Pedalada Pelada 2011

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!

Atenção: este texto explica o que é a Pedalada Pelada e convoca para a edição de 2011, que ocorreu em março. Para saber como foi, clique aqui.

Arte: Siqueira


No próximo sábado, 12 de março, ocorre em dezenas de cidades do hemisfério sul a manifestação conhecida como World Naked Bike Ride, com a participação de milhares de pessoas. No hemisfério norte ela ocorre em outra data, para coincidir com o verão.

O que é?

São Paulo participará pela quarta vez desse movimento internacional. Com o nome de Pedalada Pelada, o objetivo da manifestação é chamar atenção para a situação de quase invisibilidade do ciclista na cidade, tanto por parte dos motoristas como pelo poder público. Mesmo com mais de 300 mil viagens diárias (e isso em 2007!), a infraestrutura para o ciclista na cidade é ínfima e voltada ao lazer; mesmo com leis que obrigam distância ao ultrapassar o ciclista e garantem seu direito a circular na rua, há uma morte a cada 5 dias na cidade; mesmo sendo uma vida equilibrada em duas rodas a compartilhar a via, ainda há quem agrida o ciclista propositalmente.

Várias razões levam as pessoas a participar da Pedalada Pelada, seja aqui ou lá fora: reivindicar melhores condições para o uso das bicicletas nas cidades, denunciar o descaso e a omissão do poder público, promover a visibilidade dos ciclistas, denunciar as guerras por petróleo, celebrar o corpo humano e a bicicleta, estimular reflexões sobre a cultura do automóvel, alertar sobre os perigos do aquecimento global e outras mais.

Nus ou seminus, os manifestantes costumam pintar os corpos com frases de efeito, passando cada qual sua mensagem.

Mas por que sem roupa?

Nus é como nos sentimos pedalando nas ruas, devido à falta de respeito dos motoristas e descaso dos governantes.

A nudez representa a fragilidade do ciclista em meio à agressividade do trânsito. Também é uma forma de chamar atenção para a invisibilidade dos ciclistas nas ruas, que só passam a ser notados por muitos motoristas, pela imprensa e especialmente pelo poder público ao pedalar sem roupa.

Se mesmo com roupa colorida, pisca-pisca, refletivos, capacete e sinalizando o que eu faço alguns carros fingem que não me vêem, será que pelado vão me enxergar?

Quando e onde?

Sábado, 12 de março, com saída da Praça do Ciclista.

Segundo o site oficial, a partir das 18h haverá “concentração para pintura dos corpos e preparação das alegorias” e às 20h terá início a pedalada. Sim, esse ano a Pedalada Pelada será noturna.

Tenho que ir sem roupa?

Um dos lemas da World Naked Bike Ride é “as bare as you dare”, que significa tão nu quanto você ousar. A nudez não é obrigatória.

Os participantes, nus ou não, costumam pintar frases de efeito e desenhos nas partes expostas dos corpos. Para isso, o mais recomendado é usar tintas de pintura corporal, vendidas em lojas de fantasias e artigos para festas.

Dúvidas?

Neste endereço há respostas para perguntas freqüentes e muitas dicas para quem pretende participar.

Mais informações

Veja como foi a Pedalada Pelada de 2010 – vários links para relatos, reportagens e fotos no site oficial da WNBR

Pedalada Pelada 2009: o que a mídia não mostrou – cobertura do Vá de Bike sobre a edição de 2009, com fotos, vídeos e uma comparação entre o que foi publicado (torto) na imprensa e o que realmente aconteceu.

Vídeos da World Naked Bike Ride em várias cidades do mundo, no Apocalipse Motorizado (atenção: texto de 2009).

 

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

9 comentários para Pedalada Pelada 2011

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>