Mapa da rede de estacionamentos para bike em Madri, projeto vencedor. Imagem: Reprodução

Evento em Madri premiou empreendedores da bicicleta

Premiação mostrou que há muito talento e boas ideias de empreendedores para incentivar o uso da bicicleta nas grandes cidades. Conheça os projetos vencedores.

Mapa da rede de estacionamentos para bike em Madri, projeto vencedor. Imagem: Reprodução
Mapa da rede de estacionamentos para bike em Madri, projeto vencedor. Imagem: Reprodução

A primeira edição do Bicity.org, evento organizado pela “Rede de Cidades pela Bicicleta – Red de Ciudades por la bicicleta”, aconteceu em Madri, na Espanha, no final de fevereiro e início de março, com objetivo de incentivar os melhores empreendedores da bicicleta a desenvolverem seus trabalhos.

O vencedor das melhores ideias foi a Don Cicleto, uma rede de bicicletários instalados em estacionamentos públicos para carros. O projeto é de autoria de Pablo Rosa e começa funcionar em abril. Serão oferecidas 200 vagas em um total de 12 estacionamentos espalhados pela região central da capital, como Lavapiés, Tirso de Molina, Sol, Fuencarral, Las Cortes, entre outros. A intenção é criar uma rede de estacionamentos amigos da bicicleta.

O segundo lugar ficou com o Ciclogreen, de Gregorio Magno, iniciativa que pretende promover o uso da bicicleta por meio de uma plataforma online que premia os usuários que mais utilizarem a bicicleta em seus deslocamentos habituais. A tecnologia também está disponível para empresas que querem reduzir as emissões de carbono enquanto seus funcionários se deslocam de bicicleta para o trabalho.

O terceiro colocado, CycleLogistics, de Daniel Ruiz, cria uma plataforma de empresas de logística que une forças para organizar seus negócios. Até o momento existem 67 empresas interessadas. Em outubro deve ocorrer o Congresso Europeu de Cyclologística, onde a primeira assembleia da plataforma já formada deve acontecer.

Já o projeto Bizzi teve menção especial do júri. O evento reuniu grande parte do setor de iniciativas com bicicleta na Espanha e a premiação incluiu a participação na feira Feria Unibike em setembro deste ano, entre outros.

No total foram 84 participantes, 43 ideias apresentadas, 13 finalistas, três ganhadores e uma menção especial. Eventos como este tem revolucionado o setor da bicicleta mostrando que há muito talento e boas ideias empreendedoras para desenvolver e favorecer o uso da bicicleta nas grandes cidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *