Governador do Espírito Santo promete estudo para ciclovia na Terceira Ponte

Ciclistas capixabas diante do Palácio Anchieta, sede do governo do Espírito Santo, antes de reunião com o governador. Foto: Reprodução/CUC

Ciclistas capixabas diante do Palácio Anchieta, sede do governo do Espírito Santo, antes de reunião com o governador. Foto: Reprodução/CUC

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou que a licitação para contratar o projeto de estudo de implantação de ciclovia na Terceira Ponte, principal via de ligação entre Vitória e Vila Velha, deverá ser lançada no segundo semestre de 2014, provavelmente em novembro. O compromisso foi firmado em reunião no Palácio Anchieta com entidades representativas dos ciclistas capixabas, como o Movimento Ciclistas Urbanos Capixabas (CUC) e a Federação Espírito-Santense de Ciclismo (Fesc), que apresentaram suas demandas para mobilidade por bicicleta no estado e sua integração com outros modais.

Em post publicado em sua página pessoal no Facebook, o governador ressalta a importância da região “para a gente entender melhor como os usuários desse meio de transporte enxergam a dinâmica das cidades e a integração dos diversos modais”. Para o editor do site O Ciclista Capixaba, Rafael Darrouy, “mais um importantíssimo passo foi dado”.

Em nota publicada em sua página no Facebook, o CUC “avaliou a reunião como positiva e cobrará do governo a publicação do edital de contratação do projeto daqui a seis meses, como acordado em reunião. Enquanto isso, o movimento voltará os esforços para outras pautas importantes, como ciclovia no centro de Vitória, regulamentação de bicicletários, projeto bairro amigo do ciclista, integração das ciclovias da nova avenida Leitão da Silva e defesa da histórica Praça do Ciclista (antiga Praça do Cauê)”.

O governo estadual deu detalhes sobre as obras em curso e os novos projetos viários já com ciclovias programadas como parte do Plano de Mobilidade Metropolitana. Além disso, ficou acertada a participação e consultoria de ciclistas no desenvolvimento de campanhas oficiais de conscientização quanto ao uso de bicicletas e convivência compartilhada com veículos.

De acordo com o secretário dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, o Programa Cicloviário Metropolitano está licitando a contratação de serviço de bicicletas de aluguel, além de manter diálogo constante com as prefeituras da região metropolitana para a criação de ciclorrotas conectando as cidades.

Em reunião, governador promete licitar obras da ciclovia até novembro desse ano. Foto: Divulgação/Governo do Espírito Santo

Em reunião, governador promete licitar projeto de estudo de implantação da ciclovia até novembro desse ano. Foto: Divulgação/Governo do Espírito Santo

Pressão popular

O encontro ocorreu após os ciclistas emplacarem como prioridade no orçamento estadual de 2015 duas propostas a favor da mobilidade por bicicleta. A ciclovia na Terceira Ponte foi a proposta vencedora na plataforma online da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), com 498 votos, e a integração de todas ciclovias da grande Vitória foi aprovada durante audiência pública.

O pedido de uma travessia segura na Terceira Ponte é uma antiga demanda dos ciclistas das duas cidades. Segundo Darrouy, já são cinco anos de cobranças e protestos. Com 3,33 km de extensão e vão principal com 74 m de altura, a ponte hoje proíbe o acesso de ciclistas e pedestres. A alegação do governo sempre foi de que “venta muito” no local e isso colocaria em risco quem está de bicicleta. Apenas recentemente o governo disponibilizou um ônibus exclusivo para o embarque de bicicletas, ao custo de R$ 1,25 por viagem. Como comparação, carros pagavam apenas R$ 0,80 no pedágio para travessia da Terceira Ponte. Após denúncia do Ministério Público, a cobrança foi suspensa.

Com os mesmos 70 metros da Terceira Ponte no vão principal e comprimento de 2,73 km, a icônica ponte Golden Gate, em São Francisco (EUA), permite a travessia de pedestres e ciclistas. “Em 76 anos de existência, nunca houve um único caso de ciclista ou pedestre que tenha sido levado pelo vento, argumento de quem é contra ciclovia na Terceira Ponte”, diz Darrouy.

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>