Como construir bicicletários

Veja como criar bicicletários realmente adequados aos ciclistas, que não estragam a bicicleta, com os manuais técnicos da Transporte Ativo.

A ONG Transporte Ativo lançou um manual com diagramas para construção e instalação de bicicletários. “É um conjunto de desenhos técnicos indicados como guia para o momento decisivo de escolher o melhor modelo e instalar o bicicletário da melhor maneira”, informa o blog da Transporte Ativo.

Os desenhos foram feitos com base nos manuais para estacionamento de bicicletas da APBP-USASustrans-UK, traduzidos pela TA, que trazem os padrões mínimos para bicicletários bem construídos.

O guia pode ser usado livremente, encaminhado para empresas, órgãos públicos, prefeituras, etc., sendo necessário apenas citar a fonte. Se você pretende implementar (ou sugerir) bicicletários na sua empresa ou outro estabelecimento, recomendo consultar (ou enviar) os desenhos técnicos. Dar uma espiada nos dois manuais também é de grande ajuda.

No site da TA ainda tem mais documentação sobre o assunto e, logo abaixo, uma relação de fornecedores nacionais de bicicletários e paraciclos*.

* Pelas definições mais tradicionais, bicicletário é o estacionamento de bicicletas em si e paraciclo é a estrutura na qual a bicicleta é presa/apoiada. Mas tem-se utilizado cada vez mais o termo bicicletário para ambos os casos.

6 comentários em “Como construir bicicletários

  1. Boa tarde!
    Trabalho em uma empresa em Recife que está muito interessada em instalar um bicicletário, porém não conheço empresa alguma com este foco aqui na cidade. Vocês poderiam me ajudar?

    Obrigada!

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

    1. Boa tarde,Maria Carolina trabalho com bicicleta em um loja dentro de um condomínio em são paulo.
      achei legal seu comentário poderia mim passar seu contato para passar para meu superior.

      Thumb up 2 Thumb down 0

  2. Olá!
    Eu vi uma vez em algum site, um orçamento básico para a construção de um paraciclo, com cimento, mão de obra, e tudo o mais. Se alguém souber em que site há tal orçamento, poderia me passar o link? Estou há dias procurando e não acho!
    Muito obrigada!

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *