Radar para bicicletas alerta sobre aproximação de carros

Equipamento desenvolvido por engenheiros sulafricanos ajuda ciclistas a se sentirem mais seguros nas ruas. Foto: Divulgação

Equipamento desenvolvido por engenheiros sulafricanos ajuda ciclistas a se sentirem mais seguros nas ruas. Foto: Divulgação

Um time de engenheiros e especialistas em visão computacional (tecnologia das máquinas que enxergam) desenvolveu, na África do Sul, um radar para bicicletas que alerta sobre a aproximação de carros. Fruto de quatro anos de pesquisa e desenvolvimento, o Backtracker está em fase de prototipagem e seus criadores lançaram uma campanha de financiamento online para dar início à produção.

Os engenheiros acreditam que o dispositivo funciona como um sexto sentido no ciclista e vai trazer a confiança necessária para alguns usuários de bicicleta – confiança muitas vezes comprometida pela ameaça de motoristas desrespeitosos​.

Como funciona

O Backtracker consiste em duas pequenas caixas – uma instalada no canote do selim e outra no guidão – que detectam e interpretam a velocidade e aceleração de veículos se aproximando do pneu traseiro da bicicleta, a uma distância de até 140 metros.

A unidade de frente (guidão) sinaliza o risco potencial para a segurança do ciclista usando um indicador simples no campo de visão periférica. Quanto maior a velocidade do carro (e consequente risco ao ciclista), mais rápido o radar pisca. Isso permite que a pessoa tome a melhor decisão para aumentar sua segurança.

Parte do equipamento, instalado no guidão, alerta ciclista para a aproximação do motorista. Foto: Divulgação

Módulo instalado no guidão alerta ciclista para a aproximação do motorista. Foto: Divulgação

O aparelho instalado no canote do selim alerta aos motoristas a sua posição em relação ao ciclista por meio de pulsos de luz cada vez mais frequentes – visível mesmo em condições de baixa visibilidade, tais como neblina e chuva, e de noite. O equipamento funciona mesmo com grande movimento de carros próximos ao ciclista e consegue detectar múltiplos veículos de uma vez só. Quando não há carros dentro dos 140 metros de alcance, o aparelho entra em modo stand by para economizar bateria, que em uso regular dura até oito horas. A funcionalidade do Backtracker não é afetada pela proximidade de outros ciclistas.

Mesmo com a tecnologia para ajudar o ciclista, a empresa recomenda que os usuários não deixem de tomar as precauções necessárias para sua segurança.

Para adquirir o aparelho, o valor mais barato para colaborar no financiamento coletivo (e receber o equipamento) é de US$ 179,00 + US$ 10 para o envio para o Brasil. Caso a empresa consiga o valor total para financiamento até 23 de setembro, o despacho começará a ser feito em dezembro desse ano.

Veja o funcionamento do Backtracker nos vídeos abaixo e nos diga o que achou, aqui nos comentários da página:


5 comentários para Radar para bicicletas alerta sobre aproximação de carros

  • Americo

    - Quero te contar o meu segredo agora.
    - Conta.
    - Eu vejo carros se aproximando de mim.
    - Nos sonhos? Quando acordado? Carros? Em caixões? Em túmulos com rodas?
    - Andando por ai como gente comum. Um não vê ao outro. Eles só veem o que querem ver. Não sabem que estão mortos!
    - Com que frequência?
    - Todo tempo! Eles estão em toda parte!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Waldyr

    Mesmo com instalação desse equipamento não se deve eliminar o uso de um bom par de retrovisores (auxiliares).

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Rosana

    Huummm, ia piscar tanto que a bateria não duraria um dia…

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Rafael

    Faltou mencionar, acredito, a cobrança de imposta de importação.

    abç

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • É muito fácil e barato fazer isto com o arduino. Se interessar pro vadebike podemos organizar um curso grátis para o pessoal fazer isto e muitas outras coisas legais para suas bikes como faixas de led e luzes de persistência para as rodas. Aliás este é um setor que o vadebike podia adotar e levar a frente pois tem tudo a ver o mundo maker com bikes…

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>