Foto: Ary Ribeiro/Divulgação

Circuito Costa Verde & Mar agrega praia e interior em um dos trajetos mais belos do Brasil

Circuito de 270 km passa por 10 cidades do interior e litoral de Santa Catarina, com facilidade de hospedagem, alimentação e até certificado de conclusão

Circuito tem 270km e passa por belas praias e cachoeiras. Foto: Carlos Beppler
Circuito tem 270km e passa por belas praias, matas e cachoeiras. Foto: Carlos Beppler

O litoral catarinense se destaca por ser um dos mais belos do Brasil. Ter o privilégio de conhecer uma parte dele pedalando é uma oportunidade única. O Circuito Costa Verde & Mar passa por cidades do litoral e interior, com praias lindas, matas preservadas e rios com belas cachoeiras. De colonização principalmente açoriana, o litoral catarinense guarda fortes traços culturais portugueses, expressos principalmente nos festejos e na culinária, além das influências italiana e alemã no interior.

O circuito foi criado pelo Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde e Mar (CITMAR), com participação de uma entidade da sociedade civil, a ACBC (Associação de Ciclismo de Balneário Camboriú e Camboriú). Dos dez municípios percorridos, sete deles se situam no litoral – Balneário Piçarras, Bombinhas, Itapema, Itajaí, Navegantes, Penha e Porto Belo – e mais três no interior – Camboriú, Ilhota e Luís Alves.

São 270 km de trajeto, sendo que o viajante vai trafegar majoritariamente por estradas de terra e vias urbanas, evitando ao máximo as rodovias. O percurso abrange pontos turísticos de destaque nacional e locais de incomparável beleza.

Trechos

O Circuito Costa Verde & Mar é dividido atualmente em sete trechos:

circuito verde mar mapa
Imagem: Reprodução
TRECHO 1TRECHO 2
→ Itajaí
→ Navegantes
→ Penha
→ Balneário Piçarras
32 km Distância
2 | Dificuldade Física
2 | Dificuldade Técnica
→ Balneário Piçarras
→ Luiz Alves
33 Distância
2 | Dificuldade Física
2 | Dificuldade Técnica
TRECHO 3TRECHO 4
→ Luiz Alves
→ Ilhota
37 km Distância
2 | Dificuldade Física
2 | Dificuldade Técnica
→ Ilhota
→ Camboriú
34 km Distância
2 | Dificuldade Física
2 | Dificuldade Técnica
TRECHO 5TRECHO 6
→ Camboriú
→ Itapema
→ Porto Belo
→ Bombinhas
45 km Distância
3 | Dificuldade Física
4 | Dificuldade Técnica
→ Bombinhas
→ Porto Belo
→ Itapema
42 km Distância
3 | Dificuldade Física
4 | Dificuldade Técnica
TRECHO 7
→ Itapema
→ Itajaí
32 km Distância
3 | Dificuldade Física
3 | Dificuldade Técnica

Recomendações

O circuito foi planejado para ser percorrido em sete dias, para que os viajantes tenham tempo de curtir as inúmeras atividades que cada cidade oferece. É possível praticar caminhadas, mergulho, caiaque, surf, windsurf, voos de ultraleve, entre outros.

O ciclista não precisa ter perfil de atleta para realizar a cicloviagem, mas deve estar em boa forma física e habituado a pedalar por algumas horas. A organização do circuito não recomenda fazer a viagem entre o fim de ano e o carnaval, devido ao calor intenso e alto fluxo de veículos.

Foto: Ary Ribeiro/Divulgação
Na fan page do Facebook você encontra várias imagens de locais e atrações do circuito, como essa. Foto: Ary Ribeiro/Divulgação

Informações e certificado

O site do circuito traz algumas informações adicionais, como uma lista de parceiros ao longo do caminho, com indicação de hospedagens, restaurantes, bicicletarias e outros parceiros do projeto. Também está disponível a altimetria e arquivos de mapa para GPS e Google Maps.

Após a viagem, o cicloturista pode receber um certificado de conclusão, bastando enviar imagens que comprovem sua passagem pelos 10 municípios para o e-mail citmar@amfri.org.br. As fotos podem ser nos totens, nos parceiros ou nos pontos turísticos da Região.

No site do circuito também há páginas com muita informação de cada uma das dez cidades, contando suas histórias, lendas locais e dando sugestões de pontos turísticos e locais para visitar, incluindo até uma agenda cultural constantemente atualizada. Para quem gosta tanto de viajar quanto de pedalar por locais com visual exuberante, é unir o útil ao agradável.


Clique aqui para ver o mapa em outra janela/aplicativo

3 comentários em “Circuito Costa Verde & Mar agrega praia e interior em um dos trajetos mais belos do Brasil

  1. Bom dia
    Um bom trabalho de divulgação. Estou retomando as atividades na ACBC na area de cicloturismo. Sou um dos idealizadores e executores do Circuito Costa Verde e Mar.
    Para 2017 estamos preparando novidades atrativas para uso da região que é ótima para pedalar.

    Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *