Permalink

Encontrando as melhores rotas

Na Holanda, onde um de cada três deslocamentos é feito em bicicleta, uma entidade nacional de ciclistas (a Fietsersbond ou ENFB) criou um planejador de rotas extremamente útil. Nele você informa de onde e para onde quer ir e ele te dá a melhor rota para se fazer de bicicleta. Apesar de ter dados apenas da província de Utrecht e não do país todo, o site já está sendo usado por mais de mil visitantes por dia, que podem transferir as rotas para alguns aparelhos de GPS. O objetivo é no futuro atender a toda a Holanda.

O projeto foi inspirado no sistema colaborativo da Wikipedia, que além de acumular o conhecimento de vários colaboradores ainda permite que as informações sejam corrigidas por eles e mantenham-se atualizadas facilmente. As rotas foram mapeadas por voluntários, que anotavam até mesmo o tipo de superfície das vias e a iluminação, para que o site seja útil também para quem quer encontrar uma rota bem iluminada para se fazer à noite ou uma com a via bem pavimentada, para treinos de velocidade.

Segundo Kees Bakker, líder do projeto, os softwares tradicionais de planejamento de rotas não atendem adequadamente os ciclistas holandeses, pois o país tem muitas ciclovias e rotas vedadas aos carros que esses localizadores de rotas “não enxergam”. Em outros países em que as vias são (ou deveriam ser) compartilhadas, softwares comuns de planejamento de rotas atendem essa necessidade com algum sucesso.

Aqui no Brasil nós temos duas alternativas. Uma delas é usar um site como o MapLink, que apesar de feito para carros quebra mais ou menos o galho. É só tomar cuidado para não seguir uma recomendação que indique uma pista expressa, por exemplo (para isso você pode forçar pontos intermediários no trajeto).

A outra alternativa é o site Bikely, onde ciclistas do mundo inteiro contribuem com suas rotas, inclusive brasileiros. As rotas são exibidas sobre fotos de satélite do Google Maps. O site ainda permite seguir a rota passo a passo, vendo os pontos de referência para saber em que rua virar, por exemplo.

Acabo de fazer uma busca e encontrei 38 rotas no Brasil, sendo 7 na cidade de São Paulo e 18 no Rio de Janeiro. Vale a pena não apenas consultar, mas também contribuir com as rotas que você costuma fazer de bicicleta.

Dica: enquanto temos poucas rotas brasileiras, a melhor maneira de realizar a busca é entrar por esta página e selecionar seu estado onde se lê “any region”. Depois clique em search, sem escrever nada no “find a route”. Assim você verá todas as rotas do seu estado.


2 comentários para

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>