
Cadeirantes e ciclistas opinam sobre o compartilhamento das ciclovias em São Paulo, nesta videorreportagem de Rachel Schein.
Cadeirantes e ciclistas opinam sobre o compartilhamento das ciclovias em São Paulo (vídeo)
Prefeitura oficializou uso da ciclovia por cadeiras de rodas, skates, patins e outros. Saiba como vêem a medida os cidadãos diretamente afetados por ela.

Decreto da Prefeitura de São Paulo liberou oficialmente o uso das ciclovias para cadeiras de rodas, sejam manuais ou elétricas, além de skates, patins, bicicletas elétricas e outros meios de transportes movidos a energia humana.
Veja a opinião de cadeirantes e ciclistas sobre a medida neste vídeo. Informações adicionais, o texto do decreto e nossa análise estão aqui.
Sou contra o cadeirante manual na ciclovia. Acho que deveriam liberar o cadeirante elétrico, com uma recomendação de velocidade mínima. Acontecerão duas coisas: o ciclista machucará o cadeirante lento culposamente por ser potencialmente um obstáculo, ou inviabilizará o uso para ciclistas por perder a agilidade. No que diz respeito ao cadeirante, é preciso ainda que as calçadas tenham rampas para que o cadeirante possa subir dando acesso inclusive ao cadeirante ao ponto do ònibus e minimemente aos serviços públicos. No Canadá pode qualquer cadeirante na ciclovia (eleétrico ou manual), mas em todo caso ele tem que por uma bandeirinha alta para ficar mais visivel.
Parabéns!o caminho é esse ..
Se isso servir para continuar abandonando as calçadas sem fiscalização acaba sendo algo paliativo tapando o sol com a peneira, já que o principal problema do cadeirante continuará lá, as calçadas ruins. Hoje é uma solução “melhor que nada” bem padrão no nosso país, onde se ataca resultado e não causa, andar na ciclovia é melhor que nada na calçada esburacada.
Aqui onde eu moro ainda não se implantou tal medida, as coisas funcionam assim:
– cadeirantes na ciclovia são bem-vindos e, inclusive, estimulados e usá-la pelos ciclistas. Melhor andar na ciclovia do que nas calçadas todas estropiadas;
– skatistas e patinadores já dividem opiniões, eu particularmente não gosto porque o pessoal é irresponsável demais, já tomei um tombaço a la Michael Bay por causa de uma patinadora.
Tem lugares específicos pra prática dessas atividades (pca. Palmares e Emissário Submarino) mas eles insistem em usar a ciclovia pra fazer manobras.
O segredo está na última palavra do seu texto, Leonardo: manobras. 🙂 Tanto patins quanto skates, ou mesmo bicicletas, atrapalharão os deslocamentos dos demais se seu usuário estiver fazendo manobras. Se estiver se deslocando, não há problema algum.
Eu poderia “compartilhar” a cidade, Paulo Henrique, se eu não usasse cadeira de rodas para me locomover ou se o bicicopata ciclofaixista se preocupasse mais com a qualidade das calçadas do que em fazer “sucesso” na mídia.
olá lia preciso falar com vc, estou procurando seu e-mail e não encontro, grato.
Está aí uma boa chance de darmos um recado aos motoristas:
Nós ciclistas não nos importamos em compartilhar!
Comentário bem votado!
10
0
É ISSO AI…..
Nós ciclistas não nos importamos de modo algum em compartilhar!
Pelo contrário agora temos mais modais para nos acompanhar e melhorar o ambiente das ruas 🙂
Hehehehehehe DAHORA…
[Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]
Esse comentário não tem feito muito sucesso.
4
15
[Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]
Esse comentário não tem feito muito sucesso.
0
6
Lia, compreendemos sua preocupação. Veja nossa análise aqui: http://vadebike.org/2014/12/ciclovia-cadeira-de-rodas-bicicleta-eletrica-skate-patins-cadeirante/
Jamais podemos desistir de fazer uma cidade com calçadas decentes, mas isso não inviabiliza usar a ciclovia. Precisamos dar chance das pessoas com deficiência saírem de suas casas e circular pela cidade. É até uma maneira de chamar mais atenção para o problema.
Comentário bem votado!
10
0
são de pessoas como você que a sociedade não precisa, já basta os motoristas imprudentes, mal educados e violentos… pessoas que tem o mesmo pensamento que o seu com certeza deve mesmo é ficar na bolha do carro com suas atitudes egoístas! ainda que as pouco vejo e torço com uma cidade onde todos terão o direito de usufruir da mobilidade urbana!
lia crespo, compartilhe a cidade… isso faz bem! fica a dica!
òtima notícia.
Nunca antes se fez tanto para mobilidade urbana com o governo do Haddad.
Comentário bem votado!
13
0