Ciclovia é inaugurada no lugar de antiga motofaixa na R. Vergueiro, em São Paulo
Ciclovia substitui motofaixa que existia até pouco tempo na avenida. GCM fará rondas para coibir o uso por motos, que colocam em risco os ciclistas.
Há quatro anos, em junho de 2010, era inaugurada a motofaixa da Vergueiro, em São Paulo. Com 3,5 km em cada sentido, a proposta era que se tornasse uma alternativa ao tráfego na Av. 23 de maio, onde se pretendia proibir a circulação de motocicletas, mas essa proibição acabou não se concretizando.
Pouco antes da inauguração, a faixa de asfalto que isolava as motos do restante do tráfego amanheceu pintada com bicicletinhas no asfalto, simulando uma ciclovia. A pintura, feira por ativistas durante a madrugada, foi substituída no dia seguinte pela sinalização de uso exclusivo de motos. Mas o recado da necessidade de infraestrutura para ciclistas foi dado e a falsa ciclovia virou notícia na mídia paulistana. A mesma faixa agora se transformou em uma ciclovia oficial, que integra o ambicioso plano de articular 400 km desse tipo de infraestrutura na cidade.
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a motofaixa foi desativada porque não chegou a representar aumento para a segurança dos motociclistas. Já para os ciclistas, que não têm a mesma agilidade das motos para fugir de situações de risco, nem a potência de motor que lhes permite acompanhar a velocidade dos carros, o aumento de segurança é bastante claro. Mesmo quando ainda era oficialmente uma motofaixa, o espaço já era usado com frequência por ciclistas que fazem trajetos para o Centro, Paulista ou em direção à Zona Sul.
Veja nossa galeria de fotos da inauguração e o vídeo onde Prefeito, ciclistas e arquiteta da CET falam sobre a ciclovia
No sábado 23 de agosto, o prefeito Fernando Haddad foi cumprimentar os ciclistas na inauguração da ciclovia. A agenda do dia o impediu de pedalar com o grupo, que desceu até a prefeitura junto com o secretário de Transportes, Jilmar Tatto. “Vamos articular as novas ciclovias com três secretarias na cidade de São Paulo: Saúde, Transporte e, agora, Esportes”, disse o prefeito. “Vamos criar planos de ocupação em todas essas secretarias para estimular o uso da bicicleta na cidade de São Paulo.”
Na disputa pelo asfalto, as novas ciclovias têm sido desrespeitadas por motoristas e motociclistas. Questionado sobre como fazer o uso exclusivo para ciclistas ser cumprido, Haddad citou a guarda Civil Metropolitana, que terá um efetivo dedicado a fazer rondas nas ciclovias. “A GCM vai fazer a ronda de bicicleta. Duas mil bicicletas já foram compradas e os policiais estão em treinamento”, declarou o prefeito, que não soube precisar a partir de quando será possível ver a GCM circulando de bicicleta pelas ciclovias. “Motofaixa é uma coisa que só existe no brasil”, afirmou Haddad.
Iniciando nas imediações da estação Vila Mariana do Metrô, o novo trecho compreende as avenidas Vergueiro, Liberdade, atravessa a Praça João Mendes, Praça da Sé, ruas Benjamin Constant, Libero Badaró, Viaduto do Chá e chega à rua Conselheiro Crispiniano, compreendendo cerca de 8 km.
Assine o manifesto a favor de ciclovias em São Paulo – veja aqui
Finalmente uma ação para tentarmos conviver.
Muito feliz mesmo com o primeiro passo.
que venham os próximos!
uhuu!
2 0
Acho que as motocicletas irão usar também a faixa, já que é mais segregada que a antiga motofaixa.
0 0
Pedalei ontem no trecho novo entre Luz e V.Mariana e gostei muito.
Essa é o primeiro trecho de ciclovias conectadas. A do Centro velho com o da Vergueiro, através do trecho que passa pela Praça da Sé.
Comentário bem votado! 4 0
Isso e muito bom talves evite tanto acidentes isso e um bom comeco mas pode melhar muito mais e so querer, como por exemplo educar a populacao a nao jogar lixos fora das lixeiras nem nas calcadas mudaria totalmente a cara de Sao Paulo.
1 1
Sensacional!!!
Acredito que essa será a principal ciclovia de ligação da cidade.
Conversando com alguns agentes da CET eles me informaram que a ciclovia poderá se estender até o final da Av. Jabaquara. Esperamos que seja verdade. Assim, São Paulo se tornará uma cidade para se viver e, não apenas para se passar.
Comentário bem votado! 19 0
A revolução está a caminho e nem é tanto no uso em si das ciclovias, mas na mentalidade do pessoal… onde trabalho tem cerca de 800 funcionários, onde só 2 iam de bike antes dessa expansão das ciclovias, agora são 4 mas a mentalidade dos outros é que mudou, quando antes só nos chamavam de loucos, dizendo que era algo extremamente perigoso, agora nos incentivam, dizem que é algo bacana, que querem comprar bikes, pedem dicas, etc… é claro que poucos vão aderir, boa parte vai usar as bikes para passeio, etc, mas a mudança na forma de pensar desse pessoal é algo que sinceramente eu não imaginava que fosse ocorrer tão rápido! Quem sabe, com o passar do tempo, com mais e mais ciclovias, o pessoal não dê o próximo passo, indo trabalhar de bike…
Comentário bem votado! 14 0
Aguardei muito por esse momento, é uma conquista enorme para a cidade. Espero que seja só o começo de uma revolução. Agora que venham os restante dos 400km. Vejo a cada dia um aumento de ciclistas indo na direção do centro e paulista que vão se beneficiar muito desta ciclovia. Espero que logo seja estendida até o Jabaquara e bairros mais periféricos.
Comentário bem votado! 19 0