Perícia sobre o desastre da ciclovia deve ser independente e isenta. (Arte sobre imagem de Eric Poseidon)

ITDP pede perícia independente para apurar desabamento da ciclovia da Niemeyer, no Rio de Janeiro

Entidade que promove o transporte sustentável no Brasil e no mundo reforça que a perícia sobre o desastre ocorrido na ciclovia não deve ser feita pela empresa que construiu a estrutura.

Perícia sobre o desastre da ciclovia deve ser independente e isenta. (Arte sobre imagem de Eric Poseidon)
ITDP reforça que a perícia sobre o desastre ocorrido na ciclovia não deve ser feita pela empresa que construiu a estrutura. (Arte sobre imagem de Eric Poseidon)

O ITDP Brasil (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento), entidade que promove o transporte sustentável e equitativo no mundo, divulgou nota nesta quinta pedindo uma perícia “independente e imparcial” para avaliar as causas do desastre ocorrido na Ciclovia da Avenida Niemeyer, no Rio.

pericia independente itdpA organização alega que academia e entidades da sociedade civil vêm alertando as administrações municipais sobre como a elevação do nível do mar pode afetar as infraestruturas de mobilidade e transporte nas cidades brasileiras e afirma que as causas exatas “só serão esclarecidas após um transparente e rigoroso processo de perícia”, reforçando ser indispensável que esse processo “avalie o grau de vulnerabilidade de toda a ciclovia, sendo uma infraestrutura costeira”.

A nota divulgada lembra que a ciclovia da Niemeyer é um elevado litorâneo em uma região de alto risco, “cujo projeto deve levar em conta a variação das condições do mar e prever com segurança sua resistência, inclusive a possíveis eventos extremos (o que não foi o caso)”, apontando que o ocorrido foi uma ressaca comum, frequente e previsível.

“É imprescindível também que esse parecer e avaliação geotécnica sejam realizados de forma independente e imparcial, não pela empresa responsável pela construção da ciclovia”, aponta o texto. “Muito mais do que os milhões de reais gastos na reestruturação da encosta da Niemeyer e na implementação da ciclovia, hoje ela custou vidas. Isso é imperdoável e não tem preço.”

Veja a íntegra da nota aqui.

1 comentário em “ITDP pede perícia independente para apurar desabamento da ciclovia da Niemeyer, no Rio de Janeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *