Livro "A Bicicleta no Brasil" será lançado nesta quinta-feira. Foto da capa: Giovana Pasquini

Livro “A Bicicleta no Brasil” tem lançamento simultâneo em nove capitais

Obra apresenta um conjunto de dados, informações e características regionais em torno do uso e da cultura da bicicleta como transporte em 10 capitais do país.

Livro "A Bicicleta no Brasil" será lançado nesta quinta-feira. Foto da capa: Giovana Pasquini
Livro “A Bicicleta no Brasil” será lançado nesta quinta-feira. Foto da capa: Giovana Pasquini

Nesta quinta-feira, 7 de maio, a cidade de São Paulo e outras oito capitais brasileiras serão palco do lançamento do livro “A Bicicleta no Brasil”, que apresenta um conjunto de dados, informações e características regionais em torno do uso e da cultura da bicicleta como meio de transporte em 10 capitais do país. Em São Paulo, o evento acontecerá na biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94, Centro), às 19h – veja no box no final da página onde será o lançamento nas outras oito cidades.

O conteúdo do livro passa por pontos como a realidade do mercado de bicicletas no país, como a bicicleta é abordada pela legislação brasileira, os esforços de ciclistas e associações para garantir mais espaço e segurança para o uso da bicicleta como modal de transporte, além de fornecer um retrato atual das redes cicloviárias e de características culturais de cidades como São Paulo, Belo Horizonte (MG), Manaus (AM), Curitiba (PR), Aracaju (SE), Recife (PE), entre outras.

O livro é resultado de uma parceria entre a associação Aliança Bike, a rede Bicicleta para Todos, a rede Bike Anjo e a União dos Ciclistas do Brasil (UCB), e conta com apoio do banco Itaú. De acordo com Daniel Guth, líder da rede Bicicleta para Todos e diretor de participação da Ciclocidade, e um dos organizadores da publicação, a ideia é que o livro possa nortear políticas relacionadas à bicicleta a partir dos dados contidos na edição. “Ele visa a mostrar a diversidade de usos e culturas em torno da bicicleta no Brasil, e pode ser uma publicação essencial para gestores, pesquisadores e interessados na ciclomobilidade.”

Além de Guth, a publicação foi organizada por André Geraldo Soares, João Paulo Amaral e Marcelo Maciel, com fotos de Felipe Baenninger e diagramação, design e ilustrações de Giovana Pasquini.

Publicação apresenta especificidades da bike em diversas cidades brasileiras. Foto: Lívia Araújo
Publicação apresenta especificidades do uso da bicicleta em diversas cidades brasileiras. Foto: Lívia Araújo

Realidades locais

Em Belo Horizonte o lançamento da publicação ocorre às 19h na Casa do Jornalista (Av. Álvares Cabral, 400, Centro). Segundo o integrante da rede Bike Anjo na capital mineira Augusto Schmidt, “A Bicicleta no Brasil” pode ajudar a divulgar o cenário da bike na cidade.

“Queremos incentivar mais pessoas a participar dessa construção coletiva de uma cidade ciclável. É interessante também proporcionar uma visão geral dos cenários em outras cidades, para vermos como ainda temos muito o que evoluir, mas igualmente descobrindo como cada cidade tentou resolver seus problemas, que muitas vezes são os mesmos que nós temos”, analisa.

Ciclistas unidos

O livro foi também esforço de uma união de diversas entidades regionais, que participaram da elaboração dos conteúdos específicos de cada cidade. Ameciclo (Recife-PE), BH em Ciclo (Belo Horizonte-MG), Ciclocidade (São Paulo-SP), Cicloiguaçu (Curitiba-PR), Ciclourbano (Aracaju-SE), Ciclovida (Fortaleza-CE), Pedala Manaus (Manaus-AM), Rodas da Paz (Brasilia-DF), Transporte Ativo (Rio de Janeiro-RJ) e ViaCiclo (Florianópolis-SC).

Promoção para leitores do Vá de Bike

Em São Paulo, os 100 primeiros leitores do Vá de Bike que enviarem seu nome e RG para o e-mail contato@bicicletaparatodos.com.br ganharão um exemplar do livro, que deverá ser retirado no dia do lançamento (7 de maio), das 19h às 21h na biblioteca Mário de Andrade.

Após o dia 7, a publicação estará disponível em versão digital, nos sites das organizações participantes.

Onde e quando

O lançamento do livro “A Bicicleta no Brasil” ocorre nesta quinta-feira, 7 de maio, em nove capitais. Confira os locais e horários:

Aracaju/SE
19h – Sociedade Semear – Rua Leonardo Leite, 148 (São José)
Informações: contato@ciclourbano.org.br

Belo Horizonte/MG
19h – Casa do Jornalista – Av. Álvares Cabral, 400 (Centro)
Informações: bhemciclo@gmail.com

Brasília/DF
19h – Balaio Café – CLN 201 – Bloco B – Loja 19/31
Informações: contato@rodasdapaz.org.br

Curitiba/PR
19h30 – Bicicletaria Cultural – Rua Presidente Faria, 226
Informações: luispatricio@cicloiguacu.org.br

Fortaleza/CE
19h – Mambembe Comida e Outras Artes – Rua dos Tabajaras, 368 (Praia de Iracema)
Informações: ciclovidafortaleza@gmail.com

Manaus/AM
20h – Anfiteatro do Parque dos Bilhares – Av. Djalma Batista, s/n (Chapada)
Informações: coordenadores@pedalamanaus.org

Recife/PE
18h30 – Reciclo Bikes do Impacto Hub – Rua do Bom Jesus, 180 (Bairro do Recife)
Informações: contato@ameciclo.org

Rio de Janeiro/RJ
18h30 – Studio X – Praça Tiradentes, 48 (Centro)
Informações: contato@ta.org.br

São Paulo/SP
19h00 – Biblioteca Mário de Andrade – Rua da Consolação, 94 (Centro)
Informações: contato@bicicletaparatodos.com.br

8 comentários em “Livro “A Bicicleta no Brasil” tem lançamento simultâneo em nove capitais

    1. Leonardo, a partir de hoje à noite estará disponível uma versão online do livro nos sites das organizações. Indico o site da UCB: uniaodeciclistas.org.br

      Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Mike, a partir de hoje à noite estará disponível uma versão online do livro nos sites das organizações. Indico o site da UCB: uniaodeciclistas.org.br

      Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *