Ciclovias continuam se expandindo em São Paulo e rede alcança 212,25 km

Foto: Willian Cruz

Foto: Willian Cruz

Na quarta-feira, 14 de janeiro, a capital paulista ganhou mais dois trechos de ciclovia, chegando a 212,25 km. Destes, 149,25 km foram implantados na atual gestão, mais que triplicando a quantidade anterior, que era de 63 km.

Veja aqui o mapa completo das ciclovias de São Paulo

CET/Divulgação

CET/Divulgação

Centro

Um dos trechos entregues fica no no bairro do Pari, na região central da cidade, e tem 500 metros de extensão. Localizado na Avenida Pedroso da Silveira, entre a Praça Ilo Otani e a Rua Santa Rita, o trecho é bidirecional e foi sinalizado ao lado do passeio das vias.

Esse novo trecho foi conectado à ciclovia da Avenida Bom Jardim, que segue em sentido unidirecional junto ao canteiro central. Pela localização, estimamos que seja ligada futuramente à Ponte da Vila Guilherme, que já está em obras para receber uma ciclovia no canteiro central (saiba mais).

A ciclovia segue o seguinte trajeto:

  • Avenida Pedroso da Silveira , entre a Praça Ilo Ottani e a Rua Santa Rita;
  • Avenida Bom Jardim, entre a Avenida Carlos de Campos e a Rua Araguaia.
CET/Divulgação

CET/Divulgação

Zona Norte

O segundo trecho de ciclovia entregue no dia 14 fica tem 850 metros e fica na Rua Curuçá, entre a Avenida Guilherme Cotching e a Rua Galileu Gaia, na Vila Nova Curuçá, Zona Norte de São Paulo.

Esse novo trecho se conecta à ciclovia existente na Avenida Guilherme Cotching e futuramente será ampliado até a Rua Newton Braga. O percurso é bidirecional, ao lado do passeio das vias, percorrendo o seguinte trajeto:

- Rua Curuçá, entre Avenida Guilherme Cotching e Viaduto Curuçá (Viaduto Cabo PM Luiz Cláudio Monteiro);
- Viaduto Curuçá ( Viaduto Cabo PM Luiz Cláudio Monteiro), em toda a sua extensão, até a Rua Galileu Gaia.

O Viaduto Curuçá passa sobre a Rod. Pres. Dutra.


18 comentários para Ciclovias continuam se expandindo em São Paulo e rede alcança 212,25 km

  • dirce lobue

    Todas as linhas de ônibus em são paulo deveriam ter o espaço para bicicletas.Aliás, há muito tempo. Isso é simplesmente, maravilhoso…

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • ALEKSANDRO

    Aguardando a finalização da ciclovia da Av. prof. luiz ignacio de anhaia mello………………………………………………………………………………………………………………… não vejo a hora :)

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • jadson

    E Guarulhos só bla,bla,bla e nada de ciclovia….

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Will

    Em algum lugar é possível ver o mapa das futuras implantações de ciclovias? Principalmente ZL.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Eduardo

    Sinto falta de um aplicativo para IOS mostrando aonde estão as ciclofaixas da cidade.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Guilherme

    Estou sentindo falta dos anúncios sobre as ciclovias a serem inauguradas. Ano passado a prefeitura anunciava com antecedência quais lugares receberiam a ciclovia logo no começo do mês.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • isac coelho

    Parabens Sao Paulo !!!!!! Talvez um dia o municipio onde resido (Osasco) venha a ter ciclo-vias . :(

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

    • Carlos

      Acho que é possível, já que as duas administrações são do mesmo partido. Será que não dá para fazer algum convênio ou parceria ? Um exemplo que posso dizer de primeira mão, é o da relocação de favela na divisa de São Paulo e Osasco, no viaduto Único Gallafrio, para fazer obras de acesso. A Av. Presidente Altino tem uma ciclofaixa que vai até perto do viaduto, poderia continuar e extender pela Henry Ford ( Bairro Presidente Altino ) ou indo pela Antonio Noschese ( São Paulo ) que tem uma ciclofaixa, indo pelo Manoel Pedro Pimentel ( Osasco ), indo até pela Superavenida ( Hilário Pereira de Souza ). Assim a integração Osasco e São Paulo vai estimular o uso de bicicleta em Osasco que pode espalhar-se indo para Carapicuiba e Barueri.

      Thumb up 1 Thumb down 0

  • marcelo_X

    Em Curitiba foram inaugurados “70km” de ciclovias…. Pera ai? isso segundo o prefeito Gustavo Fruet (https://scontent-a-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/v/t1.0-9/10881672_886046018102864_8773083289791256907_n.png?oh=22d852b87f741011c52bf9bb2afafa2d&oe=55289434). Pois ninguem sabe onde estão esses Kms….

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Otavio

    Moro na lapa e trabalho na vila olimpia.

    Não vejo a hora de poder trabalhar de bike, e com segurança.

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

    • Carlos

      Em tese, já é relativamente seguro. Chegando até a ciclovia que tem na Vila Leopoldina, Gastão Vidigal, e de lá seguir até Estação Cidade Univesitária, pegar a ciclovia Rio Pinheiros, super seguro, e chegar na Estação Vila Olímpia, pegar a passarela e chega lá. Daqui a alguns meses, vai ter um acesso pela estação Villa-Lobos a ciclovia Pinheiros, aumentando a segurança. Mais seguro se a ciclovia Pinheiros fosse até a estação Ceasa e tivesse acesso por lá. Mais seguro ainda se a ciclovia Rio Pinheiros seguisse mais à frente e acabasse na estação Imperatriz Leopoldina. Mais ainda se conectasse com uma futura ciclovia margeando o Rio Tietê chegando na altura da Lapa.

      Thumb up 3 Thumb down 0

      • Andre Alonso

        De fato, ja eh relativamente seguro, especialmente para quem ja tem alguma pratica. Faco com frequencia o percurso Vila Leopoldina – Vila Olimpia, descendo ate o Vila Lobos por ruas mais tranquilas e ciclorotas, e prosseguindo pela pista que, para todos os efeitos ja eh uma ciclovia, com a qual eh possivel chegar ate a altura da rua amauri. Dali haveria algumas opcoes, como prosseguir por um trecho da Faria Lima e pegar a rua depois da Horacio Lafer, que sai na frente do Parque do Povo e, portanto, ja na cara da Vila Olimpia, ou entao, dependendo do destino, subir a Amauri ate a Joao Cachoeira, cruzar a JK por ela e pegar a Santa Justina para descer em direcao a vIla Olimpia, (uma volta, sem duvida, mas eh uma ciclorota que permite evitar o trecho de Faria Lima sem ciclovia) Em relacao a Lapa, de um modo geral eh possivel ir ate o Vila Lobos por ciclorotas e paralelas, como a da Coriolano, Duarte da Costa etc. Mas, naturalmente, esses trajetos, nos trechos sem ciclovias, exigem certa experiencia para serem feitos com alguma tranquilidade. A continuacao da ciclovia na Faria Lima com o ramal pela Helio Pellegrino etc eh nuito necessaria, pois facilitaria imensamente o deslocamento dos ciclistas nesse eixo, que eh intenso.

        Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  • eu

    Esse levantamento é FALSO!!!!!

    Calma cocada! Falso no bom sentido, tem trecho que já está em funcionamento e tem um bom tempo mas não foram ainda oficialmente inaugurados, vide a ciclovia (de primeiro mundo) da av. dr. gastão vidigal, em frente ao ceasa/ceagesp! Ciclovia excelente, toda pronta, sinalizada, com o paisagismo pronto que mudou a cara da avenida, e só não foi inaugurada pq devem inaugurar o trecho todo, até a av brigadeiro faria lima de uma vez só (entre o pq. villa lobos e a praça pan americana ainda existem umas obras… ciclovia de 2 faixas duplas ou ciclovia + passeio no canteiro central?), só sei que está ficando excelente!

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

    • Renato

      Tem também a extensão da ciclovia da Elizeu de Almeida que já chegou na Av.Pirajussara….passei por lá de ônibus e parece que a maior parte já estava pronta (tinha até ciclista passando na hora)….

      Ciclistas da região podem dizer melhor . . .

      Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

  • Fabio

    Tá chegando no meu pedaço…tá chegando! \o/

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>