clique para ir ao site

Mapa Cicloviário Unificado do Rio de Janeiro é exemplo para outras cidades

Com aplicativo para celular, inclui ciclovias, ciclofaixas, rotas compartilhadas, bicicletários, oficinas, bombas de ar, bicicletas públicas e muito mais. Veja como contribuir ou levar para sua cidade!

Mapa serve como guia para pedalar na Cidade Maravilhosa. Foto: Transporte Ativo

Mesmo depois da demolição do único velódromo da cidade (um dos melhores da América Latina) e estando em um momento delicado, com muitos interesses envolvidos na reestruturação da cidade para receber o jogos olímpicos de 2016, é impossível não notar a evolução considerável do Rio de Janeiro quando o assunto é o uso da bicicleta como meio de transporte.

E não é apenas pela existência das famosas ciclovias que beiram as lindas praias, mas também pelo trabalho persistente do pessoal da Transporte Ativo (TA), que vem atuando desde 2005 na produção de conhecimento, promoção dos meios de transporte movidos à propulsão humana, aproximação da sociedade civil com setores privados e participando das decisões do poder público.

O resultado disso é um crescimento qualitativo de boas iniciativas para o ciclista urbano e, por tabela, o crescimento do número de pessoas utilizando a bicicleta (ou patins, skate, triciclos, patinetes, cadeiras de rodas, etc) com mais segurança, informação e respeito.

Uma dessas ações é o Mapa Cicloviário Colaborativo e Unificado do RJ, que vem levantando informações desde dezembro de 2011 e em 2012 passou a receber a colaboração de todos os moradores da cidade maravilhosa. A ideia é ter informações geolocalizadas de tudo que o ciclista precisa.

“O mapa procura incluir todas as ciclovias, ciclofaixas, rotas compartilhadas dentre outros pontos de interesse do ciclista, como bicicletários, oficinas, bombas de ar, bicicletas públicas e muito mais. Os desenvolvedores, Arlindo Pereira, Marcos Cavalcanti, Rodrigo Abreu, Giuseppe Zani e Zé Lobo, uniram todas as informações que já possuiam em um só mapa, contando ainda com a colaboração do Marcos Serrão e João Lacerda. Os cariocas estão convidados a participar enviando dados e informações que ainda não se encontrem no mapa”. O material é uma iniciativa da Transporte Ativo, com o apoio do programa Rio Capital da Bicicleta.

Com a iniciativa está sendo formado e estruturado um banco de dados aberto, confiável, gratuito e extremamente valioso feito por quem mais entende de bicicleta na rua: o ciclista urbano.

Se você é do Rio e conhece qualquer bicicletário ou oficina que não conste no mapa, entre em contato e ajude a mapear os pontos de interesse dos ciclistas!

 

Aplicativo para celular

Todas as informações do mapa e o CTB (Código e Trânsito Brasileiro) de Bolso estão disponíveis para Android e iOS, gratuitos e abertos a colaborações. O aplicativo “Rio de Bicicleta” foi um dos premiados no concurso RioApps.

Baixe o aplicativo, visite o site, compartilhe e colabore!

clique para ir ao site
clique para ir ao site

Como contribuir?

Na página do Mapa há um link “como contribuir”, que explica como o morador do Rio pode ajudar. É necessário enviar as coordenadas do ponto ou o link para a posição no Google Maps ou OpenStreetMap, ou o endereço completo do local, com fotos.

“Para bicicletários envie, além do endereço, duas fotos, sendo uma bem próxima para identificarmos o modelo e número de vagas e outra mais distante, dando pra ver sua posição em relação a outros objetos. Todos os dados enviados serão checados antes de serem publicados. Quanto mais detalhada for a informação enviada, mais rápida será sua inserção no mapa”, diz o site.

Há mais informações no Manual do Usuário do Mapa Web.

 

Monte um para sua cidade

Se você é de outra cidade e deseja desenvolver algo do gênero, entre em contato!

Segundo Zé Lobo, da TA, “todo o conhecimento utilizado no mapa carioca está disponível para que mais cidades façam seus mapas nos mesmos moldes, afinal quem mais entende e conhece as necessidades dos ciclistas é quem pedala diariamente pelas ruas das cidades e o mapeamento é feito por ciclistas e para ciclistas”.

 

Acompanhe e contribua também pela página do Facebook

21 comentários em “Mapa Cicloviário Unificado do Rio de Janeiro é exemplo para outras cidades

  1. O Rio de Janeiro e cada vez mais uma cidade dos ciclistas. Com o sucesso do sistema Bike Rio, de aluguel das bicicletas laranjinhas que se espalham pelas ruas da cidade, e o aumento gradual no numero de ciclovias sao 290 quilometros, de acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com previsao de 450 quilometros ate 2016 , o carioca tem adotado ainda mais a magrela para as horas de lazer e como meio de transporte. Nas comemoracoes do Dia Mundial Sem Carro deste ano a Prefeitura lancou um mapa cicloviario que lista ciclovias da cidade e os principais servicos ao longo delas, como bicicletarios, oficinas e unidades de saude. Ele e parte do programa Rio Capital da Bicicleta e e distribuido gratuitamente nos postos de informacoes turisticas da cidade (clique na imagem abaixo para amplia-lo). Para voce tambem entrar no clima, selecionamos algumas rotas imperdiveis para fazer na cidade.

    Thumb up 0 Thumb down 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *