programa de aceleração de projetos vai longe - 3ª edição

Imagem: Tembici/Divulgação

Tem um projeto para incentivar o uso da bike? Inscreva-o no Vai Longe

3ª edição do Programa de Aceleração de Projetos da Tembici apoiará iniciativas para incentivar o uso de bicicletas no Brasil. Inscrições até 10 de maio de 2023

O incentivo ao uso de bicicletas como meio de transporte ganha cada vez mais força no Brasil. E para apoiar iniciativas que promovam a mobilidade por bicicleta, a Tembici, em parceria com a Transporte Ativo, lançou a terceira edição do programa de aceleração de projetos Vai Longe.

O programa vai selecionar e apoiar até quatro projetos que ainda não foram iniciados, ou que tenham começado nos últimos 12 meses e possam ser concluídos em 2023. O orçamento total disponível é de R$ 100.000,00 em recursos próprios, destinado como patrocínio.

Podem participar do processo de seleção pessoas físicas ou jurídicas, sendo grupos, coletivos ou classe acadêmica.

Categorias

O edital foi desenvolvido para fomentar o uso da bicicleta como meio de transporte por meio de soluções inovadoras que contribuam para a mobilidade no Brasil. Os projetos devem ser incluídos em uma de três categorias específicas: Sustentabilidade, Políticas Públicas ou Negócio.

Na categoria Sustentabilidade, serão considerados projetos que utilizem a bicicleta como ferramenta para fomentar a reciclagem e as cooperativas de catadores. Nessa frente, também serão considerados projetos que visem a circularidade de produtos e materiais relacionados à bicicleta. Entram ainda nessa categoria projetos que contribuam para um melhor entendimento dos impactos do sistema de bicicletas compartilhadas na saúde pública, na qualidade do ar, no bem-estar, na economia e na utilização do espaço público.

Já na categoria Políticas Públicas, serão valorizados projetos que tenham impacto na criação, potencialização e desenvolvimento de Políticas Públicas voltadas para a bicicleta no Brasil. Por exemplo, iniciativas de incentivo à integração modal público e privado, campanhas e outras propostas de mobilização social para redução das velocidades máximas nas vias, segurança viária, restrições ao uso do carro particular e transformação cultural.

Por fim, na categoria Negócio, serão selecionados projetos mais conectados com a atividade da Tembici, tais como projetos de otimização logística, desenvolvimento de cursos para mecânicos, desenvolvimento de frota específica para deslocamento das bicicletas Tembici, ações de marca em suas estações, parcerias de negócio, desenvolvimento de software, entre outros.

programa de aceleracao de projetos vai longe tembici
Imagem: Tembici/Divulgação

Critérios de avaliação

Para concorrer ao edital, será preciso corresponder a critérios como a viabilidade do projeto, apresentando objetivos, atividades, metas e indicadores claros, assim como plano financeiro viável e detalhado para o atingimento dos objetivos e resultados propostos. Além disso serão analisados a capacidade técnica e o conhecimento sobre os temas deste edital para executar os projetos. Também é necessário demonstrar capacidade de continuidade e/ou apresentar plano de parcerias para manutenção das atividades do projeto proposto.

Diversidade e acessibilidade também é um critério considerado na aprovação. Projetos que priorizem o público de mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência, comunidade LGBTQIA+, público 50+ e pessoas em situação de vulnerabilidade social terão prioridade. E devem ser acessíveis a todos estes públicos, considerando os temas e subtemas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS). Será avaliado ainda o potencial de impacto social, o número de beneficiários previstos, os resultados esperados e o impacto do projeto no curto, médio e/ou longo prazo.

Outro critério avaliado é criatividade e inovação. Será considerada a aplicação de práticas e metodologias inovadoras na execução, que considerem o atual cenário do país. A capacidade de replicar o projeto também conta, além de ser importante haver o menor impacto ambiental possível.

Regiões elegíveis

Para as categorias Sustentabilidade e Negócio, é obrigatório que os projetos sejam realizados nos seguintes municípios e suas respectivas regiões metropolitanas:

  • São Paulo (SP)
  • Rio de Janeiro (RJ)
  • Recife (PE)
  • Olinda (PE)
  • Jaboatão dos Guararapes (PE)
  • Brasília (DF)
  • Curitiba (PR)
  • Belo Horizonte (MG)
  • Florianópolis (SC)
  • Salvador (BA)
  • Porto Alegre (RS)

Essa exigência não se aplica aos projetos que concorram na categoria Políticas Públicas, que poderão ter atuação nacional. Como por exemplo campanhas nacionais, propostas de incidência em políticas públicas, entre outras.

Como inscrever seu projeto

O site do Vai Longe tem informações mais detalhadas sobre o programa. As inscrições vão até 10 de maio de 2023 e podem ser feitas a partir desta página.

Recomendamos a leitura do edital, com atenção para a documentação necessária. Prepare seu material e boa sorte!

Foto: Willian Cruz/Vá de Bike

Projetos acelerados pelo programa Vai Longe

Em 2021 e 2022, sete projetos foram acelerados, entre eles o Pedalando Todo Dia, do Vá de Bike. Conheça aqui as iniciativas aprovadas nos anos anteriores e inspire-se!

Pedalando Todo Dia (Vá de Bike)

pedalando todo diaA Websérie tem cinco episódios, todos com ensinamentos para adotar a bicicleta no dia-a-dia. Os conteúdos foram pensados para despertar o desejo de experimentar a bicicleta nos deslocamentos, mas também para ajudar quem já faz esse uso e busca mais conforto e segurança.

Os vídeos mostram as vantagens, esclarecem dúvidas comuns, derrubam mitos sobre o uso da bicicleta e passam conceitos importantes sobre segurança viária. Cada vídeo tem um tema central e você pode assistir a todos eles no canal do Vá de Bike, no Youtube.

Oficinas Online e E-Book “Bicicleta: Ferramenta de Transformação” (Bike Anjas)

O projeto criou um livro digital, construído coletivamente pelas Bike Anjas do Brasil e a realização de encontros virtuais para abordar os temas do livro, atendendo mulheres que queiram utilizar a bicicleta como meio de transporte. Foram 1.4k downloads do e-book, mais de 180 mulheres participantes e 9 oficinas realizadas.

Bicicleta Ferramenta de Transformação - Bike Anjas
Imagem: Divulgação

Rolé no Coração do Recife (La Ursa Tours)

Criação de roteiro áudio-guiado para passeios turísticos em três bairros que marcaram o início da ocupação urbana do centro do Recife: Boa Vista, Santo Antônio e Santo Amaro. O tour dá dicas de locais bacanas, museus e gastronomia da cidade.

Rolé no Coração do Recife - La Ursa Tours
Imagem: Divulgação

Oficina de Ciclocidadania (Bike Favela)

Projeto realizado pela célula de micromobilidade dentro do MDF (Movimento de Defesa do Favelado). Realizou ciclos de formação com turmas prioritariamente compostas por residentes das favelas da região, mulheres, pessoas negras com mais de 50 anos e comunidade LGBTQIA+. As 24 oficinas contaram com a participação de quase 100 pessoas, além das pedaladas realizadas.

Oficina de Ciclocidadania - Bike Favela
Imagem: Divulgação

Bikes Cargueiras no Distrito Federal (Carol Matias)

A idealização do projeto teve como cerne o fortalecimento dos catadores ciclistas com bicicletas cargueiras, afirmando sua posição como importantes agentes ambientais urbanos. Além da melhoria das condições físicas das bicicletas, o projeto teve como objetivos centrais a autonomia dos catadores e a mobilização socioambiental da vizinhança. O projeto contou com a renovação de 19 bicicletas cargueiras de catadores e a compra de 5 novas bicicletas.

Bikes Cargueiras no Distrito Federal - Carol Matias
Imagem: Divulgação

EBA! Aprendendo a Pedalar (Bike Anjo)

O livro explica o método de ensino do pedalar através de uma linguagem acessível, pela visão de uma criança. Na história, Pipoca é uma criança que tem o sonho de aprender a pedalar, e em seu caminho ela encontra uma Bike Anja que explica passo a passo como começar sua jornada com sua bicicleta. Além do livro, foram feitos eventos de lançamento com contação de história no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, contando com mais de 150 pessoas. Você pode baixar o e-book ou comprar o livro impresso neste link.

EBA! Aprendendo a Pedalar - Bike Anjo
Imagem: Divulgação

Rota Escolar Amigável, em Salvador (A Pezito)

O projeto Rota Escolar Amigável é fruto de processo pedagógico e de diálogo entre diferentes setores da sociedade, para o fortalecimento da participação das crianças na busca por garantir que os trajetos diários feitos por elas e por suas famílias sejam mais inclusivos, saudáveis, amigáveis e cicláveis. O projeto aconteceu na cidade de Salvador, nos meses de junho e setembro de 2022. Neste link você encontra o Caderno de Processo e o jogo que sistematiza o processo.

Rota Escolar Amigável em Salvador - A Pezito
Imagem: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *