatar um plano de gestão e a desenvolver um uso mais seguro das áreas comuns dos campi da USP. Participe!

Ciclistas na Cidade Universitária. Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Ciclistas na Cidade Universitária. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A prefeitura do Campus Butantã da Universidade de São Paulo (USP) iniciou um estudo sobre a prática de atividade física e esportiva nas áreas comuns dos campi da USP. Estima-se que apenas aos sábados 12 mil pessoas usem o local para treinar corrida de rua ou ciclismo.

Veja também
Anúncio de ciclovia na USP gera
receio de aumento nos conflitos
Reforma do velódromo da USP
não contempla ciclismo de pista

Destinada a profissionais do esporte e praticantes de atividades esportivas, com ou sem vínculo com a universidade, a pesquisa vai ajudar a desenvolver uma gestão mais racional e um uso seguro das áreas comuns do local. Entre as informações que se pretende obter com esse estudo estão horários de maior concentração, trajetos adotados, demandas dos grupos, entre outros dados, traçando um perfil dos esportistas que frequentam o campus.

Os dados colhidos vão subsidiar a implementação de ações na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira (CUASO). Posteriormente, essas informações poderão auxiliar projetos semelhantes em todos os demais campi da USP.

Testes de uso do espaço

Um primeiro teste foi realizado em 1º de novembro, em um percurso de 6 km e horários específicos de treino para ciclistas (4h às 6h) e de corrida de rua e caminhada (7h às 12h). Um segundo teste será realizado, mas sem data definida. Assim, haverá condições de avaliar os erros e acertos que, somados às observações dos especialistas que apoiam a iniciativa e às sugestões dos usuários, contribuirão para o aprimoramento do uso do espaço.

A prefeitura do campus já recebeu informações, críticas e sugestões de diversos grupos de ciclismo, que não foram consultados na primeira avaliação. Entre as reclamações, destaca-se que o trajeto escolhido limita as variações de treino.

Participe

Quem quiser se inscrever para a pesquisa, o link para responder ao formulário do estudo está disponível aqui.

Se você treina no local, participe e ajude a estabelecer padrões de uso que possam trazer mais vantagens que limitações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *