pneu bicicleta para usar na cidade

Qual o melhor pneu para enfrentar chuva, buracos, rachaduras no asfalto, valetas e outros desafios que encontramos na cidade? Foto: Willian Cruz/VdB

Qual o melhor pneu de bicicleta para usar na cidade?

Saiba como escolher o pneu ideal para uso urbano. Dicas sobre largura e tipo de pneu, para pedalar com mais conforto e segurança nas ruas e ciclovias da cidade!

Escolher o pneu certo para cada tipo de terreno é fundamental para uma pedalada segura e confortável. Neste artigo vamos dar dicas rápidas sobre pneus de bicicleta para uso urbano, incluindo ciclovias, ruas e parques.

Inscreva-se no nosso canal e ative as notificações para ser avisado dos próximos vídeos!

Qual pneu usar na cidade?

Para escolher o melhor pneu de bicicleta para uso urbano, recomendamos atenção a dois pontos principais:

Tipo de pneu

A primeira recomendação é sobre o tipo de pneu. Um pneu com cravo ou pneu balão é ótimo para trilhas e terrenos irregulares, mas para pedalar na cidade o ideal é escolher um pneu slick. São pneus lisos, sem cravos, projetados para uso no asfalto (e no concreto).

Isso porque os cravos aumentam a superfície de contato do pneu com o solo, causando mais arrasto e tornando a pedalada mais pesada. Pneus de cravo também podem ter a borracha mais mole, aumentando ainda mais esse arrasto.

Esse arrasto adicional é essencial no barro e em terrenos com pedras soltas, onde precisamos de mais grip. Mas em deslocamentos na cidade, quando geralmente carregamos mais peso e precisamos percorrer nossos trajetos em curtos espaços de tempo, isso torna-se secundário.

Com um pneu slick, você vai perceber que a bicicleta rola melhor e com menos esforço.

pneu de bicicleta para uso na cidade
Pneus slick para bicicletas são aqueles que não têm cravos. Mesmo havendo desenho na banda de rodagem. Foto: Willian Cruz/Vá de Bike

Largura do pneu

Outra dica é em relação à largura do pneu. Recomendamos modelos com menos de duas polegadas de largura – ou seja, menores que 2.0″. Isso também ajuda a reduzir a superfície de contato com o chão, tornando a pedalada mais suave e eficiente.

Qual largura usar? Se você não carrega muito peso, pode optar por um pneu de bicicleta bem fino, como o 1.0″. Mas como as ruas e ciclovias sempre têm buracos e falhas no pavimento, recomendamos algo em torno de 1.5″. Essa largura maior evita o risco do aro beliscar a câmara numa pancada, causando dois furos laterais – a chamada “mordida de cobra”.

pneus de bicicleta slick, com cravos e semi-slick
Da esquerda para a direita: slick 1.0″, cravo (provavelmente 1.9″ ou 2.0″), slick 1.7″ e um semi-slick 1.8″. E, entre eles, uma infinidade de variações e desenhos. Fotos: Willian Cruz/VdB

Aderência

Um pneu de bicicleta tão fino não escorrega mais que um de cravo? Esse pensamento é comum principalmente a quem pratica mountain bike, por ser o que o uso nas trilhas nos demonstra de forma clara. Mas é importante compreender que cada tipo de pneu é projetado para um terreno e uma finalidade diferentes.

Pneus com cravo levam óbvia vantagem na trilha, no que diz respeito à aderência. Isso em virtude dos cravos afundarem na terra amolecida pela umidade, dando muito mais tração. Mas em pavimento rígido, essa mecânica funciona de forma bem diferente.

Pneus slick, por outro lado, são projetados para uso no asfalto. Por isso, seu material e os desenhos na banda de rodagem proporcionam maior aderência nesse tipo de pavimento. Mesmo quando molhado.

As “riscas” no pneu, por exemplo, são muito mais que mero grafismo. Entre outras funções, servem para deslocar a camada de água e sujeira que se forma em dias de chuva, conforme o pneu da bicicleta pressiona o solo. Isso gera não só tração mas também segurança nas frenagens, reduzindo a chance de aquaplanagem, por exemplo. Um pneu de cravo acaba não proporcionando essa mesma segurança quando o pavimento é rígido.

pneu de bicicleta slick, para uso na cidade
O desenho na banda de um pneu de bicicleta de uso urbano é projetado para dar mais estabilidade e aderência no asfalto. Foto: Willian Cruz/Vá de Bike

Pneu semi-slick: uma boa opção?

Um outro modelo encontrado no mercado é o pneu semi-slick, ou pneu misto. Pneus de bicicleta desse tipo têm uma banda central lisa, mas mantêm os cravos nas laterais.

O semi-slick é bastante vantajoso quando se faz uso da bicicleta tanto na terra quanto no asfalto. O ideal seria fazer a troca dos pneus ao mudar de terreno, mas em muitos casos você não terá oportunidade (ou paciência) para isso.

No entanto, apesar dessa praticidade, um pneu misto acaba não desempenhando tão bem quanto um de cravo ou um slick.

Isso porque na terra o grip (aderência) diminui bastante, por conta da banda central lisa. E na cidade, acaba desempenhando menos que o slick também, pela superfície de contato maior. Isso porque o pneu da bicicleta precisa ter uma largura maior para suportar essa estrutura (1.8″ ou mais). Além disso, você também pode perder um pouco de aderência nas curvas, justamente por conta dos cravos.

Por isso, sempre que possível use um pneu de bicicleta adequado ao tipo de terreno onde você pretende pedalar.

pneu de bicicleta semi-slick
Pneus de bicicleta semi-slick têm cravos nas laterais. Foto: Divulgação

Outras dicas

Por fim, lembre-se que a calibragem dos pneus também é muito importante para uma pedalada segura e confortável. Os pneus de bicicleta costumam ter, na lateral, a indicação de calibragem mínima e máxima.

Fique atento ao desgaste do pneu da bike e, se necessário, substitua-o. Além de perder aderência, um pneu desgastado vai furar com mais facilidade. E para evitar furos, recomendamos o uso de uma fita antifuro.

Gostou das dicas? Fique de olho no nosso canal para não perder as próximas! E se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos e ajude a divulgar a cultura da bicicleta na cidade. Vá de bike!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *