Amanhã tem Desafio Intermodal em São Paulo

O Desafio Intermodal é uma disputa em que os participantes devem se deslocar entre dois pontos pré-estabelecidos, utilizando cada qual um meio de transporte (ou uma combinação deles). Mais do que descobrir quem chega primeiro, o principal objetivo é mostrar de forma prática que existem várias alternativas ao transporte motorizado individual (carro e moto) e como é se utilizar dessas outras opções.

O Desafio é realizado em São Paulo desde 2006. A novidade desse ano é que teremos pessoas a pé, um cadeirante usando transporte público e um helicóptero, o que permitirá tornar ainda mais claro o quanto a cidade é (ou não é) inclusiva para quem está a pé e para quem tem alguma restrição motora.

Os “modais” desse ano são:

1. Pedestre caminhando
2. Pedestre correndo
3. Bikeboy – ou Bike Courier (ciclista que trabalha com entregas rápidas)
4. Ciclista iniciante por vias alternativas
5. Ciclista experiente por vias alternativas
6. Ciclista experiente por avenidas de trânsito rápido
7. Ciclista com bicicleta dobrável, fazendo integração com Ônibus
8. Ciclista com bicicleta “roda fixa”
9. Motoboy
10. Motociclista comum
11. Motorista, que irá  de carro pelo caminho que achar conveniente
12. Ônibus
13. Trem + Metrô
14. Trem + Ônibus
15. Ônibus + Metrô
16. Trem + Ponte Orca + Metrô
17. Cadeirante usando transporte público
18. Helicóptero

Este que vos escreve será o cavalinho de número 6, trafegando por grandes avenidas, como tenho feito desde 2007 (em 2006, acompanhei a ciclista que o fez). A propósito, chamar essas vias, nesse horário, de avenidas de “trânsito rápido” é uma fina ironia, não? 🙂

Como sempre, a saída do Desafio Intermodal acontecerá na Praça General Gentil Falcão, altura do número 1.000 da avenida Eng. Luis Carlos Berrini. Os participantes estarão no local desde as 17h para atender à imprensa, saindo às 18h em ponto com destino ao prédio da Prefeitura, no Viaduto do Chá (centro).

Para ver mais detalhes e os contatos para obter informações, veja esta página. Para ver os resultados de outros anos, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *