Foto: Rachel Schein

Vá de Bike convida e prefeito de SP aceita participar do Desafio Intermodal 2014

Prefeito e secretário de Transportes de São Paulo participarão do Desafio Intermodal. Haddad vai de ônibus, Tatto preferiu a bicicleta. Leia e assista em vídeo.

O que é o Desafio Intermodal
Desde 2006, o Desafio Intermodal se propõe a avaliar qual o meio de transporte mais eficiente, em diversas cidades brasileiras. Utilizando diferentes formas de deslocamento, são avaliados o tempo gasto para se chegar ao destino final, o custo gerado e a emissão de gás carbônico. Por isso, o Desafio é mais que uma “corrida maluca”, pois não basta chegar em primeiro lugar: o impacto ambiental e o custo do deslocamento também se tornam importantes.

Em São Paulo, a saída do Desafio Intermodal acontece na Praça General Gentil Falcão, altura do número 1.000 da avenida Eng. Luis Carlos Berrini, às 18h em ponto. Os participantes devem chegar ao edifício da Prefeitura do Município de São Paulo, que fica no Viaduto do Chá, na região central da cidade.

O tempo computado é o do deslocamento completo da pessoa, não apenas do modal, ou seja: é levado em conta o tempo que a pessoa leva para chegar no veículo a partir da praça e o tempo que usa para estacioná-lo ao chegar no destino. Todas as regras de trânsito devem ser respeitadas, por todos os veículos.

Em metade das oito edições do Desafio Intermodal paulistano, um ciclista terminou a prova primeiro; nas outras, chegou em segundo lugar. No ano de 2009, a bicicleta chegou antes até do helicóptero.

Pelo nono ano consecutivo, o Instituto CicloBR realiza na cidade de São Paulo o Desafio Intermodal, com o objetivo de analisar a eficiência dos meios de transporte urbanos com base em critérios como tempo de deslocamento, emissão de gases poluentes, impacto ambiental e custo. O Desafio acontece desde 2006 na capital e é parte da programação para o Dia Mundial Sem Carro.

“A importância de realizar o Intermodal ao longo desses anos é poder fazer um levantamento qualitativo de como a cidade funciona através dos seus meios de transporte”, explicou Felipe Aragonez, diretor de comunicação do Instituto CicloBR. “Lembrando que não é uma competição e sim uma simulação de deslocamento de diversos modais. Com o tempo foi possível chegar à conclusão de que a bicicleta sempre foi um meio de transporte eficiente e o carro nunca conseguiu bons rendimentos. Além disso, com a inauguração de faixas de ônibus e estações de metrô, o transporte coletivo vem melhorando bastante seu desempenho na cidade.”

O 9º Desafio Intermodal será realizado em 18 de setembro, quinta-feira, com saída pontualmente às 18h da região da Berrini, de onde os 11 participantes irão em direção ao prédio da prefeitura, no centro da cidade, cumprindo um trajeto de aproximadamente 10km na hora do rush.

Os modais avaliados este ano serão: pedestre caminhando, pedestre correndo, ciclista por vias rápidas, ciclista por vias calmas, ciclista + metrô com bicicleta dobrável, motociclista, automóvel, ônibus, trem + metrô, cadeirante + transporte coletivo, skate. Veja o resultado de outros anos, em seis capitais.

Participantes da edição 2013 em frente à Prefeitura. Foto: Rachel Schein
Participantes da edição 2013 em frente à Prefeitura. Foto: Rachel Schein

Prefeito de ônibus, secretário de bicicleta

Uma das novidades para esta edição é a participação inédita do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e do secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto. Haddad pretende fazer o percurso de ônibus, enquanto Tatto vai pedalando até a prefeitura.

“A participação de autoridades que têm poder de decisão na cidade legitima ainda mais o Desafio e certamente qualifica o debate público, sem contar na influência para novos investimentos em transportes. Ter o prefeito e o secretário sentindo na pele como é se deslocar na cidade na hora do rush é algo muito importante e uma conquista para nós”, comemorou Aragonez.

Ambos confirmaram participação no Desafio após conversa informal com cicloativistas durante a inauguração da ciclovia da rua Vergueiro, que aconteceu em 23/08. A repórter do Vá de Bike, Rachel Schein, gravou o momento em que eles aceitam o convite. Veja:

Veja o vídeo da disputa
entre o helicóptero e a bicicleta,
no Desafio Intermodal de 2009

Serviço

9º Desafio Intermodal SP

Onde: Praça General Gentil Falcão (altura do número 1.000 da avenida Eng. Luis Carlos Berrini)

18 de setembro (quinta-feira) – concentração às 17h, saída às 18h

Chegada: Edifício da Prefeitura de São Paulo, ao lado do Viaduto do Chá, no Centro.

12 comentários em “Vá de Bike convida e prefeito de SP aceita participar do Desafio Intermodal 2014

    1. Competência é construir e duplicar ruas a torta e direita, fazer pontes em locais ruins e apenas para carros, criar inúmeras vagas de estacionamento nas vias públicas, o resto é incompetência mesmo.

      Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 1

  1. Willian, posto aqui pois não achei um ‘fale conosco’ (estou na versão celular). Escrevo para lhe pedir – você que tem contato direto com os tesponsáveis pelas ciclovias – que você peça a eles que coloquem uma barreira física de algum tipo no final da ciclovia na ‘ponta’ da Domingos de Morais, ali na frente da estação Vila Mariana. O problema é que NÃO dá para perceber que a ciclovia acabou, apenas quando você já ‘varou’ o final e subitamente se encontrou pedalando na faixa da ESQUERDA da avenida. OK, o chão não está pintado e fica óbvio que ali não é ciclovia, mas eu mesmo – “o” experiente com 10 anos de bicicleta na cidade – cometi esse perigoso engano. Obrigado, e parabéns pelo site, que acompanho há anos.

    Thumb up 3 Thumb down 1

  2. Deveriam convidar o governador de São Paulo Geraldo Alckmin e seu secretário dos transportes metropolitanos Jurandir Fernandez para ir de metrô + trem até a prefeitura. Dai quem sabe eles também sentindo na pele como é pegar o trem e o metrô na hora do rush…

    Comentário bem votado! Thumb up 22 Thumb down 0

    1. Como aquele desafio de balde de gelo, deveria convidar vários outros. Problema que não haveria modal suficiente e aqueles que chamam atenção, como a bicicleta e ônibus ( que são os modais que o Fernando Haddad e Jilmar Tatto promovem ) para serem uma “lição” para os políticos. Sem dúvida estão mostrando para a população a utilizarem mais estes modais, o que é bom.

      Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *