Documentário sobre a vida de ciclistas chega aos cinemas

Documentário acompanha o cotidiano de 3 ciclistas, com realidades diferentes mas tendo em comum a bicicleta como agente transformador de suas vidas

Eduardo "Magrão", do coletivo Bike Zona Leste, é um dos ciclistas retratados pelo documentário. Foto: Divulgação
Eduardo “Magrão”, do coletivo Bike Zona Leste, é um dos ciclistas retratados pelo documentário. Foto: Divulgação

Chegou aos cinemas na quinta-feira, 26 de janeiro, o documentário Ciclos, que acompanha a rotina de ciclistas em São Paulo. O filme retrata o dia a dia de três personagens que adotaram a bicicleta como meio de transporte.

Dirigido por Alexandre Charro, criado e produzido pela VICE para o Itaú Unibanco, Ciclos acompanha o cotidiano de Magrão, Carol e Lorena. Cada um com um estilo, eles têm em comum o uso da bicicleta como um agente transformador de suas vidas.

>> Assista online <<

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Vidas diversas

Integrante do Coletivo Bike Zona Leste, Magrão mostra os desafios e dificuldades de viver na periferia paulistana, área sem qualquer estrutura que privilegie o uso da bicicleta como meio de transporte. Lorena, advogada e atriz, enfrentou os seus medos e passou a usar a bicicleta como meio de transporte e atividade física. Já Carol, que recentemente desistiu do trabalho num escritório e mudou de vida, enfrenta os desafios de iniciar um negócio de entrega de flores por bicicleta.

“São personagens do nosso tempo, marcados por acontecimentos e fatos presentes na vida urbana atual e retratados em suas atividades habituais ligadas à vida doméstica e profissional”, afirma o diretor.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Sessões gratuitas

Apoiador da causa da mobilidade urbana, com ações voltadas ao estímulo do uso da bicicleta na locomoção das pessoas, o Itaú expande sua plataforma de atuação no tema com o lançamento do documentário. “Com Ciclos queremos convidar as pessoas a refletirem sobre a mobilidade urbana nas cidades, alcançando especialmente aquelas que não têm a bicicleta inserida no seu dia a dia”, afirma Luciana Nicola, Superintendente de Relações Governamentais e Institucionais do Itaú Unibanco.

Ciclos estreia nas cidades de Brasília (DF), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP), nas salas Espaço Itaú de Cinema, e será exibido em sessões duplas e gratuitas, junto com o documentário Bike vs Carros (2015).

Exibição e atividades em São Paulo

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

No domingo 29 de janeiro, o Largo da Batata, em Pinheiros, recebe o “Ciclos na Praça”, evento com uma série de serviços e atividades gratuitas relacionadas à bicicleta, para todas as idades – além da exibição gratuita do documentário Ciclos.

Com organização do Instituto Aromeiazero, o evento acontece das 14h às 20h, com atrações como o Bike Spa (mecânica), a Escolinha Bike, voltada para crianças de 2 a 7 anos, e Bike Anjo, que dá dicas para adultos andarem de bicicleta pela cidade. Durante todo o dia, bike foods, com variado cardápio, estarão à disposição do público. O documentário será exibido em duas sessões, às 16h e às 19h.

Vá pedalando

O Aromeiazero vai ainda organizar cinco grupos para quem quiser chegar ao Largo da Batata pedalando, saindo do Centro e de pontos das zonas Norte, Sul, Leste e Oeste. Os trajetos serão feitos em ritmo leve, com duas horas de duração, aliando o deslocamento a um passeio agradável de bicicleta pela cidade.

Centro

Saída da Praça da Sé às 14 horas. Saindo do ponto central da Cidade, do principal entrocamento do metrô paulistano, além de passar por pontos e ruas históricas do Centro, seguiremos depois pela Avenida Paulista aberta, curtindo o fim do domingo rumo ao Largo da Batata. Veja no mapa.

Oeste

Saída do Terminal da Lapa às 14h. Um dos bairros mais antigos de São Paulo, a Lapa também tem espaços arborizados e desconhecidos por muita gente que mora na cidade. Por conta do trem suburbano é acessível para outros municípios como Osasco, Barueri, Franco da Rocha e outros. Veja no mapa.

Leste

Saída da Estação Tatuapé às 14h. Saindo de uma das principais estações de metrô e de trem da região leste, vamos fazer o percurso que ainda é um desafio para muitos ciclistas paulistanos, em grupo, de forma segura e divertida. Veja no mapa.

Sul

Saída da estação Conceição do Metrô às 14h. Do Jabaquara para o Largo da Batata, saindo da estação Conceição, passando pelo Galpão da Bike, projeto social na Vila Santa Catarina e pela ciclovia que corta todo o coração financeiro da cidade. Veja no mapa.

Norte

Saída às 14h do Parque da Juventude (estação Carandiru). Vamos sair da estação Carandiru, onde também fica o Parque da Juventude e começaremos visitando o Museu Aberto de Arte Urbana e seguindo por grandes ciclovias até o Largo da Batata. Veja no mapa.

PROGRAMAÇÃO
9h às 12h, 14h às 18hBike Anjo – Aprender a pedalar não tem idade. O Bike Anjo é uma rede de voluntários que ensina pessoas a pedalarem.
14hPasseio Ciclístico – Grupos que sairão de cinco pontos das cidades com destino ao Largo da Batata, com acompanhamento. A experiência vale tanto para ciclistas iniciantes quanto para os mais experientes.
16h e 19hExibição Ciclos (30 min)
14h às 19hBike Spa – Serviço de mecânica gratuito para deixar a sua bicicleta limpa e revisada
14h às 19hEscolinha Bike – Para os mais novos pedalarem com segurança e diversão
14h às 20hBike Foods – Bike Café, Bike Burguer e Brownie Affair entre outros, vendendo seus produtos.

Mais informações na página do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *