Sem tapumes, ciclovia da Av. Paulista já está sendo usada pela população

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!
Foi só tirar os tapumes e os ciclistas que passam habitualmente pela avenida começaram a utilizar o espaço. Foto: Willian Cruz

Foi só tirar os tapumes e os ciclistas que já passam pela avenida começaram a utilizar o espaço. Foto: Willian Cruz

Nossa reportagem esteve na tarde dessa quinta-feira, 18 de junho, na Av. Paulista, em São Paulo, para acompanhar o andamento das obras da ciclovia mais famosa da cidade. Com boa parte do caminho já sem tapumes, encontramos muitos ciclistas trafegando pela nova pista.

O pavimento está com excelente qualidade. As aberturas de respiro do Metrô, que não podem ser fechadas, receberam uma nova grade para reduzir a chance de deslizamento em dias de chuva (veja em nossa galeria, no final da página). A sinalização da pista já está pronta nos trechos próximos à rua Augusta e em andamento nos demais. Alguns cruzamentos já estão com sinalização vermelha no asfalto, indicando a continuidade da ciclovia.

Os tapumes estavam sendo retirados, com os blocos de concreto que os sustentavam sendo colocados sobre a ciclovia. Mas isso não impediu a passagem de muitas pessoas, que aproveitaram para “inaugurar” antecipadamente a pista. Até o momento em que deixamos o local, a ciclovia estava liberada da Rua Augusta até próximo à TV Gazeta.

Veja nossa galeria de fotos no final da página!

Ao vivo

A imagem abaixo é de uma câmera que mostra ao vivo a Avenida Paulista, com uma visão boa da ciclovia no canteiro central (clique para iniciar). Na página original é possível voltar a imagem no tempo, para ver o que foi gravado ao longo do dia.

Galeria

Além de trazer para vocês imagens da ciclovia já sem os tapumes, clicamos várias pessoas que já circulavam por ali de bicicleta, estreando a ciclovia novinha. 😉

Fotos: Willian Cruz

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

29 comentários para Sem tapumes, ciclovia da Av. Paulista já está sendo usada pela população

  • SavianoMarcio

    Ontem consegui passar por toda a extensão da ciclovia, ótimo piso e um excelente largura, perfeita, estavam instalando guarda-corpos em frente ao MASP. Basicamente falta apenas a sinalização horizontal (reduções, faixas, pictogramas, setas, etc) e trechos sem guarda-corpos mas creio que dê para terminar a tempo.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Jess

    Sábado já tinham colocado bloqueios em toda a extensão da ciclovia. Entendo que não foi inaugurada ainda mas fiquei chateada quando, figurativamente, dei de cara com as placas da CET

    Thumb up 1 Thumb down 0

    • Renato

      Dá para passar ao lado delas, há um espaço que parece que foi aberto pelos próprios ciclistas que devem ter movido os bloqueios…

      Na camera ao vivo da para ver alguns ciclistas passando….

      Meia noite e tinha ciclistas passando….essa ciclovia vai bombar mesmo!

      10 minutos olhando a camera e contei 7 ciclistas, quase 1 por minuto.

      Thumb up 1 Thumb down 1

  • Anderson

    Nenhuma cidade no mundo resolveu o problema de mobilidade investindo em automóveis, e ainda tem gente que vem aqui falar que ciclovias e corredores de ônibus são uma m*. Assim fica difícil acreditar no futuro desse país.

    Comentário bem votado! Thumb up 9 Thumb down 1

  • Tadeu

    [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 2 Thumb down 21

    • Fabrício Souza

      E o PSDB não faz né? A cratera de pinheiros que desabou em 2007 e os pilares do monotrilho que cairam estão ai para mostrar o contrário….e a crise de agua então?

      Corredor de ônibus e ciclovias são importantes e essenciais para a mobilidade. Todas as grandes cidades no mundo investiram no onibus, não só no metrô.

      Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 1

  • José

    [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 0 Thumb down 20

  • Mario

    Excelente! Finalmente vou poder incluir a Paulista no meu trajeto – sempre a evitei por medo dos ônibus e carros. Torço para que seja o fim dos acidentes com ciclistas na avenida. Gostaria de saber como contornaram os postes dos relógios. Como eles são curvos, não ficam no centro do canteiro, como os postes de iluminação, mas na parte lateral, onde seria o meio da pista da ciclovia. Alguém sabe dizer se eles atrapalham de fato? Ou se foram retirados? Obrigado!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Flávio

    A ciclovia tá ótima! Pedalei nela na quinta-feira à noite e hoje (sexta) de manhã.

    Tá, pra não dizer que está perfeita, não gostei muito das “rampas” entre os trechos elevados e os do nível da via dos carros, onde tem travessia de pedestre. Algumas dessas rampinhas estão numa inclinação muito alta, dando um tranco na bike nas subidas.

    Maaaaaas. Entre esses trancos e disputar espaço com ônibus apressado e motociclistas que surgem do nada, pelo amor de Deus, a ciclovia é o Paraíso!

    Comentário bem votado! Thumb up 12 Thumb down 0

  • Bruno

    [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 0 Thumb down 18

  • Léo

    Só faltam os segmentos no Strava.

    Thumb up 3 Thumb down 1

  • Andre

    Como assim do contra? A ciclovia não foi inaugurada ainda. Se fossemos ver a risca, os do contra são os que estão usando! No entanto não vejo problema para tal.

    Thumb up 3 Thumb down 1

  • Maria Monteiro

    [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 2 Thumb down 15

    • CiceroS

      Sinceramente, Maria, esse seu comentário foi muito do infeliz. E sugiro (mas apenas sugestão, tá?, que somos livres e desimpedidos para tal) que você não o desenvolva, pois muito provavelmente a emenda sairá mais infeliz ainda que o soneto.

      Thumb up 1 Thumb down 1

    • Renato

      Bem, eu estive ontem na ciclovia da Paulista por volta das 17h00h e de fato vi ciclistas utilizando a avenida. Porém, imaginei que esses ciclistas não tinham ideia se poderiam usar ou não a ciclovia, mas es que uma ciclista parou perto de mim no semaforo, ao me ver usando a ciclovia e perguntou se estava dando para usar, apesar de ainda não ter sido inaugurada.

      Eu disse que sim, pelo menos no trecho entre a Brigadeiro até a Consolação e ela imediatamente saiu da avenida e continuou seu trajeto pela ciclovia.

      Maria, antes de falar o que não sabe, é bom ver o que acontece antes. A ciclovia estava com tapumes e suportes para o mesmo ao longo do trajeto. É obvio que os ciclistas que estavam passando por ali achavam que não dava para pedalar. Quem viu que dava, pedalou, simples assim.

      Comentário bem votado! Thumb up 10 Thumb down 1

      • CiceroS

        Aliás, ontem mesmo eu tive que passar pela Paulista, Renato, não de bici, mas motorizado (que pra levar a véia, digo, a minha mãezinha de mais de 80 aninhos no médico de bici não dá, né? rs.). E na volta fiquei na pista colada à ciclovia, só apreciando, apreciando e apreciando e… Pasmem, além de confirmar essa tomada da ciclovia por nós, vi uma “tropa” de PMs ciclistas já usufruindo dela…rs.

        Thumb up 4 Thumb down 1

  • Geison

    Aqui de Porto Alegre só digo uma coisa: a ciclovia da Paulista é um símbolo para todo mundo que pedala no Brasil inteiro. Conquistamos nosso espaço na rua mais famosa do país. Isso só fortalece a nossa luta!

    Comentário bem votado! Thumb up 15 Thumb down 2

  • SavianoMarcio

    Vitoria, simples assim!

    Comentário bem votado! Thumb up 9 Thumb down 2

  • Lauro Avila

    Ufa! Muito bom. Excelente. Enfim, a ciclovia símbolo da importância do ciclismo na vida de uma população.

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 1

  • Willi

    Muito ansioso para fazer um rolê!

    Thumb up 4 Thumb down 1

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>