Livro que traça panorama sobre uso da bicicleta no Brasil é lançado no Fórum Mundial da Bike

Capa do livro, que traz informações relevantes para a adoção de políticas públicas nas cidades brasileiras. Imagem: Divulgação

Capa do livro, que traz informações relevantes para a adoção de políticas públicas nas cidades brasileiras.

Nessa sexta-feira (27) será lançado em Medellín (Colômbia) o livro “A bicicleta no Brasil”, obra que reúne informações gerais sobre os usos e a cultura da bicicleta no país. O evento integra a programação do 4º Fórum Mundial da Bike (FMB), que é realizado pela primeira vez fora do Brasil.

O livro apresenta estudos, dados e levantamentos de dez capitais brasileiras, esmiuçando os contextos locais para a promoção e desenvolvimento do uso da bicicleta. São analisados ainda questões políticas e comerciais para a ampliação do uso da bicicleta no país e o impacto no cicloativismo nacional. “O livro é o início de uma série importante de publicações que romperão com muitos paradigmas e preconceitos sobre a mobilidade por bicicletas no Brasil”, declara o líder da rede Bicicleta para Todos e diretor de participação da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade), Daniel Guth, que também é responsável pela produção e direção editorial da publicação.

Congressistas, ministros, gestores públicos nacionais e locais receberão exemplares do livro. O objetivo é auxiliar no planejamento e desenvolvimento de políticas públicas que se adequem à realidade da mobilidade por bicicleta. “As bicicletas passam por um momento decisivo no país. Este movimento diverso foi retratado no livro, trazendo ainda mais força para a causa da mobilidade no Brasil” diz o presidente da Aliança Bike, Marcelo Maciel.

Produção coletiva

A publicação foi possível graças a parceria entre a associação Aliança Bike, a rede Bicicleta para Todos, a rede Bike Anjo, a União dos Ciclistas do Brasil (UCB) e o apoio do Itaú.

Coletivos e entidades representativas de ciclistas das dez capitais colaboraram na formulação do conteúdo: Ameciclo (Recife-PE), BH em Ciclo (Belo Horizonte-MG), Ciclocidade (São Paulo-SP), Cicloiguaçu (Curitiba-PR), Ciclourbano (Aracaju-SE), Ciclovida (Fortaleza-CE), Pedala Manaus (Manaus-AM), Rodas da Paz (Brasilia-DF), Transporte Ativo (Rio de Janeiro-RJ) e ViaCiclo (Florianópolis-SC).

O livro “A Bicicleta no Brasil” foi organizado por André Geraldo Soares, Daniel Guth, João Paulo Amaral e Marcelo Maciel, tem fotografias de Felipe Baenninger e diagramação, design e ilustrações de Giovana Pasquini.

Lançamento

Lançamento do livro “A Bicicleta no Brasil” no Fórum Mundial da Bicicleta
Dia: 27 de Fevereiro (6ª feira), às 18h30
Local: Plaza Mayor – Medellín (Colombia)

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação


5 comentários para Livro que traça panorama sobre uso da bicicleta no Brasil é lançado no Fórum Mundial da Bike

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>