Foto: Willian Cruz

Vá de Bike busca repórteres de todo o Brasil que queiram colaborar com o site

Se você tem prática em apuração, um bom texto jornalístico e conhece bem os temas bicicleta e mobilidade urbana, pode nos ajudar. Saiba mais.

Foto: Willian Cruz
Foto: Willian Cruz

ATENÇÃO: SELEÇÃO ENCERRADA

Recebemos mais de uma centena de mensagens de pessoas interessadas em colaborar com nosso projeto. Em breve, cada um de vocês receberá um retorno. Desde já agradecemos pela disposição em nos ajudar e pelo carinho manifestado em tantos e-mails. Sinceramente, obrigado. 🙂

Willian Cruz

Há mais de uma década o Vá de Bike vem produzindo conteúdo jornalístico independente sobre bicicleta e mobilidade urbana. Foram publicadas mais de 1700 reportagens ao longo desses anos, desde dicas técnicas sobre bike e pedaladas, roteiros, eventos, equipamentos e viagens até a cobertura de políticas públicas de mobilidade dentro e fora do país, debates, entrevistas com gestores públicos e ciclistas, informação técnica sobre infraestrutura cicloviária, galerias de fotos e vídeos exclusivos, registro de fatos importantes para o cicloativismo e artigos que ajudaram a esclarecer e embasar muitas das discussões sobre o uso da bicicleta como meio de transporte nas cidades brasileiras.

Todo esse trabalho de informação é visto, hoje, por cerca de 10 mil leitoras e leitores diariamente, seja por meio do site, de newsletter ou das redes sociais. Nossa fan page do Facebook, por sinal, chega a alcançar quase meio milhão de pessoas nas semanas mais “agitadas”. Em mais de dez anos de trabalho, o Vá de Bike se estabeleceu como uma das principais fontes nacionais de informação sobre bicicleta e mobilidade urbana, graças não apenas à qualidade das reportagens escritas por colaboradoras e colaboradores competentes, como também pelo retorno precioso do público que nos lê e nos escreve com elogios, críticas e sugestões.

Por tudo isso, o Vá de Bike tem precisado, cada vez mais, de pessoas que contribuam com a produção da informação publicada. Nesse momento estamos em busca de colaboradoras e colaboradores com prática em apuração, bom texto jornalístico e disponibilidade para produção de pelo menos uma reportagem curta por semana – 2.500 a 3.500 caracteres com espaço. Não é preciso ter diploma de jornalista, nem experiência prévia na cobertura da área, mas é fundamental ter alguma intimidade com os temas bicicleta e mobilidade urbana. O trabalho é remoto (não temos redação física), e as pautas e prazos de entrega são combinados previamente entre repórteres e editores do site via e-mail. Temos uma conta Skype exclusiva para apurações a fim de que ninguém gaste celular ou fixo próprios na realização do trabalho. Remuneramos todas as pessoas que compõem nosso quadro de repórteres da melhor maneira que podemos. Temos muito claro que os valores praticados estão longe de serem os ideais, mas temos como horizonte a adequação desses valores num longo prazo, conforme o jornalismo independente de qualidade seja cada vez mais reconhecido e financiado por leitoras, leitores e empresas anunciantes.

Se você se interessou pela proposta e quer ajudar a divulgar e esclarecer a mobilidade por bicicleta nas grandes cidades, escreva pra gente no contato@vadebike.org com o assunto “Colaboração”, falando do seu interesse, prática e disponibilidade. Se for possível, envie de dois a quatro textos jornalísticos de sua autoria para que tenhamos uma ideia do seu trabalho.

Abraço!

Equipe Vá de Bike

5 comentários em “Vá de Bike busca repórteres de todo o Brasil que queiram colaborar com o site

  1. Boa noite gostaria que essa mensagem fosse publicada com urgencia,vcs devem lembrar dos marginais que estavam roubando bicicletas na ciclovia da marginal pinheiros , então hoje de manhã por volta de 6:10 depois daquela usina de idratacao logo a frente avistei 4 elementos saindo do meio do mato abordaram um ciclista que está na minha frente e levaram ele pro mato aí parei e um deles pegou a bicicleta da vítima e tentou me alcançar voltei até a cidade jardim e vim pela marginal e lá na entrada da favela real parque vi os elementos entrando numa viela um deles ainda ficou me olhando entao gostaria que fosse avisado no ar para que os ciclista evitem andar na ciclovia da marginal pinheiros voltaram a roubar novamente Abraço a todos ronie silva capão redondo.

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *