Quer uma árvore na sua rua? A Prefeitura te ajuda

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!
Foto: Iramaia Ávila / Pedal Verde

Não fosse a quantidade de gente, algumas ruas de São Paulo lembrariam desertos. Em vez de areia, asfalto e concreto, igualmente quentes. No lugar de camelos, os carros que aquecem o ar. Plantados no solo, apenas postes. Nenhuma sombra à vista. Não há som de pássaros, apenas ronco de motores.

Para tentar mudar aos poucos essas paisagens desoladoras, a Prefeitura de São Paulo plantou mais de 180 mil árvores no ano de 2008. Junte a isso os esforços dos moradores da cidade, que adotam informalmente praças e outros espaços públicos ou realizam ações individuais ou coletivas de plantio. Alguns exemplos são o Pedal Verde, ações de jardinagem de guerrilha (como as bombas de sementes, atiradas em canteiros e terrenos baldios) e grupos como a Associação dos Amigos das Árvores de São Paulo.

Como você vai perceber ao visitar os links acima, há muitas maneiras de colaborar com uma cidade com mais árvores. E, além de todas essas ações, você ainda pode pedir uma ajudinha para a Prefeitura.

Árvore “Delivery”

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da cidade de São Paulo (SVMA) atende solicitações de plantio de árvores. Você pode pedir para plantarem uma árvore naquela praça na esquina de casa que só tem grama, na calçada em frente à sua casa, no canteiro central daquela avenida onde você passa todos os dias.

Segundo a Engenheira Agrônoma Cyra Malta, diretora do Departamento de Parques e Áreas Verdes (DEPAVE), o plantio de árvore pode ser solicitado à subprefeitura e aos NGDs – Núcleos de gestão descentralizada da SVMA. Existem 4 núcleos (norte, sul, leste e centro-oeste), que possuem 2 equipes de plantio cada e podem incluir o endereço na programação de plantio.

A solicitação pode ser feita de uma das seguintes formas:

  • SAC da Prefeitura (pelo telefone 156 ou pelo site do SAC)
  • Encaminhando uma carta para a SVMA: R. do Paraíso, 387 – Paraíso – CEP 04103-000
  • Por e-mail, diretamente ao DEPAVE-2, que encaminhará aos NGDs: depave2@prefeitura.sp.gov.br

Envie a localização onde você sugere o plantio e dados para contato. É importante fornecer o máximo de detalhes sobre o local do plantio. Segundo Cyra, “a informação com as características do local é importante para podermos escolher uma árvore que seja adequada”, garantindo que ela vingue e não tenha problemas depois que crescer.

As informações mais importantes são: largura e comprimento da calçada, presença de fiação aérea ou subterranea, presença e a que distancia de equipamentos públicos (poste, orelhão, placas, caixas de inspeção) e qualquer outra informação que você achar interessante – por exemplo, se no local faz sombra o dia todo. Tudo isso será levado em conta pelos técnicos ao decidir qual a espécie adequada para ser plantada no local.

De acordo com Cyra Malta, a SVMA não realiza plantios dentro de propriedades privadas, mas pode doar uma árvore ou uma muda para você plantar no quintal, no terreno do prédio onde mora ou mesmo em área pública. Nesse caso, o melhor a fazer é ir pessoalmente ao parque municipal mais próximo, com as informações citadas acima, para que o técnico lhe ajude a escolher a árvore mais adequada ao local.

Se faltava um empurrãozinho para você plantar uma árvore, agora não falta mais nada… 🙂

Atualizado em 25/05/09, com informações do DEPAVE-2.

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

9 comentários para Quer uma árvore na sua rua? A Prefeitura te ajuda

  • rogério Braz da Siva

    Nada funciona nesta página,o link disponibilizado não funciona,156 só Jesus, mas vou insitir e tentar minha solicitação por aqui se é que alguém vai ler, gostari de solicitar junto a secretaria a implantação de uma calçada verde na Rua Georgina Diniz Braguirole lado esquerdo do sentido único da via, pois usuários da calçada sofrem com o sol forte que bate em toda sua extensão e a região que fica em vl. nova curuça São Miguel Paulista está muito carente de areas de sombra pelas suas ruas e o cidadão tem sofrido com períodos de forte calor que estamos sujeitos ao fazer nossas caminhadas.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Marialite Fatel

    Quero 2arvore na minha calçada mais não consigo plantar aqui em Sorocaba e muito quente eu sou aposentada e não consigo plantar aqui em Sorocaba e quero mais verde em minha casa e minha rus

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Marialite Fatel

    Quero 2 arvore na minha calçada mais não consigo plantar aqui em Sorocaba e muito quente eu sou aposentada e não sei como planta e também não com sigo planta mais gostaria muito de mais verde na minha rua

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Yara

    Na madrugada do dia 30/01/15 um motorista bêbado, entrou na rua Lisboa, CEP 05413-000, entre a rua Arthur de Azevedo e Rebouças. Passou por cima arrancando uma árvore da calçada. Claro que ele fugiu. Agente liga no 156, e demoram séculos para resolver. Peço por gentileza que seja plantada outra árvore no local. Se todos colaborarem teremos uma cidade melhor

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • aprecida furtado de lima

    BOA TARDE .
    SOLICITAÇÃO DE PLANTIO DE UMA ARVORE NA CALÇADA DE MINHA RUA.RUA PROFESSORA EUNICE BECHARA DE OLIVEIRA 411 VILA FAZIONE SP

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Ramires

    Amigos o Nosso Secretário deo verde e meio ambiente deveria se chamar secretário do cinza, concreto e asfalto. Planta no Ibirapuera aos olhos da midia e autoriza derrubadas absurdas nos bairros. Na zona sul de São Paulo a secretaria autorizou a derrubada de mais de 25 grandes árvores com mais de 40 anos para ampliar o acesso de um empreendimento irregular. Vejam o link pls http://tinyurl.com/29qtlhx e divulguem precisamos de pessoas conscientes para reverter este jogo quase perdido. Abraços

    Thumb up 1 Thumb down 1

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>