Pedalada Pelada será neste sábado

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!

World Naked Bike Ride 2009 - Pedalada Pelada 2009No próximo sábado, 14 de março, ocorre em dezenas de cidades do hemisfério sul a manifestação conhecida como World Naked Bike Ride, com a participação de milhares de pessoas. No hemisfério norte, ela ocorre em outra data, para coincidir com o verão de lá.

São Paulo participará pela segunda vez desse movimento internacional. Com o nome de Pedalada Pelada, o objetivo da manifestação que ocorrerá na Avenida Paulista é chamar a atenção para a invisibilidade do ciclista na cidade, tanto pelos motoristas como pelo poder público. Mesmo com mais de 300 mil viagens diárias (Pesquisa O/D 2007), a infra-estrutura para o ciclista na cidade é ínfima; mesmo com leis que pedem distância ao ultrapassar o ciclista e garantem seu direito a circular na rua, há uma morte a cada 5 dias.

Mas como lembra o site Apocalipse Motorizado, várias razões levam as pessoas a participar da Pedalada Pelada, seja aqui ou lá fora: reivindicar melhores condições para o uso das bicicletas nas cidades, promover a visibilidade dos ciclistas, denunciar as guerras por petróleo, celebrar o corpo humano e a bicicleta, estimular reflexões sobre a cultura do automóvel, alertar sobre os perigos do aquecimento global e outras.
 

Nus é como nos sentimos pedalando nas ruas, devido à falta de respeito dos motoristas e descaso dos governantes.

 
Quando e onde?

Sábado, 14 de março, com saída da Praça do Ciclista.

Segundo o site oficial, a partir das 12h haverá “concentração para pintura dos corpos e preparação das alegorias” e, às 14h, tem início a pedalada.
 
 
Tenho que ir sem roupa?

Lá fora, um dos lemas da World Naked Bike Ride é “as bare as you dare”, que significa tão nu quanto você ousar. A nudez não é obrigatória.

Os participantes, nus ou não, costumam pintar frases de efeito e desenhos nas partes expostas dos corpos. Para isso, o mais recomendado é usar tintas de pintura corporal, vendidas em lojas de fantasias e artigos para festas.
 
 

Se mesmo com roupa colorida, pisca-pisca, refletivos, capacete e sinalizando o que eu faço alguns carros fingem que não me vêem, será que pelado vão me enxergar?

Dúvidas?

Neste endereço há respostas para perguntas freqüentes e muitas dicas para quem pretende participar.
 
 
Mais informações

Texto e fotos no CicloBR

Texto no Apocalipse Motorizado

Dicas para participar no site O Guia Verde

Relatos, fotos e vídeos da Pedalada Pelada 2008, na página paulistana do wiki mundial da World Naked Bike Ride.

Vídeos da World Naked Bike Ride em várias cidades do mundo, no Apocalipse Motorizado.

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

1 comentário para Pedalada Pelada será neste sábado

  • Pedalada pelada | Rastro de Carbono

    […] Naked Bike Ride Apocalipse motorizado AQUI ACOLÁ e ALI + Vá de bike! + Catracalivre Tags: bicicleta, eventos, São Paulo, […]

    Thumb up 0 Thumb down 0

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>