Campanha de respeito ao ciclista começa a ser veiculada em São Paulo

Dois dos "personagens" da campanha, ciclistas com roupa social mostram que a bicicleta também é usada para ir ao trabalho. Foto: Silvia Ballan

Dois dos “personagens” da campanha, ciclistas com roupa social mostram que a bicicleta também é usada para ir ao trabalho. Foto de Silvia Ballan, durante as gravações realizadas no dia 6 de junho.

Veja também
Assista aos vídeos da campanha

Campanha paulistana por respeito a ciclistas já foi gravada

São Paulo prepara campanha por respeito a ciclistas

Ata da reunião do prefeito de São Paulo com ciclistas

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR OS VÍDEOS DA CAMPANHA

Demorou, mas finalmente saiu: a Prefeitura de São Paulo começa a veicular sua campanha de respeito ao ciclista nesse domingo, 11 de agosto. A informação foi fornecida pela Secretaria de Comunicação Social e noticiada pelo site de Renata Falzoni, na tarde da sexta-feira 9 de agosto.

A campanha pretende ser ampla, veiculando peças em TV aberta e fechada, rádio (com spots e informações nos boletins dos helicópteros), internet, TVs de ônibus e metrô, pontos de ônibus e possivelmente nos relógios de rua. Após duas semanas de exibição na TV, a campanha entrará nas redes sociais e impressos até o Dia Mundial Sem Carro, dia 22 de Setembro.

A campanha

No dia 6 de junho de 2013 foram realizadas, durante todo o dia e em diversas locações, as gravações dos filmes da campanha para a TV. Os “atores” eram pessoas que utilizam diariamente a bicicleta e, portanto, com prática nas situações reais de seu uso nas ruas. Ciclistas de vários estilos foram representados.

Entre o casting estavam pessoas que vocês reconhecerão quando as peças forem ao ar. Aline Cavalcante, colaboradora do Vá de Bike, era uma delas. “Eu e alguns outros amigos fomos escolhidos pra ‘encabeçar’ as falas”, contou em seu Facebook. “Decidi ir porque pela primeira vez fomos ouvidos em todo o processo, desde a conversa com o prefeito ate a criação do roteiro e cenas de rua”, esclarece. Saiba mais.

Intitulada “Respeito Bicicleta”, o símbolo da campanha terá o S e o P da palavra respeito em destaque, em referência à cidade de São Paulo, que pretende se tornar mais amiga da bicicleta.

Na ponta da mesa, ao fundo, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Em sentido horário: Chico Macena, secretário de Coordenação das Subprefeituras; Ronaldo Tonobohn, da CET; Gustavo Vidigal, chefe de Gabinete do Prefeito; Ricardo Corrêa, da TCUrbes; Daniel Guth; Willian Cruz, do Vá de Bike; Renata Winkler; Renata Falzoni; Felipe Aragonez, do Instituto CicloBR; Roberson Miguel dos Santos; Gabriel Di Pierro e Jéssica Martineli, da Ciclocidade; Emerson Violin; Thiago Pereira; Raphael Monteiro, do Bike Anjo; Sérgio Zolino, do Pedala São Paulo. Foto: Henrique Boney

Reunião com o prefeito de São Paulo foi essencial para esclarecer a necessidade de uma campanha de conscientização desse porte. Foto: Henrique Boney

Diálogo com ciclistas

A determinação de se criar uma campanha pedindo respeito à vida de quem circula de bicicleta foi um dos resultados da reunião de ciclistas com o prefeito de São Paulo, em março de 2013. Na reunião com Fernando Haddad foi criada uma comissão para acompanhar a elaboração dessa campanha. Foram feitas algumas reuniões, onde foram mostradas as ideias da agência para que pudessem ser avaliadas, aprovadas e discutidas pelos ciclistas presentes.

Alternadamente, participaram dessas reuniões: Renata Falzoni, Willian Cruz (Vá de Bike), Thiago Benicchio (Ciclocidade) e Raphael Monteiro (Bike Anjo), com a Jéssica Martinelli (Ciclocidade) organizando a agenda e participando também dos encontros. Saiba mais.

Ainda não vimos o resultado final e estamos todos ansiosos para ver como a campanha ficou! :)  Veja aqui o vídeo da campanha!

Dia Mundial Sem Carro

E por falar em Dia Mundial Sem Carro, a cidade terá várias atividades no mês de setembro, tanto por parte de cicloativistas quanto do poder público. Logo teremos novidades por aqui. Siga o Vá de Bike no Twitter e no Facebook, ou cadastre seu e-mail aqui na coluna direita do site, par ficar por dentro do que acontecerá nesse mês de setembro, em várias partes do país.


2 comentários para Campanha de respeito ao ciclista começa a ser veiculada em São Paulo

  • [...] Willian Cruz, do Blog Vá de Bike, algumas mensagens importantes no vídeo de 30 [...]

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Parabenizo a todos os ciclistas por essa incrível conquista! :)

    É uma semente que ainda está germinando e que deve ser regada pelo bem de nossa cidade. É apenas o início de constantes exigências aos nossos governantes pelo direito de circular com nossas bikes na rua em segurança (como rege o próprio CTB).

    O tempo de divulgação ainda é MUITO curto. Acredito que para entrar na consciência dos motoristas, a campanha deveria ser veiculada por pelo menos 6 meses. Podíamos solicitar que as campanhas se estendam por esse período. É importante que todos saibam sobre os benefícios que a bicicleta traz às cidades.

    Por isso, divulgue a campanha, comente-a no metrô ou no busão, aumente o volume quando passar no rádio, compartilhe nas redes sociais, façamos esse curto período ser impactante. Para o bem da cidade e para o futuro do nosso país.

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>