Declarações de João Doria demonstram risco de retirada de ciclovias em São Paulo
Avaliamos as primeiras declarações do prefeito eleito em São Paulo e montamos um panorama do que deve ocorrer em relação às ciclovias. Preocupe-se.
As declarações sobre ciclovias do próximo prefeito da capital paulista, João Dória (PSDB) transmitem um panorama desanimador para os próximos quatro anos. Avaliamos as primeiras entrevistas à imprensa, no dia seguinte à eleição, para conseguir montar o cenário mais provável para os próximos quatro anos na cidade.
Os títulos abaixo refletem posicionamentos inferidos a partir dessas declarações e são seguidos de transcrição das afirmações, com links para a fonte de cada uma delas para que possam ser verificadas.
Não há necessidade de expansão
Em entrevista à Rede Globo, no Bom Dia São Paulo o âncora Rodrigo Bocardi (que já protagonizou declarações polêmicas sobre o uso da bicicleta na cidade) pergunta, em tom de reclamação: “o que vai acontecer com ciclovias e ciclofaixas, muitas delas construídas aí de qualquer jeito na cidade?”
O prefeito eleito responde: “Vamos manter as boas, corrigir as ruins e evitar colocar ciclovias onde não há ciclistas. Não faz sentido você gastar dinheiro público onde não há uso.”
Bocardi complementa a pergunta: “sinal de que não vai aumentar então o número de ciclovias na cidade”. Dória confirma o desejo de Bocardi: “neste momento não, Rodrigo, não tem necessidade”.
Ciclovias foram feitas em excesso
Na rádio BandNews FM, Doria afirmou:
“Serão mantidas [as ciclovias]. E as ciclofaixas também. Só não serão mantidas onde elas não funcionam, quer dizer, onde tem ciclovia sem ciclista não há razão de manter, é um equívoco. Houve aí também uma volúpia, um excesso de quilometragem para cumprir meta da Prefeitura de São Paulo. Onde elas funcionam bem, elas serão mantidas e preservadas; onde não funcionam serão desativadas. E as ciclofaixas funcionam bem, de maneira geral, sem restrições e com os devidos cuidados e sempre com o apoio do setor privado, como já acontece.”
Perceba que ciclofaixa, para o novo prefeito, significa Ciclofaixa de Lazer, um projeto que ele aceita e apoia. Mas que também não será ampliado.
Se tem pouco uso, será retirada
Entrevista na TV Bandeirantes:
“Onde as ciclovias funcionam bem, elas serão mantidas e preservadas, inclusive nós vamos concessionar para o setor privado essa preservação e manutenção das ciclovias. E as ciclofaixas também, uma boa medida que serão (sic) mantidas.” Explicaremos em uma próxima matéria como Doria pretende fazer essa concessão, de acordo com o que declarou nas entrevistas desse primeiro dia.
“Onde ela não vai ser preservada é onde ela não funciona, onde você não tem ciclista não há razão de você ter ciclovia”, completou.
Se é para lazer, fica
Entrevista na Rádio Bandeirantes:
“Ciclovias e ciclofaixas serão mantidas onde forem úteis, onde tiver ciclistas para utilizá-las. O programa de ciclofaixas [de lazer] eu acho bom, porque é atividade de lazer, são áreas delimitadas com funcionamento em horários específicos e normalmente aos finais de semana. As ciclovias serão mantidas onde tiver ciclistas, tanto pela mobilidade quanto pelo lazer.”
Ciclovias “prejudicam a sobrevivência de famílias”
Entrevista na Rádio Bandeirantes:
“Ciclovias onde não tem ciclista não serão continuadas porque não faz sentido nenhum. É gasto público e além de tudo prejudica o comércio. Sobretudo em áreas periféricas da cidade o comércio se ressente muito, porque muitas ruas e avenidas têm uma faixa que é de ônibus e a outra que é de bicicleta, ninguém consegue estacionar, nem pra embarcar nem pra desembarcar. Isso prejudica fortemente o comércio, prejudica a economia, a manutenção de empregos e a oportunidade de sobrevivência dessas famílias.”
Pinturovia e ciclista que “desrespeita” motorista
Entrevista na Rádio Bandeirantes:
Em dado momento, um dos entrevistadores afirma, com bastante ênfase, que é ciclista e “sabe” que “essas ciclovias tem trechos em que são intransitáveis, elas colocam efetivamente em risco a segurança do ciclista, então que não sejam apenas faixas pintadas, porque isso não é ciclovia.”
Doria responde que isso é “uma pinturovia, não é ciclovia, ciclovia precisa inclusive ter sinalização adequada, guias rebaixadas, na forma correta, sem protuberâncias, sinalização tanto para o usuário, o ciclista, quanto para o motorista também, os dois. E o ciclista também tem que respeitar o motorista, é preciso ter uma campanha educativa porque às vezes eu vejo ciclistas distraídos demais nos cruzamentos.”
Só no canteiro central
Essa foi no sábado 1º de outubro, um dia antes da eleição, em resposta a questionário da Folha:
“As ciclovias em canteiros centrais de avenidas serão mantidas e ampliadas. As que são prejudiciais ao comércio de rua deixarão de existir.”
Veja um mapa com o cenário projetado caso as determinações demonstradas acima sejam levadas a cabo pelo novo prefeito da maior cidade brasileira.
Eleito em primeiro turno
O candidato tucano venceu o pleito no primeiro turno, com 3.085.187 votos, representando 53,29% dos votos válidos. O segundo colocado, Fernando Haddad (PT) teve menos de um terço dessa votação (967.190 / 16,70%).
Mas apesar da votação bastante expressiva, a maioria dos paulistanos se absteve de escolher um candidato, seja por abstenções de fato (que foram 1.940.454, correspondendo a 21,84% do eleitorado – 1 em cada 5 pessoas) ou exercendo seu direito de votar nulo (788.379 – 11,35% dos votos válidos) ou em branco (367.471 – 5,29%), o que colaborou indiretamente para o resultado obtido nas urnas.
No total, foram 3.096.304 votos, ou 34,85% do eleitorado – uma soma maior que a dos votos do candidato eleito (representando 34,72% dos eleitores). Esse cenário mostra uma profunda decepção dos cidadãos com o sistema político e seus representantes, com uma grande parcela da população não encontrando motivos para votar em nenhum dos candidatos apresentados.
Talvez estejam se referindo a algumas ciclofaixas inúteis. Perto do meu trabalho tem ciclofaixa numa rua sem saída. Sem contar aquelas tomadas pelo lixo e praticamente abandonadas
4 2
Assim como tem várias calçadas inúteis também, como uma ao lado da linha do trem da CPTM lá na região do Bom retiro/Luz….Não passa ninguém e vive as moscas até de dia.
completamente abandonada e o Dória preocupado com ciclovias….
O que vai esperar de um partido com 1,5km de metrô por ano em 22 anos ?
Comentário bem votado! 6 2
Verdade, existe muita coisa inútil e que consome recursos nesta cidade. A idéia é desativar aquilo que é inútil, sejam vias para carros, ciclofaixas ou calçadas, e utilizar os recursos economizados em outros lugares mais necessários.
2 2
Bom dia. Eu acho que não temos que esperar o prefeito assumir pra mostrar nossa posição se ele já expôs a dele.
Acho que temos que marcar um evento (pacífico e bem humorado) parando na frente da casa do Sr. futuro Prefeito.
Temos que mostrar a força que a bicicleta tem.
2 5
Em entrevista agora há pouco na Jovem Pan, Dória declarou que vai remover as ciclovias nas calçadas.
https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fjdoriajr%2Fvideos%2F1203774569679352
2 1
Existe dois tipos de ser humano. Os Lobos e os Codeiros no Brasil desde de seu descobrimento os governantes são os Lobos e o Povo os Codeiros nenhum Lobo até hoje se interessou e apoiar defender o coisa que o valha os cordeiros.Portanto não vai mudar nada vai continuar o que é a mais de 500 anos e ponto final.
0 2
O Tucanos só enchergam a bicicleta como meio de lazer e não de mobilidade diária, como ir e vir ao trabalho por exemplo, diminuindo a quantidade de carros e pessoas no já saturado transporte de São Paulo.
Fico imaginando se algum ciclista teve coragem de votar no Dória.
Será ?
Polêmico. O que acha? 12 9
Exato. E os 2 votos negativos que te deram, com certeza foram de carrocratas….
Ciclista que usa a bike como meio de transporte sente falta de um espaço seguro e separado dos carros. Com ou sem falhas.
Comentário bem votado! 7 3
NAO VOTO NESTA CORJA PAGO A MULTA COM UM PRAZER IMENSO ACHO O DINHEIRO MAIS BEM GASTO QUE EXISTE ENQUANTO NAO APARECER CANDIDADO QUE NAO SEJA DESDE MEIO PODRE E NOJENTO DOS QUE AI ESTAO VOTAR EM UM OUTRO NAO FAZ A MENOR DIFERENÇA NADA MUDA ALIAS MUDA SIM CADA VEZ PARA PIOR
1 3
Isso quer dizer então que eles vão fechar as ruas com pouco movimento de carros e transformá-las em parques?
E demolir as calçadas vazias onde quase não tem pedestre e construir jardins laterais? E os prédios e casas abandonados? Não é possível que as pessoas não entendam o básico do básico – não faz o menor sentido falar em fazer ciclovia onde tem ciclista. Tem que fazer ciclovia PARA TER ciclista! Como que pode terem eleito o PSDB em São Paulo. Os paulistas não tão sabendo o que o partido tá fazendo com o estado nos últimos vinte anos?!
E esse “jornalistinha” de merda, adicionando juízo de valor numa pergunta… Patético.
Comentário bem votado! 13 6
gente, desejo toda a força do mundo e resistência pra vocês aí!
estamos junto nessa luta por cidades feita para pessoas! <3
Comentário bem votado! 9 2
Penso eu que a unica maneira de evitarmos isso e mostrarmos para o novo prefeito a importância da cidade ter uma malha cicloviaria conectada e integrada com a rede de onibus, metrô e trens (pois é só com intermodalidade é que vamos resolver o problema do transito, é tentar conversar em primeiro momento.
Se a conversa não surtir efeito e começarem a reduzir o tamanho da malha, retirando ciclofaixas (ao invés de corrigir falhas)é fazermos como fizemos na paulista contra o MP: levar milhares de ciclistas, mas na sede da prefeitura (como fizeram os taxistas que ocuparam todo o viaduto do chá e até a camara municipal) para pressionarmos ele para mudar sua posição. E principalmente: cumprir o plano nacional de mobilidade.
Expandir ciclovias não é mais questão de ser a favor ou contra. É obrigação agora.
Se os cicloativistas e os ciclistas não se unirem, perderemos boa parte da malha cicloviaria, já que pelo menos metade é ciclofaixas.
Comentário bem votado! 13 5
[Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]
Esse comentário não tem feito muito sucesso. 3 8
Alias, na proposta do Haddad, ele previa mais 350km de novas ciclovias/ciclofaixas.
Polêmico. O que acha? 6 4
retrocesso!!
Comentário bem votado! 8 4
Q retrocesso!
Nossa comunidade é unida e eu sei que vamos nos mobilizar para não deixar que retirem as ciclovias.
Ampliação? Isso não acontecerá com esse “Trumpzinho” de meio metro
Comentário bem votado! 12 4
É pq é do PSDB…e PSDB só governa para carros….
Polêmico. O que acha? 7 6
Uma das coisas mais preocuoantes nessa história toda é a provável mudança de comportamento dos motoristas ( todos eles, de carros, onibus, caminhões) em ralação ao ciclistas. Penso que a partir de agora vai imperar no psicológico dessas pessoas um certo sentimento de impunidade, como se agora o lei estivesse ao lado deles e sem ninguém pra nos proteger. Mais ou menos como aconteceu em relação aos imigrantes no Reino Unido, assim que o plebiscito para separação da Comunidade Européia terminou, com a vitória dos que queriam sair, os imigrantes passaram a ser agredidos. Temo que isso aconteça aqui conosco.
Comentário bem votado! 16 2
Já foi assim na dia da eleição… O que se parou o carro em ciclovia para votar não tá escrito viu. E os motoristas: pouco se f…
4 3
Será que ele já pedalou nas ciclovias/ciclofaixas de São Paulo? De preferência nos horários de pico. Duvido muito, ainda mais depois dessas declarações.
Comentário bem votado! 11 3
Esse anormal nem sabe onde ficam, até parece que ele já pedalou em uma ciclovia…
Comentário bem votado! 8 2
[Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]
Esse comentário não tem feito muito sucesso. 10 15
É pra chorar mesmo. Uma cidade do tamanho de São Paulo, com a quantidade de carros circulando e ele ainda acha que tem que tirar ciclovia! Muito triste. Voltaremos 4 anos para trás.
Comentário bem votado! 21 4