Votos nulos não anulam eleições

Se você quer votar nulo por falta de opção, tudo bem, a consciência é sua. Eu não conseguiria votar nulo por um motivo muito simples: votando nulo, estou deixando os outros escolherem por mim. Minha consciência não me deixaria em paz e eu ficaria pensando que fui omisso e conivente com aquele que tiver sido eleito, seja ele quem for, porque perdi a única chance que eu tinha de dar minha pequena contribuição evitar isso. Prefiro então escolher sempre o candidato que me parecer menos pior.

Mas não vote nulo achando que se houver votos nulos o suficiente a eleição será anulada, porque NÃO SERÁ. É importante esclarecer essa lenda urbana: MAIS DE 50% DE VOTOS NULOS NÃO ANULAM UMA ELEIÇÃO. Tendo um voto válido que seja, alguém será eleito. E, mesmo que não tenha nenhum voto válido, ganha o candidato que for mais velho. Tá na lei, veja nos links abaixo:

Votos nulos anulam eleições?
por Heitor De Paola, com a colaboração de Rafael Moura-Neves

Voto nulo anula eleição? O falso poder do voto nulo.
(artigo a respeito de um e-mail que divulga essa informação falsa)

50% dos votos nulos não anulam a eleição, diz Marco Aurélio, do TSE

Confirmado: voto nulo não anula eleição
por Fernando Gouveia

A melhor maneira de protestar contra algum político na hora do voto continua sendo votar em seu adversário.

9 comentários em “Votos nulos não anulam eleições

  1. é realmente estamos deixando os nosso votos pra que outras pessoas escolham por nós!!!!!temos é que ter consciencia e escolher em quem votarmos!!!!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Li rapidamente o texto do primeiro link. (http://www.midiasemmascara.com.br/artigo.php?sid=4644)

    Nao tive tempo de interpretar corretamente tudo já que exige uma leitura atenta, minuciosa e reflexao para se chegar a uma conclusao correta. Mas independente do que a lei prevê, o q precisamos saber é o seguinte: se uma determinada situaçao nao existe na lei e é importante, temos q lutar para q ela se torne lei. Independente de lei, devemos ter consciência que uma votaçao/eleiçao nao é suficiente para mudar os rumos de uma sociedade. A eleiçao/votaçao é apenas o início do processo. Após as eleiçoes, a sociedade deve ser organizar e verificar se seus mandatários estao cumprindo a vontade da populaçao. Caso nao estejam cumprindo, é necessário q esta mesma sociedade organizada reinvidique que medidas sejam tomadas com o intuito de fazer valer seus direitos e vontade.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. Legal o blog Willian!!!

    Eu tb não voto nulo…. afinal.. candidato ideal não existe e sempre tem um que pode ser melhor que o outro… o ato de votar é mais importante do que pode parecer…

    Gostei da sua sugestão no meu posto do sampaist……… os motoristas precisam criar mais consciência na hora do trânsito…. maior causa de mortes entre jovens…..

    =)

    Thumb up 0 Thumb down 0

  4. Cara muito bom este blog! parabéns! até surrupiei umas cositas pro meu blog! rss com as devidas fontes é claro!
    nota dez em qualidade do conteudo!
    bjss…

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *