Com foco em mobilidade, Shimano Fest acontece em novembro na cidade de Sorocaba/SP

Imagem do Shimano Fest 2013. Esse ano, festival terá competições, shows e oficinas. Foto: Divulgação

Imagem do Shimano Fest 2013. Esse ano, festival terá competições, shows e oficinas. Foto: Divulgação

Depois de três anos consecutivos sendo realizado no município de Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, quem receberá a próxima edição do Shimano Fest será, pela primeira vez, a cidade de Sorocaba, referência nacional quando o assunto é mobilidade por bicicleta.

O evento acontece nos dias 21, 22 e 23 de novembro no Parque das Águas, aberto 24 horas ao público, e traz uma série de atividades ao ar livre, competições, shows e oficinas. “Os temas principais são a bicicleta e a pesca como forma de unir as pessoas por meio da prática saudável”, diz o informativo do evento.

Desde 2010 o Shimano Fest movimenta a cena da bike e da pesca no país e se tornou um dos maiores eventos da América Latina no ramo, sendo realizado pela multinacional líder de mercado, Shimano. Para a edição de 2014 uma das novidades é o foco com a questão da mobilidade urbana, motivo principal que uniu Sorocaba ao festival.

“Escolhemos Sorocaba porque a cidade respira bicicleta. Desde 2006 o município adotou a bike como uma alternativa modal e hoje possui 115 km de ciclovias, integrando as quatro zonas da cidade. Voltado para a mobilidade, o Shimano Fest 2014 terá apoio fundamental da Urbes, o órgão responsável pelo trânsito, transportes e mobilidade”, informou Alexandre Okazaki, gerente de Marketing da Shimano Latino América.

Em 2013, Willian Cruz, editor do Vá de Bike, foi um dos homenageados no Shimano Fest em reconhecimento ao trabalho que vem realizando em prol do uso da bicicleta como transporte, esporte e lazer. A expectativa para este ano é de cerca de 15 mil visitantes no evento, o que representa um crescimento de mais de 60% em relação ao ano passado, quando, segundo a assessoria de imprensa, o evento reuniu nove mil pessoas.

"Baile" de formatura dos alunos da terceira idade da Escola do Pedala. Foto: Zaqueu Proença/Secom

Sorocaba foi escolhida para sediar o evento. A cidade é conhecida por ser bike friendly. Nesta imagem, alunos da terceira idade da Escola do Pedala, promovida com apoio do poder público. Saiba mais. Foto: Zaqueu Proença/Secom

Sorocaba

Sorocaba, localizada a 100km da capital, está entre as cidades mais bike friendly do país, com 115 km de infraestrutura cicloviária – que inclui ciclovias, ciclofaixas, vias compartilhadas, bicicletas públicas e bicicletários – e programas de valorização e estímulo ao uso da bicicleta como meio de transporte urbano.

O investimento fez de Sorocaba o município com o maior percentual de quilômetros de ciclovias por habitante e o segundo lugar em extensão, perdendo apenas para o Rio de Janeiro. Hoje o Programa Pedala Sorocaba, sob a coordenação da Urbes, promove a cultura da bicicleta e trabalha com o conceito de integração entre modais.

Programação

Entre as principais atividades do Shimano Fest estão oficinas para ensinar adultos e crianças a pedalar, palestras, exposição, competições ciclísticas, corrida de rua, campeonato de pesca no Rio Sorocaba, muita música e ainda:

- Desafio Mecânico: alunos dos cursos gratuitos de Treinamento Técnico a mecânicos profissionais, realizados pela Shimano, terão o desafio de montar ao vivo peças e componentes para o público. Os melhores, mais rápidos e precisos ganharão o desafio.

- Final Latino-americana do Shimano Short Track: atletas profissionais do Brasil, Costa Rica, Argentina, Colômbia, Panamá, Equador e Chile disputarão uma emocionante prova de Mountain Bike.

Mais informações no site oficial.


1 comentário para Com foco em mobilidade, Shimano Fest acontece em novembro na cidade de Sorocaba/SP

  • Rogério Rocha

    Bom dia!!
    Muito show
    Temos que tentar fazer um em campinas no parque das aguas também muito enteresante o lugar também localizado no parque jambeiro campinas são Paulo
    Av Paulo correia Viana.

    Thumb up 1 Thumb down 0

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>