Sobre uso dos textos do Vá de Bike

Se você deseja utilizar ou reproduzir os textos do Vá de Bike, veja o que pode ou não pode e evite dores de cabeça

O Vá de Bike tem muitos textos interessantes e importantes para o uso seguro da bicicleta como meio de transporte, o incentivo desse modal e a discussão em torno de cidades mais cicláveis e humanas. Também divulga notícias e informações relacionadas a mobilidade, bicicletas e cultura ciclística. Saiba mais.

Isso faz com que muita gente deseje reproduzi-los, seja na internet ou em meios impressos, com o objetivo de divulgar a informação para o maior número de pessoas ou até mesmo para aumentar a visitação em seu próprio site – por que não?

Entretanto, o processo criativo, jornalístico e de pesquisa para elaboração dos textos consome tempo, um esforço de trabalho que merece ser remunerado. Isso ocorre através de apoiadores e da veiculação de peças publicitárias neste site, mas ambos dependem de visitação – que pode ser desviada para outros sites caso os conteúdos sejam copiados indiscriminadamente.

Para resolver esse dilema, foram estabelecidas algumas regras para permitir o uso dos textos, veja:

Regra geral

Pode ser reproduzidos até dois parágrafos do texto, seguidos de um link “Continue lendo no site Vá de Bike”, que leve para a matéria original. Assim torna-se possível abordar o tema no seu site, sem o efeito potencial de reduzir a visitação da página do conteúdo original no Vá de Bike.

Dessa forma, todos ganham: o site que reproduz o trecho de até dois parágrafos consegue disponibilizar maior variedade de conteúdo para seus leitores, ganhar visitas adicionais e receber comentários; o Vá de Bike recebe visitação compartilhada do leitor que desejar mais detalhes, além de um justo reconhecimento pela autoria do texto.

A reprodução parcial, com até dois parágrafos e seguindo a regra de link acima, não incorre em nenhum custo. Entretanto, não é permitida a utilização de imagens – exceto o selo do site, que pode ser baixado aqui.

Para reproduzir textos na íntegra, incluindo imagens

Se você deseja reproduzir textos do Vá de Bike na íntegra em seu site ou publicação impressa, entre em contato. Podemos negociar um acordo de fornecimento de conteúdo que se encaixe seu orçamento. Também realizamos produção de conteúdo exclusivo, consulte.

Exceções

O Vá de Bike incentiva a reprodução e divulgação na íntegra apenas de textos que  sejam convocações para participação em:

Mesmo nesses casos, é necessário:

  • Usar o texto na íntegra, sem nenhum corte ou alteração.
    .
  • Manter todos os links presentes originalmente no texto.
    .
  • Fornecer link para o texto original no começo da página (logo após o título, antes do corpo do texto), com a descrição “Leia o texto original no site Vá de Bike”.
    .
  • Imagens só poderão ser utilizadas com o crédito “Foto: Vá de Bike” (exceto quando indicado outro autor) e sem edição ou corte, mantendo o selo VdB quando presente. Quando a foto for de outro autor, este pode ter concedido direito de uso apenas para o Vá de Bike, portanto é de bom tom consultá-lo antes de utilizar, ainda que se dê o crédito da foto.
    .
  • Manter as legendas das imagens, sem alteração.
    .

Dúvidas?

Na dúvida, pergunte. Envie um e-mail com sua dúvida ou proposta e teremos prazer em responder.