Dicas sobre o uso da bicicleta nas ruas, no Bom Dia Brasil

Imagem: Reprodução

Imagem: Reprodução

Leia também
Como se manter seguro ao pedalar nas ruas

Ciclovia, ciclofaixa, ciclorrota e espaço compartilhado

O que o Código de Trânsito diz sobre bicicletas e ciclistas

Entendendo o comportamento dos ciclistas nas ruas

Fizemos recentemente algumas participações curtas no Radar SP, dentro do Bom Dia São Paulo (Globo), com algumas dicas e recomendações sobre o uso da bicicleta na Ciclofaixa de Lazer e nas ruas, mas não chegaram a ser disponibilizadas na internet. Já a matéria que foi ao ar no dia 1º de abril no Bom Dia Brasil, telejornal matutino de abrangência nacional da emissora, pode ser visto neste link.

Durante a gravação, passei muitas informações sobre como usar a bicicleta nas ruas com segurança, nos locais onde não há área segregada para seu uso, com exemplos práticos. Mas como o foco da reportagem era a diferença entre locais com e sem segregação, reforçando a necessidade de haver mais ciclovias (e com um toque um pouco pessimista, temos de admitir), muita coisa teve que ficar de fora na edição.

Uma observação importante: o rapaz citado na matéria, que morreu atropelado por um motorista que furou o sinal vermelho, é William Morsetvita e estava na faixa de pedestres, não na Ciclofaixa de Lazer. Saiba mais aqui.

Proteja o ciclista

“Quanto mais ciclistas
nas ruas melhor,
inclusive para
os motoristas”

Digna de citação é a declaração da apresentadora do Bom Dia Brasil, Renata Vasconcellos: “é importante as pessoas saberem que é bom, quanto mais ciclistas nas ruas melhor, inclusive para os motoristas, porque alivia o trânsito”, destacou ao final da matéria.

“Os motoristas têm que proteger os ciclistas”, reforçou Renata. “E [o ciclista] é muito frágil, muito cuidado com o ciclista”, completou Chico Pinheiro.


13 comentários para Dicas sobre o uso da bicicleta nas ruas, no Bom Dia Brasil

  • Fabio

    Alguém avisa à senhorinha – bem intencionada – que compartilhamento sem segregação de pistas tb funciona. Basta respeitar a presença do outro. ; )

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Na minha visão de pedestre e passageiro de carro (não tenho carta) é um pena que tem ciclista que não faz o que o Willian ensinou na matéria.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Luiz henrique

    Gostaria que o prefeito de Taboão da Serra assistisse esta reportagem, pois é o político que despreza os ciclistas, ele destruiu uma ciclovia que existia na cidade de Taboão. Gostaria que este fato de regresso e intolerância fosse noticia nos tele-jornais de todo o Brasil, conto com a ajuda de todos os companheiros de pedaladas!!!!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Eu assisti ao vivo e quando terminou a reportagem fiquei torcendo para os apresentadores não falarem besteira, como o Datena já falou no ar….

    Logo após o acidente com do David teve um bom momento no programa Encontro, da Fátima Bernardes, que foi muito positivo. Ela convidados, entre músicos e atores, falando da bicicleta e suas vantagens. Achei excepcional…

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Ricardo Laudari Neves

    Boa, Willian!

    Uma pena é que nessas reportagens, para contextualizar o telespectador, a emissora já consome 67% do tempo. Os outros 33% ficam para uma ou outra dica.

    Mas o que importa é estar em evidência, reforçando a presença da bicicleta na cidade.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Rosana

    Muito bom!!! Fico bem animada de ver algo assim na tv, de incentivo ao compartilhamento.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Alinw

    Muito bacana a matéria, inclusive porque foi do lado da minha casa (moro próximo ao Complexo Itaú, mostrado na matéria), e eventualmente uso a bike naquela região em que você sinalizou que vai mudar de faixa. Sempre tenho receio ali, me sinto ainda muito desprotegida…

    Thumb up 3 Thumb down 0

    • Diogo Morikawa

      Eu tb passo por ali e, infelizmente, sempre furo o farol dos pedestres com cuidado pra pegar a esquerda com segurança. Vejo bastante ciclista passando por aqueles lados e é bem chato por causa das bifurcações.

      Thumb up 2 Thumb down 0

  • Nemec

    Willy para vereador! :)

    Thumb up 3 Thumb down 1

  • Nelson Oliveira

    Show de Bola,
    Aos poucos vamos ganhando mais e mais espaço e mostrando a realidade.
    Acredito que estamos entrando num bom momento para os ciclistas.
    Vamos continuar lutando.
    Parabéns Willian.

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

  • Rafael

    Boa WC! É trabalho de formiga mesmo. Abs!

    Thumb up 3 Thumb down 1

  • gabriel viliod

    Bem curta a matéria, porém muito boa!
    Aos poucos vamos ganhando espaço…

    um abraço a todos

    keep biking =)

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>