Imagem: CicloZN/Divulgação

Evento em São Paulo discute o papel da bike na valorização do comércio de rua

Evento traz à discussão a relação entre ruas para pessoas e o comércio, que acaba ganhando com a substituição de carros por pedestres e bicicletas.

Imagem: CicloZN/Divulgação
Imagem: CicloZN/Divulgação

Neste próximo sábado, 30 de novembro, o coletivo CicloZN realiza o debate “Caminhos da Bicicleta na Zona Norte (+ Dinheiro no Comércio)”, destinado a discutir a perda de espaço do comércio de rua nos últimos anos, bem como as alternativas possíveis para aumentar o faturamento desse segmento e promover a circulação de pessoas nessas áreas, por meio de iniciativas e projetos destinados a gerar mais lucro para os empreendedores. O evento começa às 13h no Centro Cultural da Juventude, na Av. Deputado Emílio Carlos, 3641, no bairro Vila Nova Cachoeirinha.

Para discutir o tema, foram convidados o professor universitário Odir Züge Júnior; a jornalista Sabrina Duran, que mantém o blog Na Bike, do portal da revista Época SP; e Thiago Benicchio, jornalista, pesquisador da área de mobilidade urbana e Diretor da Ciclocidade, Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo.

De acordo com as informações presentes na página do evento no Facebook, “o comércio de rua vem perdendo faturamento nos últimos anos, seja por falta de segurança, trânsito, por não incluir novos públicos ou dar opções para mais pessoas acessarem suas lojas. Muitas cidades pelo mundo já provaram que as ruas, com algumas intervenções no viário, atraem mais pessoas ao comércio, tornando-as um local mais seguro e mais atrativo às pessoas”.

A Bicicleta e o comércio de rua

As transformações urbanas que vêm ocorrendo por meio da presença de mais infraestrutura cicloviária na cidade, a exemplo das ciclorrotas, ciclovias e ciclofaixas implantadas em São Paulo, algumas vezes geram polêmica, muitas vezes ocasionadas por falta de informação e conhecimento sobre o assunto. A despeito da inclusão que gera para os usuários de bicicleta, obras como a da ciclofaixa de Moema receberam a resistência de alguns comerciantes em decorrência da retirada de vagas de estacionamento. Outros encararam a alteração na via como uma oportunidade de atrair um novo segmento de consumidores, oferecendo promoções e descontos para clientes que viessem de bicicleta.

Quando e onde

Caminhos da Bicicleta na Zona Norte (+ Dinheiro no Comércio)
Sábado, 30 de novembro, das 13h às 15h
Centro Cultural da Juventude
Av. Deputado Emílio Carlos, 3641, no bairro Vila Nova Cachoeirinha (veja mapa)

1 comentário em “Evento em São Paulo discute o papel da bike na valorização do comércio de rua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *