Pegue um “BikeBus” no Dia Mundial Sem Carro 2011

O Dia Mundial Sem Carro é um dia para refletir sobre o uso excessivo do automóvel e suas consequências. E também para reavaliar nossos hábitos e pensar em alternativas.  E se você tem vontade de experimentar a bicicleta para ir ao trabalho, mas ainda não se animou a tentar, pode ir se preparando para fazer isso nessa quinta-feira, 22 de setembro!

Vá de BikeBus

Ciclistas experientes da cidade de São Paulo estão se organizando para fazer “comboios”, levando as pessoas ao trabalho de bicicleta nesse dia. Em uma iniciativa coletiva, apelidada de BikeBus, os ciclistas se oferecem para realizar uma rota, divulgando horários e pontos de encontro em um mapa colaborativo.

Comum no exterior,  a iniciativa chega a receber financiamento público em alguns países (como na Austrália), por ser reconhecida como benéfica à cidade e aos cidadãos. A iniciativa desse Dia Mundial Sem Carro é uma primeira experiência, colaborativa e voluntária, que pode se tornar frequente de acordo com a adesão.

Como eu faço?

Para achar um Bike Bus e pedalar no Dia Mundial Sem Carro

  1. Entre no mapa colaborativo
  2. Veja uma rota que passe perto da sua casa
  3. Clique na linha do trajeto para ver as informações da rota
  4. Procure o contato do responsável pela rota ou vá direto ao ponto de encontro no horário definido

Para registrar uma rota no Bike Bus de São Paulo

  1. Acessar e fazer login (conta do Google) no Google Maps, no mapa colaborativo
  2. Monte uma rota com o recurso de linha pensando em um ponto de saída e ponto de chegada estratégicos (estação de metrô, praça, avenida principal, etc) e insira informações sobre os horários, contato do responsável, etc. Obs.: utilize as rotas já cadastradas no barra lateral esquerda do mapa como base, siga o padrão de títulos e informações. Cuidado ao editar o mapa!
  3. Monte alguns pontos de encontro no meio da rota (marcadores verdes) com uma estimativa de horário de quando o Bike Bus irá passar lá para que outras pessoas possam se encontrar no caminho. (Utilize também os pontos já marcados como base). Busque passar por locais onde ocorram outros eventos no Dia Mundial Sem Carro.
  4. Divulgue! Principalmente para os colegas de trabalho.

Conquiste sua independência nesse dia 22: Vá de Bike!


5 comentários para Pegue um “BikeBus” no Dia Mundial Sem Carro 2011

  • Gabriela

    Nossa, adorei essa ideia!!!

    Pena que não passa nenhum perto de casa, gostaria até de criar um, mas como não sou experiente o suficiente, é melhor não, rs.

    Parabéns a todos. Seria legal se tivesse esses encontros mais vezes, pelo menos toda semana, com certeza muitos iriam se animar e largar o carro de vez em quando.

    Thumb up 1 Thumb down 0

    • David

      Gabriela, qual é o seu trajeto? (origem/destino)
      É possível que algum ciclista que leia este post possa fazê-lo contigo amanhã se realmente quiser.

      Thumb up 1 Thumb down 0

      • Gabriela

        Eu saio do bairro do Limão, próximo a Av. Caetano Alvares e vou trabalhar em Perdizes, mas como não tem bicicletário/paraciclo no prédio que trabalho e nem um lugar próximo, acabo deixando a bicicleta na barra funda e faço o restante do trajeto caminhando.

        Thumb up 1 Thumb down 0

  • Ilan Kibrit

    Excelente!

    A minha é a rota 9, mas ainda está incompleta… Vou aguardar!

    Vai ter para a volta também? Seria legal…

    Obrigado,
    Ilan

    Thumb up 1 Thumb down 0

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>