Foto: Vá de Bike

Já tem programa para o feriado de 12 de outubro?

Atividade com crianças na Zona Sul, passeio ciclístico no centro histórico, encontro de fixas, Ciclofaixa de Lazer, ciclovia, parques… E quem ainda não sabe andar de bicicleta vai ter a chance de aprender! Nesse feriado, só não pedala quem não quer.

ATENÇÃO: Este texto refere-se às atividades de 2011!

CONSULTE NOSSA AGENDA

Dia 12 de outubro é Dia das Crianças e feriado nacional (dia de Nossa Senhora Aparecida). Já sabe o que vai fazer nesse dia? O Vá de Bike selecionou várias opções em São Paulo.

Quem ainda não sabe andar de bicicleta terá uma ótima oportunidade de aprender. E quem já sabe, tem várias opções. Confira.

Lazer para as crianças no Parque do Nabuco

Muita coisa legal vai rolar no Parque do Nabuco, na Zona Sul (veja mapa). Uma ação organizada pelo coletivoCRU, com a ajuda de vários outros coletivos de ciclistas e o apoio essencial do administrador do parque, Fábio Samori, vai promover uma manhã de lazer com bicicletas para as crianças da periferia.

Estudantes de escolas públicas da Cidade Ademar aprenderão a fazer ajustes e reparos básicos na bicicleta com o pessoal da ciclo-oficina Mão na Roda. Em seguida, uma pedalada tranquila pelo bairro, com os voluntários do projeto Bike Anjo ensinando como pedalar com segurança nas ruas. E o pessoal do Coletivas emprestará alguns modelos infantis, para que as crianças que não tiverem bicicleta também possam acompanhar as atividades. Lindo, hein?

No final, serão sorteados jogos de Trunfo – um jogo de cartas dos anos 80 que vinha com carros, motos e dinossauros, mas que nessa versão virá com bicicletas. As bicicletas nas cartas são de ciclistas paulistanos e o jogo foi produzido pelo coletivoCRU. Tenho certeza que ficou ótimo, porque essa galera tem mandado muito bem.

Essas crianças já pedalam nas ruas do bairro onde moram e vão se sentir melhores com isso, além de estarem mais seguras com as informações sobre comportamento nas ruas. Se sentirão mais incentivadas a utilizá-la e estimularão outras crianças e mesmo os adultos. E de quebra o evento ajuda a formar os ciclistas conscientes de amanhã.

Quer participar? Apareça por lá, não paga nada! A ação tem o apoio do blog Na Bike, da revista Época São Paulo, e a admiração e o respeito do Vá de Bike. Parabéns pela iniciativa. Mais informações no site do coletivoCRU e no blog Na Bike.

Passeio ciclístico no centro histórico de São Paulo

O site Webbikers fará no feriado um passeio ciclístico pelo centro de São Paulo. A pedalada tem como objetivo principal arrecadar brinquedos novos para as crianças que fazem tratamento no GRAAC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer.

O passeio terá aproximadamente 20 km, com saída e chegada na Casa das Rosas, na Av. Paulista, 37 (onde aconteceu o ciclo-debate com o Vá de Bike – veja mapa). A inscrição é gratuita, mas para retirar o kit no dia do evento o participante precisará fazer a doação de um brinquedo novo, ajudando a fazer um dia especial para as crianças do GRAAC. Haverá sorteio de brindes.

A inscrição pode ser feita nesta página do site Webbikers até o dia 11 de outubro, ou até esgotarem as 100 vagas. Mais informações aqui.

Fixed Gear Swap Meet

Para quem curte bicicletas de roda fixa, acontece nessa quarta um encontro de troca de peças, com vídeos clássicos, vegan burger e DJs.

O evento acontece na loja especializada em fixas Tag & Juice, na Vila Madalena (veja mapa), das 13 às 19h. Mais informações no e-mail fixedgearsp@gmail.com.

Foto: Vá de Bike

Ciclofaixa de Lazer

Como o dia 12 é um feriado nacional, a Ciclofaixa de Lazer estará operando como aos domingos, das 7 às 16h. Ligando os parques Ibirapuera, das Bicicletas, do Povo, Villa-Lobos e seguindo até o local onde será criado o Parque do Chuvisco, o percurso total (ida e volta) é de cerca de 45 km.

O trajeto é sinalizado com placas e pintura de solo, isolado do tráfego de automóveis por cones e cavaletes, tem a assistência de monitores e o serviço gratuito do SOS Bike, que ajuda em reparos emergenciais, ajustes e regulagens. E você não precisa rodar os 45km se não quiser: quando se cansar é só pegar o sentido contrário e pedalar de volta.

Veja como chegar pedalando a partir do Metrô.

Ciclovia Rio Pinheiros

Foto: Vá de Bike

A Ciclovia que margeia o rio tem atualmente uma extensão de 14km, totalmente plana. Nela, é possível ter um contato mais próximo com o rio, vendo de perto tanto seus problemas como sua beleza.

Em quase todo o trajeto, as margens têm uma bela flora, com plantas coloridas, flores e até arbustos e árvores com pequenos frutos. É comum ver capivaras e aves diversas, como as garças, os onipresentes sabiás e quero-queros. Até um pica-pau amarelo já foi visto por ali, mostrando que apesar da situação da água e da localização em meio a um complexo viário com tantos automóveis, a natureza resiste. E a passagem por baixo dos pilares enormes da ponte estaiada sempre impressiona e rende boas fotos. Vale a visita.

É um passeio importante para as crianças conhecerem a situação do rio, descobrirem que há animais que ainda vivem por ali e que o local pode se tornar cada vez melhor, bastando vontade política e investimento. Afinal, são elas quem vão cuidar da nossa cidade quando estivermos mais velhos.

A ciclovia está em fase de ampliação, mas no momento ainda existem apenas três acessos: na Av. Miguel Yunes (Zona Sul), na estação Jurubatuba e na estação Vila Olímpia da CPTM. O acesso da Vila Olímpia fica bem próximo à Ciclofaixa de Lazer, portanto a partir de qualquer um dos parques é possível chegar pedalando com segurança, mesmo levando crianças. Veja no mapa como chegar a esse acesso.

Parques

Além dos parques ligados pela Ciclofaixa, há ótimas opções em outros pontos da cidade:

  • Parque Anhanguera
    Av. Fortunata Tadiello Natucci, 1000 – km 26 da Via Anhanguera – Perus
    11 3917-2406
    Das 6h às 18h
    Ciclovia, estacionamento para automóveis.
    .
  • Parque do Carmo
    Av. Afonso de Sampaio e Souza, 951 – Itaquera
    11 2748-0010 / 11 2746-5001
    Das 6h às 18h (no verão, das 5h30 às 19h)
    Ciclovia, estacionamento para automóveis.
    .
  • Parque Ecológico do Tietê
    Rua Guira Acangatara, 70 – Cangaíba
    11 2958-1477
    Das 8h às 17h
    Ciclovia, aluguel de bicicletas, estacionamento para automóveis.

 

E aí, vai passar o dia na frente da tevê? 🙂

2 comentários em “Já tem programa para o feriado de 12 de outubro?

  1. GALERA, QUERO VER VCS NO PEDALO AMANHA ENH…SOU RUIVO, PINTADINHO, VOU ESTAR EM UMA BIKE PRETA BERMUDA AZUL CAMIZETA BRANCA SEM CAPACETE, COM UM AMIGO Q TEM CABELO COMPRIDO DO MEU LADO!! QUEM ME ACHAR E FALAR COMIGO, GANHARA UMA SURPRESINHA!! ABRAÇS AMIGOS ATÉ AMANHA ENH….ME AJUDEM A FALAR C SÃO PEDRO, P NAUM MANDAR CHUVA OK!!!

    ABRAÇS CLÁUDIO CHIARELLI

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *