Primeira reunião realizada entre ciclistas e poder público. Foto: Divulgação/PMC

Prefeitura de Curitiba fará reuniões mensais com ciclistas

Objetivo das reuniões é receber demandas e sugestões dos ciclistas, além de discutir medidas voltadas à ciclomobilidade.

Primeira reunião realizada entre ciclistas e poder público. Foto: Divulgação/PMC
Primeira reunião realizada entre ciclistas e poder público. Foto: Divulgação/PMC

Um calendário de reuniões mensais com ciclistas e interessados para recepção de demandas, sugestões e discussão de medidas voltadas à ciclomobilidade teve início nos festejos do Dia Mundial Sem Carro, em 22 de setembro.

A primeira reunião, que aconteceu no Paço da Liberdade, no centro da cidade, reuniu representantes da sociedade civil, cidadãos comuns e representantes da administração municipal. O primeiro encaminhamento tirado da reunião foi a realização de vistorias técnicas em trechos da rede cicloviária da capital paranaense. A primeira acontecerá em 9 de outubro, no trecho da ciclovia que vai da Praça Japão, na região central da cidade, até o parque Barigui. O percurso será feito de bicicleta. “Esse trecho precisa de uma série de pequenos reparos que conseguimos fazer pela Setran (Secretaria Municipal de Trânsito) mas, para tal, precisamos do apoio dos usuários e mais gente colaborando para indicar esses pontos”, explica Goura Nataraj, que é assessor na coordenação de mobilidade urbana da Setran.

Goura Nataraj, assessor na coordenação de mobilidade urbana da Setran. Foto: Divulgação/PMC
Goura Nataraj, assessor na coordenação de mobilidade urbana da Setran. Foto: Divulgação/PMC

Demanda dos ciclistas

Goura conta que as reuniões surgiram de uma demanda da CicloIguaçu – associação que congrega usuários de bicicleta de Curitiba e região metropolitana – acatada pela secretaria, que já acolhia informalmente demandas pontuais dos usuários. “A ideia é ter um canal forte de diálogo”, diz Goura, que detalha que faz parte da iniciativa também contar com o apoio dos ciclistas em ações educativas da secretaria.

A próxima reunião ficou marcada para 22 de outubro e acontecerá na Bicicletaria Cultural, também no centro. A iniciativa se soma a reuniões mensais da Setran com representantes de outros modais de transporte de pessoas e cargas, como taxistas e motofretistas.

Obras em Curitiba

A capital paranaense possui atualmente uma malha de 190 km de infraestrutura cicloviária, dos quais 63 km foram construídos na gestão atual. Goura Nataraj cita outros 90 km de projetos prontos – entre novos trechos e trechos da antiga malha, bastante deteriorada, a serem recuperados. As obras mais recentes entregues, segundo o assessor, são as ciclorrotas dos bairros Vila Verde e Vitória Régia, na cidade industrial, e ciclofaixas junto aos binários das ruas Iapós e Imaculada Conceição, que se conecta com as ciclovias da avenida das Torres e Engenheiros Rebouças e com a ciclorrota Portão-PUC. “Também está em ritmo de implantação a Via Calma da Avenida João Gualberto”, enumera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *